O Dia Mundial do Amor é comemorado no dia 1 de Maio. Uma data que serve para lembrar que, com amor, tudo se supera. E em Casamentos.pt não perdemos a oportunidade de celebrá-lo como merece. Por isso, preparámos várias ações nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) para que possam partilhar esse sentimento universal com quem quiserem.

Propomos uma carta de amor à cara-metade, mas não ficamos por aqui! Podem também descarregar mensagens de amor, completando-as como desejarem. A escolha de algumas palavras bonitas que certamente irão surpreender aqueles que as recebem e que podem personalizar a vosso gosto, da mesma forma podem fazer com os convites de casamento que enviarão a todos os familiares e amigos, ou até com as ideias originais para casamentos que não podem perder para o grande dia C, e claro, para a lista de reprodução completa e variada de músicas de casamento, com a qual tanto esperavam. Preencham o vosso dia com emoção e intensidade. 

Mas ainda há mais. E é por causa de uma celebração tão especial e mágica que o The Knot Worldwide, um grupo ao qual o Casamentos.pt pertence, lançou o Global Love Study. Este é um estudo que mostra como as pessoas em todo o mundo preferem demonstrar amor e que fatos as fazem se sentir mais amadas por seus parceiros. O estudo é o resultado de uma pesquisa com mais de 15.000 casais, que passaram pelo altar em 2019, de 15 países diferentes (Espanha, Itália, França, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai e Índia).

Estudo Global do Amor

O amor é muito mais que quatro letras. É o motor que move o mundo, essencial nas nossas vidas. Uma ideia que hoje faz ainda mais sentido devido à situação de incerteza que estamos a enfrentar e que nos leva a fazer perguntas, como, "como será o amor depois do coronavírus?" Vamos descobrir essa e mais respostas graças aos resultados do estudo The Knot Worldwide.

Como os portugueses expressaram amor antes do COVID-19? 

Em termos gerais, mais de metade dos casais no nosso país (60%) concluíram que a forma que os fazia sentir mais amados era passar tempo de qualidade com o parceiro. No entanto, e devido á situação actual, estão a passar ainda mais tempo juntos, o que certamente está a ajudar a fortalecer muitos relacionamentos. 

Comos os casais se conhecem?

Cerca de metade dos países que entraram neste estudo afirmam ter conhecido os seus parceiros através de amigos em comum. Os italianos, por exemplo, apresentam uma percentagem de 36%, já para os canadenses não é tão provável, e apresentam uma percentagem de apenas 21%.

De facto, os portugueses concordam, e cerca de 32% dos casais questionados neste estudo conheceram a sua cara metade através de amigos em comum, e apenas 8% comentam ter sido através da internet. Mais ainda, cerca de 18% afirma que o lugar onde mais estão com o seu parceiro é atraves do trabalho, e 14% em ambiente sociais. 

Que amostras de carinho preferem os portugueses?

Em todos os países, os casais sentem que um abraço ou um beijo é o principal sinal de amor. Argentina e Espanha são lugares onde também é mais comum trocar "besos" durante o dia-a-dia, com amigos e familiares. Os casais britânicos estão entre os menos propensos a valorizar o afeto físico (11%), mas ficaram em segundo lugar por apreciarem as palavras "amo-te". Também em todos os países, é menos provável que dar um presente faça alguém se sentir mais amado (cerca de 5% em quase todos os países).

Como é o amor depois do coronavírus?

Embora pareça distante pensarmos em beijos e abraços, este estudo fortalece e entende o que o nosso coração tão bem já sabia: o amor desempenha um papel fundamental nas nossas vidas e nos nossos hábitos. Faz parte do nosso DNA. Portanto, aproveitem o tempo de confinamento para se conhecerem ainda melhor, cuidarem e sobretudo expressarem o que sentem... Em suma, ter o que sempre desejaram: partilhar o tempo com a pessoa que amam enquanto esperam pelo momento em que os beijos e o abraços se tornem protagonistas novamente.

Enquanto se ainda não deram o"sim, aceito", aproveitem o confinamento também para ir adiantando pormenores importantes para o dia C, como o vestido de noiva perfeito através do catálogo on-line. Mantenham sempre viva a motivação!