Rose Richards

A noiva tem o vestido, o bouquet, o penteado de noiva e todas as joias e acessórios que decida adicionar ao seu visual. Mas se nos afastarmos um pouco dos detalhes femininos e de toda a gama de vestidos de cerimónia confeccionados a pensar neste tipo de celebração, há um mundo novo por explorar. Sim, os noivos também usam acessórios e sim, também se preocupam com a sua imagem num dia tão importante como este. E um dos adereços mais célebres é aquele que decora a lapela do blazer. Pais, padrinhos e meninos das alianças poderão usar o lenço ou a flor na lapela – um acessório que os distingue dos demais. O que não pode acontecer é combinar o uso dos dois em simultâneo. Se já enviaram os convites de casamento, nós ajudamos-te a tomar a decisão!

Lounge Fotografia

A origem

Há muito que se tornou uma prática comum ver os noivos a trocar alianças de casamento com uma pequena flor na lapela, que normalmente combina com aquelas que a noiva escolheu para o seu bouquet. O que não sabemos é que o uso da flor na lapela remonta, na verdade, ao século XIX, ao noivado da rainha Vitória com o príncipe Albert. Ao que parece, ela terá oferecido ao seu noivo um pequeno ramo com as suas flores preferidas e ele, sem saber onde as colocar, fez um pequeno corte na lapela do seu casaco com um canivete e colocou lá o ramalhete, para que se lembrasse da sua amada cada vez que sentisse o aroma das flores. Foi a partir desse momento que se impulsionou o uso das flores na lapela, e que se tornou usual os alfaiates fazerem esta abertura no casaco dos noivos.

Flores no Cais

As diferentes espécies

A tradição diz que o noivo usa um cravo (normalmente de cor branca) na sua lapela, simbolizando o amor puro e a dedicação. Porém, com a enorme variedade de espécies de flores de que dispomos atualmente, seria impensável não variar na escolha daquela que vai enfeitar o teu look. As pequenas rosas, as orquídeas ou as flores silvestres estão no top das preferidas. Mas, se quiserem apostar num look verdadeiramente romântico, escolham as mesmas flores que decoram o ramo da noiva ou o seu penteado com tranças!

Nuno Nóbrega

A elegância do lenço

O lenço é talvez o apontamento mais clássico e discreto que o noivo pode usar para dar um toque sofisticado ao seu visual. Combina com visuais mais formais e dá um toque exímio a um casamento tradicional. Porém, se adoras detalhes divertidos, não tens de te limitar ao aspeto romântico e irreverente das flores! Podes escolher um lenço com um material diferente, com textura ou com um padrão que reflita o teu estado de espírito! Ao contrário das flores, que podem acabar por murchar um pouco, o lenço tem a vantagem de não perder o seu brilho ao longo do dia e, se quiseres, podes mesmo usar um lenço na cerimónia e um segundo no copo de água, na altura de cortar o bolo de casamento original!

Pedro Filipe Fotografia

Como usar

No caso de escolherem flores, há que ter atenção ao tipo de caule, uma vez que sendo muito frágil, poderá quebrar-se com facilidade e estragar o pequeno arranjo. Elas devem ser colocadas no lado esquerdo, ligeiramente acima do nível do bolso do casaco, e presas firmemente com a ajuda de um alfinete discreto, para não correr o risco de cair ou de ficarem tombadas. Por serem tão frágeis e suscetíveis a cair perante abraços apertados, o noivo pode esperar até ao último momento antes de ter as alianças de casamento na mão para as colocar na lapela.

No caso do lenço, ele deve também ser colocado do lado esquerdo, no bolso do casaco, e existem mil e uma maneiras de o dobrar para conseguir visuais muito diversos. Este acessório deverá sempre condizer com o resto do fato e, evidentemente, com o estilo do noivo!

A Sapata Não Encaixa

Já sabes o que vais usar no grande dia? Lenço ou boutonnier… mesmo que à partida as opções te pareçam limitadas, tal como fizeram com o bolo de casamento poderás personalizar cada acessório à tua medida! E para além de todas as opções que existem no mercado, poderás sempre mandar fazer um lenço ou pequeno arranjo floral à tua medida para o dia em que trocam o anel de noivado pelas alianças!