Olga Moreira Photography

Um perfume, o cheio a terra molhada, a baunilha, a canela, o cheiro do limão, do morango... todos são cheiros que facilmente reconhecemos. Por norma, um determinado aroma faz-nos recordar algum instante, uma pessoa ou um momento muito especial das nossas vidas, que guardaremos para sempre. No caso de um casamento, as frafrâncias têm assumido cada vez mais o seu protagonismo, a começar logo nos convites de casamento, onde os noivos procuram deixar a sua marca e proporcionar a todos os presentes um dia inesquecível.

Por esta mesma razão, já pensaste em criar uma fragância especial para o teu casamento? O seu odor pode estar presente tanto no ambiente, como nas lembrancinhas de casamento, que por serem a última memória do grande dia, vão perdurar na cabeça dos convidados. De certeza que vão associar para sempre esse cheiro especial ao teu dia e ao teu magnífico vestido de noiva. Procuras ideias e fragâncias para ambientar o vosso grande dia? Nós apresentamos-te as melhores. Aromas frescos, leves, suaves ou doces, poderás escolher um que vos defina e que encaixe perfeitamente no estilo do vosso enlace. Toma nota das sugestões que temos para ti!

1. Lavanda e outras plantas aromáticas

A lavanda é ideal para ramos campestres, decoração rústica e para embeleza um penteado com tranças, em estilo boho chic. Mas sabes onde é que a lavanda se pode também utilizar? Em cada canto do local da receção, para decorar e deixar um aroma fresco no ambiente. Caso não te identifiques muito com o seu odor, podes escolher outras ervas aromáticas, tais como o tomilho, a menta ou o manjericão.

Além de ambientarem o local, são elementos versáteis para a decoração do teu dia, já que as podes incluir nas mesas do copo-de-água, nas cadeiras da cerimónia, no teu ramo de noiva ou como umas prendas de casamento originais para os convidados. E se celebram o vosso enlace ao ar livre, estes e outros aromas naturais irão misturar-se, trazendo esse ambiente natural ao vosso dia.

It's all about

2. Flores, flores e mais flores

Tal como as plantas aromáticas, nada como decorar um casamento com flores naturais. Ideais também para um bouquet ou para uma coroa de flores combinada com um penteado simples para casamento, as flores são os elementos decorativos e versáteis por excelência. Cada uma tem um cheiro característico – por exemplo as rosas são muito especiais e perfeitamente identificáveis, e podem vir a tornar-se numa excelente fragância para o teu dia.

3. Fruta da época

O cheiro do morango, manga, laranja, framboesa ou limão recordam-nos sempre os meses mais quentes. A sua frescura é ideal para casamentos celebrados no verão, combinando na perfeição com cerimónias descontraídas, onde as noivas, igualmente leves e joviais, optem por vestidos de noiva curtos.

Se te identificas com este estilo, definitivamente deves decorar o teu dia com fruta – limões em cestos, águas refrescantes, gelos coloridos e aromáticos para refrescar a bebida dos convidados. Além disso, aposta num naked cake para o bolo de casamento original e decora-o com frutas. Além da alegria das suas cores, será muito fresco e agradará a todos os presentes.

4. Gomas para pequenos e adultos

Se queres voltar à infância no dia do teu casamento, nada como o cheiro doce das gomas para o conseguir. Quantas vezes entraste numa loja de gomas e inspiraste aquele aroma adocicado? Se vais ter muitas crianças no casamento, esta pode ser uma ideia para o aromatizar, nem que seja num canto especialmente dedicado aos mais pequenos.

Outra opção seria espalhar gomas pelo Candy Bar, pelas mesas do copo-de-água, ter uma tarde de gomas, algodão doce, etc. Joguem também com as cores e criem combinações únicas para a decoração.

My Fancy Wedding

5. Cheiro a maresia

Um vestido de noiva com renda enquadra-se na perfeição num casamento de praia ou com esta temática e o cheiro a maresia também. Esta é uma fragância única, que te dará uma sensação de frescura, vida e liberdade. Os que têm a sorte de viver ao lado do mar, conhecem-na na perfeição e, se queres transmitir esta sensação aos teus convidados no teu casamento, aposta em algo assim. Basta celebrar o casamento ao ar livre, junto à praia, e a imensidão de água que terás à tua volta fará o resto.

6. Chocolate

Sem dúvida de que um dos aromas mais característicos e apetecíveis de sempre é o chocolate. E ainda que possa parecer complicado ambientar o teu dia com este odor, se o consegues, deixarás todos surpreendidos e encantados. Opta por ter cupcakes de chocolate em cada mesa, um foundue na mesa das sobremesas ou uma fonte de chocolate no meio da sala. Será uma experiência inebriante para todos.

7. Velas aromáticas

É certo que aromatizar um casamento apenas com elementos naturais pode ser um pouco complicado, seja num espaço aberto ou fechado, já que o cheiro a comida e o perfume dos convidados se pode misturar facilmente com a fragância escolhida. Aposta por velas aromáticas, que podes acender estrategicamente em cada canto do espaço. Além disso, uma excelente ideia para lembrancinhas de casamento pode passar por oferecer sabões artesanais, que completam e reforçam o odor deixado pelas mesmas.

 

Portuguese Soul

O que achaste das ideias? Criar uma fragância de casamento é tão especial como escolher os vestidos de cerimónia das tuas damas de honor e decidir cada detalhe da decoração do teu dia. Agora que tens o teu anel de noivado, está na altura de tratar de todos estes detalhes. De certeza que os teus convidados irão adorar, além de que a relacionarão para sempre com o teu dia mais especial.