Ir para o conteúdo principal
Casamentos

7 cerimónias alternativas para um casamento simbólico

As cerimónias civis vão ganhando terreno às cerimónias religiosas nos últimos tempos. Este tipo de cerimónias dão a possibilidade de personalizá-las ao máximo, por isso, tomem nota destas ideias.

São muitas as vantagens de celebrar uma cerimónia civil. Este tipo de cerimónias são celebrações com um carácter muito mais livre, onde podem personalizar os votos e inclusivamente contratar um mestre de cerimónias que faça um guião totalmente único para vocês. Tomem nota de alguns dos rituais mais simbólicos para celebrar a vossa cerimónia.

  • Cerimónia dos 4 elementos. É uma das mais clássicas, escolhida pelos amantes da natureza. Trata-se de fazer os votos inspirados em cada um dos elementos essenciais: terra, fogo, ar e água.
  • Cerimónia celta ou viking. A mágica mitologia viking pode ajudar-nos a encontrar símbolos cheios de força e profundidade.
  • Cerimónia da areia. No momento de realizar a cerimónia, os noivos misturam areia, cada um de uma cor diferente, conseguindo uma combinação de cores, o que simboliza o casamento consolidado como um só.
  • Cerimónia das velas. É parecida com a da areia. Tem como símbolo principal a união de duas pessoas. Cada um tem uma vela acesa e juntos acendem uma vela principal.
  • Cerimónia do vinho. Ideal para os amantes do vinho. Trata-se de três decantadores, em que num há vinho tinto, outro vinho branco e outro vazio, que serve para a mistura dos outros dois. Depois o oficiante da cerimónia, serve aos noivos um copo, para que estes provem a sua própria mistura.
  • União da mãos ou handfasting. Consiste num ritual de origem celta baseado na união das mãos e na promessa espiritual em manter essa união durante o tempo que perdure o amor. Os noivos entrelaçam as suas mãos (a direita de um com a esquerda do outro), formando o símbolo do infinito. O oficiante ata-as com uma corda ou laço, em representação da união perante os deuses e a natureza.
  • Cerimónia da rosa. Os noivos trocam duas rosas de pé grande e colocam-nas num jarrão. Far-se-á o mesmo em cada aniversário de casamento, para que o casal se lembre que o seu casamento está baseado no afeto e na paixão.

Qual destes rituais preferem?