As funções da assessoria de casamento e quando contratar
Contratar uma assessoria para o vosso casamento não se trata de um luxo mas sim de um investimento importante. Neste artigo, explico as vantagens de se contratar uma assessoria, as suas funções e em que altura contratar.
Na época dos nossos pais e avós, casar era mais simples e os eventos aconteciam em casa ou no salão de festas da cidade. Havia pouquíssimas opções de catering, fotógrafo, etc, e era a costureira da família quem fazia o vestido da noiva. Entretanto, os tempos mudaram e os preparativos de um casamento tornaram-se muito mais complexos.
Durante a fase planeamento a wedding planner estuda o vosso perfil. Conhecer muito bem os noivos é fundamental, pois tanto na fase da organização como no grande dia, esta deve pensar com a cabeça dos noivos. Indicar profissionais que se enquadram no perfil e budget do casal é, na minha opinião, de extrema importância. Cuidar do RSVP ativo ou passivo e também entrar em contato com os outros fornecedores para informá-los do timeline da recepção também vale a pena, afinal, nem todos os fornecedores se lembram de conversar entre si.
Já no dia do casamento, a assessora acompanha a montagem da festa. Caso seja também a decoradora, esta será responsável por deixar o evento com a cara dos noivos. No entanto, o mais importante é ser capaz de resolver eventuais problemas, sem comunicar os noivos e familiares.
Contratar ou não?
- No meu ponto de vista, uma boa assessoria não tem preço! Num primeiro instante, pode não ser um investimento "barato", mas quase sempre os noivos reconhecem o seu valor e importância.
- Na verdade, não importa o tamanho do casamento, mas sim a qualidade que ele terá. Se a noiva tem uma assessoria competente, o sucesso do evento está praticamente garantido.
Como escolher a assessoria?
- Desconfiem de assessorias que cobram valores muito baixos. Esta profissional e sua equipa costumam trabalhar mais de um ano na organização de um casamento e isso envolve muita responsabilidade e vários pormenores. Desta forma, é também preciso pagar aos auxiliares que estarão presentes no dia.
- Caso não possam mesmo contratar uma wedding planner na fase planeamento, sugiro que não dispensem este serviço no dia do casamento. Nesses casos, as pessoas optam por contratar uma assessoria somente para o big day.