Paulo Pinto
Paulo Pinto

Quando falamos em clássico imaginamos os filmes, o corte do vestido e um penteado que honre um visual mais sóbrio. Mesas corridas com os talheres de prata a cortar a delicadeza das toalhas e guardanapos de pano, serviços de louça cuidadosamente espaçados e uma decoração a rigor que celebre o amor da forma mais romântica. Há encanto nos clássicos e o vosso casamento pode ser um espelho disso mesmo! Venham conhecer os melhores elementos e acessórios que o tornarão único!

1. A palete de cores perfeita

Lara & Diogo - Memory Maker
Lara & Diogo - Memory Maker

Escolham sempre tons neutros. Célebre por ser uma das mais versáteis e elegantes, uma palete de cores neutra é a forma mais fácil de evidenciar o local que escolheram para dar o nó e o design do casamento. Trazer um pouco do exterior para dentro pode significar a mistura de alguns tons de verde com castanhos e cinzas, apenas garantindo uma base sólida e subtil para que as flores brilhem e onde nenhum elemento chame muito a atenção.

2. Detalhes em papel

Se tudo começa com os convites, o que faz mais sentido é que também os detalhes de papelaria sigam a mesma linha condutora. Escolham menus e organizadores de mesa com caligrafia de traço clássico, papel texturado branco ou beije e um design intemporal, que sirva de complemento à mesa, mas vos mantenha dentro do mesmo tema. Podem apresentar os menus num pequeno tabuleiro com talha dourada ou em prata, para que cada convidado retire um e o possa ler, ou dispô-los cuidadosamente junto de cada prato.

3. Arranjos florais

Tropeço de Riso - Fotografia
Tropeço de Riso - Fotografia

Nada é mais clássico do que rosas, mesmo quando se trata da mesa de refeições. Porque não primar pela simplicidade com esta espécie tão delicada e intensa em simultâneo. De diferentes cores, tamanhos e variedades, podem juntas criar um esquema de cores perfeito que contrasta com a sobriedade dos tecidos. Em alternativa, têm também as peónias, símbolo de romance e essencialmente clássicas, que devem à sua sazonalidade o seu atributo mais raro e especial.

4. Criem um monograma

O símbolo do casamento e o único elemento que todos vão identificar como vosso! Considerem investir na criação de um monograma com as vossas iniciais, um elemento que eleva cada lugar e que pode estar presente desde a entrada da cerimónia até ao local mais inesperado, como os guardanapos de pano no buffet.

Tiago Ferreirinha
Tiago Ferreirinha

5. Louças com história

Querem elevar a vossa palete de cores, ainda que mantendo uma visão mais neutra? Aqui entram as porcelanas e todas as louças herdadas de avós e bisavós, que faziam questão de ser incorporadas no momento mais especial! O azul intenso do bule de chá, os pratos de sobremesa detalhados ou os talheres em dourado não podem faltar, ainda que o esquema de cores grite por algo mais básico.

6. Um menu apurado

E o que seria de uma boa mesa, sem um menu à altura? Para acompanhar um casamento elegante falta uma refeição à la carte, que ajudará a destacar a sofisticação do evento. Um prato visionário, com mistura de texturas e diferentes intensidades, marcada pelas entradas refinadas e escolha de ingredientes locais é um plus. Escolham uma abordagem inovadora para as receitas ancestrais e deem a vossa própria visão à mesa.

Izipic
Izipic

Organizar um casamento clássico é jogar com o rigor, subtileza e simplicidade na medida adequada. E estruturar o momento da refeição obedece a cálculos e matrizes para que nenhum detalhe seja esquecido. Se adoram um tema mais clássico, já pensaram no local onde vão celebrar?