Darkbox Photography
Darkbox Photography

Parece um pequeno detalhe, mas a verdade é que fará toda a diferença na decoração do vosso copo de água. Falamos, claro, dos centros de mesa que são uma peça-chave na vossa decoração, quer optem por mesas redondas, quadradas ou corridas. Variam de estilo e de gosto e são normalmente pensados de acordo com o tema do casamento. Se adoram o estilo retro, inspirem-se com estas quatro ideias para conseguirem ter uns centros de mesa cheios de personalidade e que façam os vossos convidados viajar no tempo. Do mais minimalista ao mais personalizado, ideias não faltam para surpreender em mais um detalhe decorativo do vosso dia.

Pedro & Teresa
Casamento de Pedro & Teresa

Menos é sempre mais

O poder dos pequenos detalhes e da simplicidade é imenso. Para os vossos centros de mesa retro, apostem em pormenores diferenciados, sem nunca deixar de lado a personalização. Flores como peónias, rosas ou outras que considerarem em latas pop art ou com letras do mesmo estilo podem ser a chave de uns centros de mesa simples e cheios de originalidade. Também podem apostar em jarras antigas com cores vibrantes como o azul turquesa, o amarelo vivo ou o vermelho, cores tão características deste estilo. Os centros de mesa neste estilo, baixos e simples, são perfeitos para que todos os convidados possam interagir entre si. Também podem juntar-lhes verdura para um toque ainda mais original.

Entre o vintage e o industrial chic

Tanto o estilo vintage como o industrial chic apresentam nuances que podem ser aproveitadas para uns centros de casamento retro. O primeiro está pensado para as mais românticas - se apostarem em tons pastel - ou para as que não resistem a um toque mais rockabilly. Apostem em bules de chá antigos ou garrafas de licor antigas se querem ter um toque mais vintage e extremamente romântico na decoração do vosso dia. As gaiolas ou os potes de vidros também podem ser uma excelente opção e nunca saem de moda. Igualmente, e mais num estilo pin-up resultam sempre elementos como o vinil ou as máquinas fotográficas antigas, que darão um toque muito retro e personalizado às vossas meses. Já do industrial chic, aproveitem sobretudo os tons metalizados e as caixas de aspeto antigo para comporem os vossos centros de mesa com flores e verdura.

Renato Ribeiro Photography
Renato Ribeiro Photography

Elementos naturais

A natureza joga sempre um papel fundamental em qualquer centro de mesa, e os de estilo retro não são exceção. Invistam em centros de mesa com folhas, verdura, musgo e flores que vos tragam recordações do passado. Se querem um toque diferente, apostem também em troncos, ráfia, bases em palha, folhas de bananeira para um toque mais exótico, ou mesmo caixas de madeira. Aqui também pode entrar a vossa veia DIY, com acabamentos feitos por vocês para os centros de mesa, como podem ser plaquinhas de madeira num estilo mais rústico, mensagens personalizadas com uma letra antiga, entre outras ideias.

Um regresso ao passado

Sem medo de serem originais e arrojados! Nos vossos centros de mesa retro, vale tudo para fazer com que os vossos convidados viagem no tempo. Além das cores vivas para bases, jarras ou suportes, podem ainda juntar-lhe algum detalhe que os faça recordar esses loucos anos. Cassetes, vinis, ou mesmo mini quadros pop art serão perfeitos para dar um toque retro à vossa decoração. Letreiros mini e luminosos também darão um toque único às mesas, sobretudo quando anoitecer.

Renato Ribeiro Photography
Renato Ribeiro Photography

Inspirados com estas ideias para centros de mesa retro? Quer casem ao ar livre ou no interior, pensem ao detalhe nestes pequenos pormenores que fazem toda a diferença. Além dos centros de mesa, também podem espalhar alguns elementos reto na decoração, como malas vintage ou mesmo um gira discos junto à mesa das lembranças ou do livro de assinaturas. Lembrem-se, cada detalhe importa e faz muita diferença!