Maria Prenda
Maria Prenda

Os icónicos romances de Hollywood, a nostalgia dos tons pastel, a celebração de tudo o que representa o passado e transmite romantismo nos padrões e nas formas… a tendência do vintage não engloba apenas a moda, os acessórios e os vestidos de noiva. Na verdade, os noivos podem optar por ter um casamento inteiramente neste estilo! Afinal, quem não gosta de viajar no tempo e recriar o penteado de noiva e todo o ambiente característico dos anos 50? Se já enviaram os convites de casamento e estão na fase de planear os detalhes do vosso dia C, não percam as melhores ideias de decoração para um casamento vintage!

1. Papelaria de inspiração vintage

Pergaminho, papel envelhecido, ilustrações repletas de flores delicadas e uma caligrafia trabalhada… todos estes aspetos podem ser aplicados ao vosso dia C! Não há dúvida de que a papelaria representa uma parte importante do vosso dia, por isso não será difícil adaptá-la a este estilo! Os missais, o nome das mesas, a ementa ou a indicação de cada prato no buffet… todos os detalhes poderão ser adaptados!

2. Gaiolas decorativas

Podem colocar fotografias, enfeites ou flores, mas as gaiolas são um elemento quase fundamental para conseguir esse estilo antigo e requintado! Optem pelos tons metalizados como o dourado e o rose gold e pendurem-nas no exterior, caso troquem alianças de casamento num parque ou jardim. Decoradas com fitas de cetim, arranjos florais delicados e pequenos passarinhos de cerâmica, as gaiolas vão marcar imensos pontos no ambiente do vosso dia C! 

Castanheiral Eventos
Castanheiral Eventos

3. Molduras requintadas

Fotos a preto e branco, mensagens inspiradoras, quadros de ardósia… as molduras são um must e a sua versatilidade permite que variem de estilo e dimensões ao sabor do gosto dos noivos. Coloquem-nas no local do copo de água, à entrada da recepção ou no espaço do baile!

Pedro Filipe Fotografia
Pedro Filipe Fotografia

4. Máquinas de escrever

Para um pequeno apontamento sofisticado, uma máquina de escrever vai remeter para essa época áurea que tanto querem invocar no vosso dia C! Profundamente vintage, pode ser colocada numa mesinha, junto do livro de agradecimentos, onde família e amigos poderão escrever as mais bonitas e divertidas mensagens para os noivos!

Tiago & Milene
Casamento de Tiago & Milene

5. Porcelana fina

Para a hora do chá ou um apontamento meramente decorativo, a porcelana é um dos ícones deste estilo e deve ser escolhida a rigor! Chávenas de chá pintadas à mão, os pratinhos onde vão provar o bolo de casamento original e até o faqueiro devem ser pensados ao pormenor! Apostem nos tons dourados e nas peças coloridas, para conseguir um maior impacto.

Pims Cake Design
Pims Cake Design

6. Câmara vintage

Para juntar à máquina de escrever, uma câmara fotográfica vintage não pode mesmo faltar! Vai invocar aquela atmosfera cinematográfica e complementar a decoração escolhida. E que tal pedir ao vosso fotógrafo que a use para dar ainda mais vida ao photobooth? Os vossos convidados vão ficar rendidos!

Fotoyou
Fotoyou

7. Bicicleta de ferro

Se apostaram tudo neste elemento tão dinâmico que é o photobooth, coloquem uma bicicleta de ferro no cenário! Rodeada de flores, com um aspeto retro e envelhecido, vai ser o centro das atenções no vosso espaço dedicado às lembranças fotográficas.

8. Móveis retro 

Cómodas antigas, cadeiras provençais e estantes de ferro envelhecido... qualquer móvel reciclado vai dar um charme muito especial ao vosso espaço! Podem usá-lo como suporte de fotos, molduras e arranjos florais, bem como servir de mesa para o vosso buffet de sobremesas/candy bar. 

9. Arranjos florais

As flores são um elemento fundamental em qualquer casamento. Podem enfeitar o penteado com tranças da noiva, embelezar a igreja e ser usadas como centro de mesa… e, quando o objetivo é recriar um ambiente vintage, nada melhor do que escolher espécies tradicionais e jarrões de porcelana e vidro! Peónias, rosas, cravos, hortênsias... o nosso conselho é que, sempre que possível, optem por composições em tons pastel. 

Quinta da Barreta
Quinta da Barreta

10. Livros antigos

Os clássicos da literatura que mais vos inspiraram merecem um lugar de destaque no vosso dia C. E, se querem recriar um autêntico ambiente vintage, nada como colocá-los sobre a mesa do bolo de casamento simples ou numa estante, junto de outros adereços que remetam de imediato para este estilo! 

Será que o vintage é o estilo de eleição para o vosso casamento? Se estão perdidos quanto à decoração a utilizar no dia em que deixam para traz o anel de noivado para dar lugar às alianças, aqui têm dez sugestões fáceis e práticas! Alguns elementos podem ser alugados ou comprados em segunda mão, mas a maioria dos noivos costuma utilizar peças que pertençam a gerações anteriores e que tenham um maior valor sentimental. Já pensaram nas lembrancinhas de casamento que vão oferecer?