Isabel Castro Freitas Arte Floral

Rosas, tulipas, calas, peónias, existem inúmeras flores ideais para elaborar um ramo de noiva, da mesma forma que existem múltiplas opções quando chega o momento de escolheres o teu penteado de noiva ou restantes acessórios. Mas calma: acertar com a sua escolha não é uma tarefa difícil, sempre que tenhas em mente que o bouquet deve combinar com o vestido de noiva e os restantes elementos do teu dia, como a decoração ou até mesmo com o estilo escolhido para os convites de casamento. 

Neste sentido, e depois de tudo o que já leste sobre o bouquet de noiva – simplicidade se o vestido é elaborado, noivas baixas devem usar ramos pequenos e as mais altas, ramos maiores ou que os tons devem estar de acordo com o estilo escolhido – há algo que queremos abordar neste artigo. Elementos originais e frescos, que podem dar uma nova vida ao teu ramo e look de noiva, pensados para mulheres atrevidas que são fieis ao seu estilo e querem surpreender no seu grande dia. Se este é o teu caso, fica atenta ao que te contamos de seguida.  

1. Frutas e vegetais

O movimento eco friendly está por todo o lado, seja na decoração natural de bolos de casamento originais, na escolha de materiais reciclados na decoração ou no bouquet de casamento. Verduras exuberantes como a couve, o repolho ou as acelgas são todo um substituto das tradicionais folhas. E para as que querem ousar acima de tudo, optem por frutas semi cortadas como romãs ou figos que dão um toque diferente a qualquer ramo de noiva. Tem apenas em atenção ao peso do bouquet, já que fruta é sempre mais pesada que qualquer flor.  

a.l. flores

2. Penas 

As penas são ideais para fazer vibrar qualquer bouquet. Conseguem exatamente o mesmo efeitos em vários modelos que as coleções de vestidos de noiva 2017 nos ofereceram, assim que, é sempre uma boa ideia incluir este elemento no teu ramo. Para conseguir um estilo mais rústico, escolhe penas de faisão, já que os seus tons preto e castanho dará um toque diferente ao bouquet. Se o teu estilo é mais glam, as penas de avestruz irão trazer-lhe um dramatismo único e para um detalhe mais usual, mas não menos original, podes escolher penas de pavão. Já em looks boho chic, funcionam as penas brancas com pontas douradas e discretas 

3. Suculentas 

Tal como um vestido de noiva com renda tem um encanto especial, sobretudo para as noivas vintage e que se casam ao ar livre – as suculentas tornam qualquer ramo de noiva original e alternativo. Além de terem um preço acessível, algumas variedades cultivam folhas em rosetas apertadas, que lhe dão um aspeto florido e combinam perfeitamente com as restantes flores e elementos do teu ramo. Mais uma vantagem? As suculentas aguentam-se frescas e bonitas durante bastante tempo, pelo que, depois do teu dia, podes reaproveitá-las para decorar a casa das mais variadas formas. 

Pedro Pinto Fotografia

4. Algodão 

O algodão pode ser um excelente aliado em ramos de inverno. Para conseguires esse efeito romântico que combinará na perfeição com um vestido de noiva Rosa Clará ou outro modelo fiel a esse estilo clássico que agrada a tantas noivas, combina-o com peónias. Para lhe dares esse toque de elegância, ata o bouquet com uma fita de seda em tons cru. Além de ser ideal para o ramo, o algodão também pode ser usado na boutonnière do noivo, como alternativa às flores. Será uma combinação agradável e surpreendente.  

5. Espigas e ráfia 

Um bouquet com espigas traz à noiva essa pureza do campo e um regresso à infância. Conversa com a tua florista para esta que te indique qual será a melhor forma de combinar este elemento com as flores naturais do teu ramo. Em tons mais pastel, dar-lhe-á um ar mais rústico e romântico. Por outro lado, se a tua opção recai em cores mais fortes, o tom neutro das espigas evidenciará a sua força e alegria. Para completar, escolhe a ráfia para a fita. Será uma combinação arrasadora que chamará a atenção de todos os presentes.  

6. Flores secas

Nada como incluíres lavanda no teu ramo para lhe dar esse toque campestre tão em voga nos últimos tempos. Além de que estará perfeitamente aromatizado, um ramo de flores secas surpreende à primeira vista. São ideais para essas noivas boho chic que escolheram um penteado com tranças ou solto para ou seu dia, evidenciando a sua beleza natural e subtileza. As flores secas são as maiores aliadas de noivas eco friendly, que querem mostrar toda a sua essência e personalidade no dia do seu casamento.  

Jorge Tam Photographer

Já sabes como será o teu ramo de noiva? É importante que este seja leve e maleável, já que irás carregá-lo durante todo o dia. Se quiseres combiná-lo com as cores dos vestidos de cerimónia das tuas damas de honor, vai pensando nesse detalhe para que possas organizar tudo com a maior antecedência possível. ´

O ramo é um dos elementos mais importantes do look da noiva, assim que não te esqueças de dedicar-lhe o tempo necessário. No final, podes mesmo inspirar-te em algum destes elementos para as lembrancinhas de casamento que vão oferecer aos convidados – um detalhe que vai ficar na memória.