A emoção de saber que estão prestes a subir ao altar para trocar as vossas alianças de casamento não tem limites. Será o dia em que finalmente vestirão o vestido de noiva ou o fato, e que estarão radiantes junto aos que mais amam. Estes, que meses antes vibraram com o vosso convite de casamento, embarcarão com vocês neste dia, que será único e inesquecível para todos. Neste sentido, e porque todos os detalhes importam, é fundamental que definam uma decoração de acordo com o vosso estilo. A grande vantagem é que, atualmente, não faltam novas ideias e estilos decorativos, pensados para os noivos modernos que querem ser fiéis à sua personalidade. Rústica, campestre, vintage, clássica, industrial chic ou inspirada em temas como a música, cinema, amor, entre outros... o que não faltam são tendências e sugestões originais para tornar o vosso dia único! Em tudo isto, só há algo que devem ter em conta: que a vossa decoração seja equilibrada e que não caiam em exageros. Saibam como!

Somos Fratelli
Somos Fratelli

Aproveitem a época do ano

A época do ano em que decidam celebrar o vosso casamento pode influenciar muitos aspetos do vosso dia. Dependendo da estação, podem ou não optar por um vestido de noiva simples, por fazer a vossa festa ao ar livre ou num espaço fechado, entre outros tantos temas. Assim, a vossa decoração temática pode ser inspirada na época do ano em que subirão ao altar. Para o verão, poderão aproveitar o mágico entorno da praia ou do campo – que só por si, já dará muita personalidade ao ambiente – para a primavera, apostar fortemente na decoração floral, para o outono, usar e abusar da pampa grass, das abóboras e das folhas secas e, para o inverno, tirar o máximo partido dos tons metalizados e do brilho natalício. No fundo, trata-se apenas de enquadrarem o vosso dia na estação que lhe corresponde. As quatro são tão especiais à sua maneira que, por si só, já farão com o que o vosso dia seja único, sem precisarem de exagerarem nos detalhes.

Profoto
Profoto

Reflexos da vossa personalidade

É importante que o vosso dia seja um espelho da vossa personalidade e gostos pessoais. Pode começar logo nos convites de casamento personalizados e terminar na última música da vossa festa. Mas, ainda assim, é importante terem algum cuidado com a decoração. É importante não exagerarem nos detalhes personalizados, ou contarem demasiado de vocês. Tentem encontrar um equilíbrio para cada momento. Na cerimónia, por exemplo, não encham o local de todo o tipo de flores e efeitos, ou criará muita confusão visual. Se querem ter fotografias vossas na decoração do copo de água, escolham as mais importantes para não cansarem os convidados. E tenham atenção aos detalhes DIY. Podem incluí-los, mas em doses moderadas, nos centros de mesa ou como prendas de casamento originais. Se tiverem tudo em DIY podem correr o risco de exagerar ou conseguir um ambiente menos elegante. Não se esqueçam: o equilíbrio é fundamental.

Tropeço de Riso - Fotografia
Tropeço de Riso - Fotografia

Um tema sim... mas sem exageros!

Há quem escolha um estilo, e há quem escolha um tema. Se querem escolher um tema para o vosso casamento, não exagerem na decoração. Ou seja, nem todos os elementos decorativos devem ser referentes ao tema que escolheram, ou a vossa decoração pode tornar-se verdadeiramente excessiva e pesada. Assim, se optaram pelo tema amor, por exemplo, além de um romântico vestido de noiva com renda podem usar corações, frases românticas, decoração floral suspensa ou no centro da mesa, etc. Todas estas ideias são válidas, mas não juntem tudo na vossa decoração. Não abusem dos corações, ou das flores, ou do rosa. Em vez disso, tentem encontrar um equilíbrio que faça sentido e torne o ambiente elegante e harmonioso. Última dica? Em caso de dúvida, sigam sempre a máxima "menos é mais".

Golden Hour Photography
Golden Hour Photography

Atenção aos detalhes e às flores

Igualmente, os detalhes e as flores devem ser pensados com conta, peso e medida. Talvez a vossa ideia seja criar um bosque encantado – e por isso queres usar uma coroa de flores no teu penteado de noiva de cabelo solto – mas o que é demais pode cansar. Assim que, flores em centros de mesa altos, mais flores a embelezar a vossa mesa de noivos, flores para a mesa das sobremesas e ainda flores e verdura suspensa pode ser realmente excessivo. Pensem noutros elementos para os centros de mesa, e cortem em algumas flores da decoração, apostando por verdura, velas ou luzinhas. Optem apenas ou pela decoração suspensa, ou pelos centros de mesa, mas nunca pelos dois. Assim garantem igualmente um ambiente romântico, cheio de sofisticação e glamour.

Lucho Vargas Fotografia
Lucho Vargas Fotografia

Selecionem (apenas) as ideias mais importantes

Sim, nem sempre é fácil restringir-se a poucas ideias para a decoração, sobretudo considerando a panóplia de opções existente na internet... Ainda assim, é fundamental definirem muito bem o que querem e concentrarem-se apenas nessa ideia, sem dar aso a que outras possam surgir. Quanto mais claro tiverem o tema ou o estilo de decoração que querem, mais bem-sucedidos serão na tarefa de criar a vossa decoração de casamento perfeita. Lembrem-se de que, quanto mais ideias virem, mais confusos ficarão e isso pode ser um verdadeiro desastre. Não misturem ideias, conceitos ou estilos de que gostam. Escolham apenas um e concentrem-se ao máximo nele.

Danilo Antonio Photographer
Danilo Antonio Photographer

O conceito menos é mais deveria estar sempre presente para aqueles casais que não conseguem optar apenas por uma ideia. É importante serem fiéis a vocês próprios, em temas tão importantes como o bolo de casamento ou mesmo as lembrancinhas de casamento. No entanto, definam bem as vossas ideias, inspirem-se e não exagerem na vossa decoração. Às vezes, não é possível ter tudo no grande dia e há que fazer escolhas. Em prol de uma decoração temática elegante e equilibrada, tenham isso em conta.