Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

Decidir o que comprar e do que abdicar são duas coisas distintas, mas igualmente fundamentais se estão a planear o grande dia. Um casamento DIY envolve muitas peripécias até enviar os convites de casamento, mas nem por isso um evento mais tradicional não sofre também com estas questões. Escolhas sustentáveis, ecológicas e responsáveis! É tudo o que queremos antes mesmo de escolher o vestido de noiva, mas o que parece tão fácil no papel torna-se por vezes difícil de comprometer na vida real. Se já tens o anel de noivado e estão prestes a dar o nó, aprende a priorizar e tornar a vossa lista mais responsável numa altura como esta.

Indispensável VS acessório

Difícil distinguir e ainda mais difícil de nos comprometermos. Serão aquelas capas de almofada verdadeiramente necessárias para acomodar os convidados nas cadeiras? E será que vão mesmo ter uso após terminarem as celebrações quando tiverem de guardar tudo após cortar o bolo de casamento original. Façam uma lista de tudo o que querem incluir e, depois sim, tratem de estabelecer itens prioritários com cores ou destacando o nome, o que visualmente se torna mais fácil de esquematizar

A escolha sustentável

Tropeço de Riso - Fotografia
Tropeço de Riso - Fotografia

Garantam que tudo no vosso dia terá uma função, depois, seja ela uma oferta, vender ou guardar para uso próprio. A pensar num campo mais sustentável, evitar o desperdício – alimentar e doar objetos de decoração/pessoais – deve ser uma das vossas prioridades.

Reutilizar, joias e acessórios

A pensar no futuro e nos acessórios com que queres complementar aquele fantástico vestido de cerimónia curto, sugerimos que escolhas joias a rigor do evento, porém, peças com as quais te identifique e que se insiram no teu estilo do dia a dia, e não apenas naquela situação em particular. Importa aqui escolher peças versáteis, não tão trendy assim, mas verdadeiramente de qualidade, que possam durar anos com o aspeto magnífico com que chegaram às tuas mãos.

Diminuir o número de provas

Se na primeira vais querer uma tiara para complementar o penteado com tranças, na última vais já escolher um segundo par de brincos para dar versatilidade ao look. Um número reduzido de provas do penteado ou mesmo do vestido de noiva simples significa menos complicações e menos espaço para deliberar, o que é uma vantagem se és uma pessoa indecisa por natureza.

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

Além disso, numa altura como esta em que possivelmente enfrentamos a segunda vaga de uma epidemia, todo o cuidado é pouco e se em cada situação de risco for possível contornar isso mesmo, todos saímos a ganhar.

Consultas digitais

Na onda do simplificar e salvaguardar a segurança de todos, optar por consultas digitais não só elimina o fator contacto, prevenindo possíveis contágios, como decorre de forma mais simples, eficaz e metódica. Seja do vestido, véu, sapatos ou acessórios, prepara um caderno com todas as dúvidas e pontos onde queiras tocar antes de falar com um especialista, desta forma tudo correrá de forma mais rápida e direta!

Contacta associações e grupos em necessidade

E o que fazer assim que a festa terminar? Encontrar solução para o “problema” antevendo-o antes mesmo de surgir é a chave para um casamento stress free. A mobília que compraram para o dia C pode ser usada para decorar a vossa casa, a comida para um brunch no dia seguinte e as mantas e flores distribuídas pelos convidados, mas existindo necessidade maior, talvez considerem doar os bens desperdiçados a associações sem fins lucrativos, a lares de crianças e idosos ou mesmo a associações animais, que tanto podem beneficiar deste gesto.

FC PRO
FC PRO

De tanto querermos um dia de sonho, pensado exatamente à nossa imagem, acabamos por não refletir no desperdício e no verdadeiro destino de tudo o que foi consumido até entregar as lembrancinhas de casamento. Pensar nisso a priori é ter uma mão ativa no processo e promover o altruísmo, bem como políticas mais sustentáveis que, agora mais que nunca, vale a pena adotar. E vocês, como estão a planear a lista de compras?