Joana Cardoso Photography
Joana Cardoso Photography

Existe um detalhe que nunca passa despercebido aos olhos dos noivos e dos convidados. Falamos do momento do corte do bolo, e também do próprio bolo de casamento, que assume normalmente um destaque principal na mesa das sobremesas ou no espaço do copo-de-água. 2022 traz-nos assim novas tendências também neste campo, incluindo novos formatos, estilos e sabores e perpetuando outros que têm vindo a ganhar destaque nesta área. O cake design, a preocupação com a dieta dos convidados, o detalhe e a personalização são a grande tendência do momento, além do privilégio das cores, sabores e elementos da época em que se casam. O que te reserva 2022 em bolos de casamento? Inspira-te com estas tendências.

Mini bolos individuais 

Segundo as pesquisas, 51% dos casamentos para 2022 terão bolos individuais - ou os chamados mini bolos - no seu dia. Isto porque os noivos se preocupam cada vez mais com os gostos, tipo de dieta ou restrições alimentares dos seus convidados. Assim, a mesa de sobremesas prevê-se democrática e versátil, para satisfazer todos os presentes. Ainda que em formato mini, este tipo de bolos de casamento nunca perdem destaque. Podes colocá-los no centro da mesa, juntos e servi-los depois em separado a todos os convidados. 

Fotomiraflores
Fotomiraflores

Minimal cake: o estilo que não perde força 

Tem vindo a ser tendência nos últimos anos e não perde força em 2022. O estilo minimal parece ter ganho terreno em todos os aspetos do casamento, e nos bolos também não é exceção. Aqui, impera a naturalidade. Os bolos com andares falsos deram lugar a bolos mais pequenos e com menos camadas. Cobertos normalmente por fondant branco, são adornados com pequenos detalhes na mesma cor - para quem privilegia o total white - ou com pequenas nuances ou elementos naturais, como podem ser flores, verdura ou até frutos. Aqui também se incluem pequenos apontamentos em dourado ou prateado, num estilo mais industrial chic. 

LivePixel - Fotografia & Vídeo
LivePixel - Fotografia & Vídeo

Formas geométricas 

As formas geométricas também continuarão em voga em 2022, tanto na forma do bolo como no cake design. Bolos quadrados, retangulares ou redondos, com espaço para motivos geométricos incorporados ou no topo do bolo, resultam em bolos de casamento originais e muito elegantes. Podem ter apenas uma cor ou várias, de acordo com o estilo próprio dos noivos. Se casam na praia ou no campo, podem escolher ter vários elementos geométricos pintados em tons pastel, por exemplo, em aquarela. 

Quadrado de Sonhos
Quadrado de Sonhos

Design cake: a arte do estilo abstrato 

O design cake reinventa-se ano após ano e, para 2022, a aposta recai no estilo abstrato. O dourado é uma forte tendência, pincelado propositadamente de forma aleatória como se de uma tela se tratasse. O glitter, o prateado, mas também outras cores são igualmente usadas neste estilo. Aqui privilegia-se a arte e o estilo mais urbano, sobretudo. Para quem adora o estilo industrial chic ou o estilo moderno, esta pode ser uma opção a ter em conta. Podes sempre optar por pinceladas das cores do vosso casamento, num bolo branco e simples. O resultado será fantástico. 

Studio Portugal
Studio Portugal

Naked cake: o (já) clássico alternativo 

Sim, o naked cake parece nunca sair de moda e continua a ser uma das principais escolhas para 2022. As noivas mais naturais, eco-friendly ou adeptas do casamento ao ar livre  encontram aqui o bolo perfeito para o seu dia. Para 2022, o destaque vai para naked cakes com verdura, com alecrim ou suculentas, indo ao encontro do estilo minimalista tão em voga neste momento. Seguindo uma perspetiva mais eco-friendly, as frutas e flores da época são sempre privilegiadas. Se casas no outono, um naked cake adornado com figos é sempre uma opção a considerar, por exemplo. 

Paulo Guerra Fotografia
Paulo Guerra Fotografia

Já pensaste como será o teu bolo de casamento? 2022 segue a linha do minimalismo, da naturalidade, mas também do estilo próprio. Inspira-te nestas tendências e adapta o teu bolo ao vosso estilo de casamento. Este é um momento muito especial - e certamente muito delicioso - que será para sempre recordado entre todos.