Os casamentos de estilo rústico continuam a ser bastante trendy e, devido ao momento atual, parecem ser os preferidos dos casais do momento. Por norma, são celebrados ao ar livre e mais intimistas, repletos de detalhes únicos e personalizados que formam ambientes cheios de requinte e encanto. Em estilo buffet ou com copo-de-água sentado, existem mesmo elementos que podem e devem incluir no vosso dia para viverem um verdadeiro casamento campestre e cheio de detalhes rústicos. Precisam de inspiração para decorar o vosso dia e proporcionarem um verdadeiro ambiente boho, vintage e eco-friendly aos vossos convidados? Inspirem-se com estas propostas!

Pedro & Juliana
Casamento de Pedro & Juliana

Cerimónia ao ar livre

Um casamento no campo pede sempre uma cerimónia ao ar livre. Por norma estes casamentos são celebrados pelo civil e no mesmo local onde realizarão o copo-de-água. Por isso, celebrarem a cerimónia ao ar livre só irá trazer mais charme e encanto ao ambiente do vosso dia. Durante este momento, não há limites para a imaginação, principalmente por tratar-se de uma cerimónia civil. Para a decoração, podem decorar os bancos com flores silvestres, lavanda ou mesmo raminhos de alecrim. Estes também podem ser o que quiserem, desde bancos de madeira, a cadeiras individuais perfeitas para o momento que atravessamos ou mesmo fardos de palha. O mesmo no corredor que vos levará até ao altar, que pode ser decorado com verdura, lanternas vintage no chão ou garrafões de vidro antigos, por exemplo.

Decoração vintage e DIY

Claro que o entorno diz tudo e faz meio ambiente, mas o vosso toque pessoal e alguns detalhes chave importam muito. Por isso, criem cantos de sonho no espaço da vossa festa para que os convidados relaxem em segurança. Um espaço relaxado e ao ar livre, com luzinhas e almofadas e tapetes no chão pode trazer toda uma cor ao vosso ambiente. Para os mais pequenos, apostem em tendas tipi e contratem sempre uma equipa de animação que os possa acompanhar e ajudar a que mantenham a relativa distância em tempos de pandemia. Por outro lado, bicicletas e malas vintage combinam na perfeição com o entorno e com casamentos rústico. E, se são fãs do DIY, podem sempre pensar num painel de Photo Booth feito por vocês ou mesmo em macramé e por terem fotografias ou outros detalhes feitos em casa, já que estes elementos darão sempre muito personalização e encanto ao ambiente.

Pedro & Juliana
Casamento de Pedro & Juliana

Placas rústicas

Assim que decidam que o estilo do vosso casamento será o rústico, é importante que a essência escolhida para grande dia esteja presente nos mais diferentes elementos do enlace. Por exemplo, nas placas do casamento que, além de darem um toque único ao ambiente, também são elementos perfeitos para um casamento de estilo rústico. Por isso, e além das paquinhas podem também idealizar uns convites de casamento de acordo com este estilo de celebração. O mesmo para as ementas e toda a papelaria escolhida para o grande dia, que deve ser de acordo com o estilo escolhido. Tudo deve estar em harmonia para dar identificação à decoração do vosso dia.

Um baile estilo arraial

Começa a ser um clássico nos casamentos rústicos! Uma zona de baile ao ar livre ou no interior, mas em estilo arraial e cheio de luzinhas penduradas dá um charme único a um casamento rústico, principalmente se o palco for de madeira ou se for realizado ao ar livre, algo mais aconselhável e seguro se casarem ainda em pandemia. A zona do baile pode estar no meio das mesas, se optarem por mesas corridas ou em U. Mesmo em mesas redondas, fica bem colocarem a zona do baile no centro, ainda que também possam pensar numa zona fora do copo-de-água e perto do bar para que todos possam recuperar energias entre músicas e coreografias.

João Santos Fotografia
João Santos Fotografia

Look descontraído e informal

A decoração importa, mas o look escolhido pelos noivos é fundamental também. À partida, vestidos de noiva com grandes caudas e sapatos de salto de agulha não encaixam totalmente neste estilo de decoração nupcial. Sobretudo porque se decidem casar no campo e ao ar livre, devem privilegiar os vestidos de noiva simples, calçado mais confortável e um penteado que te permita estar cómoda do início ao fim. Aposta por saltos quadrados e médios e um bouquet leve ou um hoop bouquet para completarem o vosso outfit campestre. Quanto ao noivo, pode escolher uma camisa estampada, pode prescindir de gravata ou de fatos mais escuros, para optar por fatos mais claros, de linho, que são frescos e confortáveis principalmente se casam no verão.

Menu de acordo com o ambiente

Um ambiente como o campo é ideal para servir um cardápio feito com produtos orgânicos e sazonais, de agricultura local. E embora possam optar por uma ementa tradicional, ao terem um casamento com menos convidados devido à pandemia podem apostar numa ementa mais personalizada e com produtos locais. Da mesma forma, apostem em elementos ecológicos, como talheres de madeira ou copos de bambu, por exemplo. Será ideal para um ambiente de estilo rústico, mas não se esqueçam de pedir a todos que guardem o seu copo por questões de segurança.

Marco Teixeira Photography
Marco Teixeira Photography

Os casamentos rústico, por norma, são casamentos mais íntimos e com menos convidados, principalmente agora nesta fase. Pensem em todos os detalhes para conseguirem um ambiente acolhedor e confortável para os convidados. Será inesquecível para vocês e para as pessoas mais importantes da vossa vida.