A maior parte dos casamentos são celebrados nos meses quentes de verão, no entanto, com todas as alterações que vivemos neste último ano devido à pandemia, muitos foram os casais que optaram por uma celebração mais íntima, e no inverno. Mais disponibilidade dos fornecedores e mais espaços disponíveis são dos motivos que levam os casais a casarem-se nesta época. Mas mesmo com mais opção de escolha, e com menos convidados, há que ter em conta todos os pormenores para que tudo saia perfeito no grande dia, e a decoração é um deles.

Como decorar a igreja, o espaço do copo de água, as mesas de banquete, que cores usar... são inúmeras as questões por parte dos noivos. Deixamos-te várias dicas e ideias, de forma a ajudar e a inspirar para o teu casamento na época mais fria! Inspira-te com estas ideias, e torna o teu dia mágíco, único, e o mais quente do ano!

 1. A escolha do lugar 

É o mais importante a ter em conta. Como se trata de uma cerimónia íntima, escolher o espaço que consiga acolher os convidados e surpreendê-los com uma decoração elegante e acolhedora é a cereja no topo do bolo. Devido ao frio, surgem sempre as ideias de salões fechados, protegidos do vento, no entanto, convém referir, que espaços ao ar livre, com as devidas tendas, providas de boas lareiras e aquecedores ficam simplesmente incriveis. O resultado é absolutamente incrível. Para além de um ambiente quente e acolhedor, tornam a festa muito familiar, onde o clima de conexão, interação e amor se sente ao rubro. Para não falar das possibilidades de ter um espaço exterior fantástico para as fotos de casamento. Incrível, não é?

No entanto, se optarem por um casamento no exterior, é preciso ter em conta algumas coisas. Procurem que o lugar de celebração tenha zonas interiores de acordo com as suas expectativas. Tenha em conta a probabilidade de que a cerimônia ou o banquete no exterior serem arruinados pelas condições climáticas. É importante sempre ter um plano B que esteja de acordo com o estilo do casamento. Para isso, tente encontrar locais que incluam salas que permitam uma visão do exterior que imaginaram como pano de fundo do teu casamento em primeiro lugar. Se este não for o caso, entre em contato com um espaço que disponha principalmente em áreas internas que possibilitem que criem um ambiente de acordo com a decoração de inverno que procuram.

2. Natureza, a melhor amiga 

Como todas as estações do ano, o inverno tem muitas virtudes, que por si só já dão um toque especial para a decoração do casamento. E que tal aproveitar todos os detalhes, que a natureza oferece nesta época e fazer com que enriquecam de uma maneira única e especial o grande dia? Como se trata de um casamento intimo e têm poucos convidados, podem até fazer umas lembrancinhas e oferecerem a cada um dos vossos entes especiais. Certamente os iam deixar surpreendidos! 

Enquanto que no verão e na primavera os jardins e as flores são os responsáveis por destacar a decoração, o inverno possui os seus próprios elementos também. Nesta época do ano, ganham destaque as folhas secas, galhos, troncos, pinhas e elementos duradouros ligados ao mundo natural. Estes elementos podem estar presentes nas cadeiras e bancos da cerimónia, na decoração do altar, como centros florais no banquete, decorando corredores e pendurados em árvores.

3. Enfocar nos detalhes

Diante do frio que se faz sentir no exterior durante um casamento no inverno, como são pouco os convidaos, o melhor e perfeito é gerar um ambiente cálido e acolhedor nos ambientes destinados ao evento. Neste sentido, destaquem a decoração com luzes cálidas, sobretudo amarelas e alaranjadas, dispostas em lâmpadas, e pequenos pontos do ambiente. No entanto, o elemento mais especial é a vela, colocando candelabros, porta-velas e outros suportes estilo DIY usando como base troncos e vidros.

As mantas podem ser outro detalhe que, além de úteis, podem desempenhar um papel decorativo. Podem ficar dispostas tanto nos assentos da cerimónia como no salão do banquete e dar um toque rústico que combina perfeitamente com a estação. Podem ainda brincar com cores, gerar contrastes ou optar por estampas. Sofás confortáveis, almofadas, mantas, tapetes, cortinas e velas completam o cenário. 

4. As cores

São elas que destacam e vão chamar a atenção de todos os entes queridos presente do grande dia da celebração do vosso amor. Cinza, marrom, verde musgo, fendi são alguns exemplos de cores que vão harmonizar o teu grande dia combinadas com cores mais quentes, como vermelho, coral, vinho, bordeau e marsala. Esta combinação prima pela elegância e requinte, criando um abiente moderno e super intimista. 

5. Os estilos únicos do inverno

Existem estilos que combinam perfeitamente com o clima invernal. Recriando uma estética do norte da Europa, por exemplo, o estilo nórdico, com os seus tecidos, lãs, madeira e gravura ornamentadas, é um excelente complemento para o inverno, com uma ampla gama de possibilidades de decoração. Que tal experimentarem?

Aproveitando o frio e a época do ano, podem receber os vossos convidados com chocolate quente e diversos tipos de chás, podendo até criar um canto super elegante para isso. O estilo do vosso casamento vai depender do vosso gosto e personalidade, por isso tirem partido do melhor de vocês e juntos conseguem evento inesquecivel!