RicardoMarta  photography
RicardoMarta photography

O amor tudo pode, tudo suporta e tudo fortalece! É quando passa o dia do casamento e os anos vão avançando que esta frase que acabamos de declamar começa a fazer todo o sentido. É certo que, neste preciso momento, estás à volta com a escolha do vestido de noiva e não tens mãos a medir com tantas ideias para os convites de casamento. Pelo meio, quando olhas para o brilho do teu anel de noivado, vês nele a força que o vosso amor tem e tens a certeza de que não poderias estar mais apaixonada. No entanto, com o tempo, a rotina acaba por encontrar um lugar na vossa relação e podem até surgir momentos complicados. Por isso, hoje deixamos-te 12 desejos a pedir – e a trabalhar em conjunto, também – para que o vosso casamento seja feliz, estável e forte desde o momento do sim.

Ricardo Catarro Photography
Ricardo Catarro Photography

1) Que nunca se perca o diálogo

A tua cara-metade deve ser o teu principal amigo e confidente, e vice-versa. Devem apoiar-se um ao outro, desabafar e saber ouvir e estar sempre lá para quando for preciso. O diálogo é fundamental para que continuem a compreender-se e a conhecer-se profundamente, pelo que, se divergem em algo, devem conversar até conseguirem resolver as vossas diferenças. Pensa, já conseguiram chegar a um acordo em relação aos vossos convites de casamento personalizados, porque não irão conseguir fazê-lo em outros aspetos da futura vida matrimonial?

2) Que haja sentido de humor

No geral, tanto na vida como nas relações, é sempre bom existir sentido de humor e descontração. Se, durante os preparativos houve alguma tensão na seleção de ideias para os convites de casamento ou na escolha do tema, o importante é manter sempre a calma e encarar tudo com bom humor. Será mais fácil chegar a alguma conclusão assim, durante os preparativos e futuramente, claro.

3) Que a confiança nunca se abale

Construam uma relação com base na honestidade e na sinceridade, em todos os aspetos da vossa vida matrimonial. Problemas financeiros, sexuais e de personalidade devem ser resolvidos em conjunto, ou poderão abalar a confiança do outro. A transparência desde o início é meio caminho andado para evitar dissabores no futuro, pelo que, se já deixaste claro que queres ter umas lembrancinhas de casamento baratas, por exemplo, não tens porque esconder algo importante em outros aspetos da vossa relação.

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

4) Que tenham sempre objetivos em comum

O casamento é o mais importante projeto a dois que poderão compartir. No entanto, tenham objetivos comuns e façam com que os vossos planos (e sonhos!) nunca acabem. Ideais e projetos de vida semelhantes são fundamentais para a harmonia no casal. Por agora, podem começar por idealizar um bolo de casamento original.

5) Que saibam pedir desculpa

Admitam os vossos erros e saibam pedir desculpa quando for necessário. Saber perdoar é igualmente importante. Aprendam com os erros cometidos, para fortalecerem ainda mais a vossa relação.

6) Que nunca acabem as surpresas

Surpreendam-se de vez em quando e mimem-se com pequenos detalhes – um jantar especial, um convite para o cinema, uma escapada de fim de semana. Não têm que implicar um grande esforço monetário, mas sim, um pequeno esforço para agradar o outro. É importante que as surpresas e a vontade de o fazer se mantenha ao longo do tempo, já que significa que a chama se mantém viva.

Nelson Marques e Andreia Torres Photography

7) Que haja sempre paciência, tolerância e respeito

A base de um casamento feliz reside nestas três palavras – paciência, tolerância e respeito pelo o outro. Por vezes, é difícil manter a calma e acabam por dizer-se coisas que não se querem dizer, pelo que é melhor ficar em silencio até tudo ficar mais calmo. É importante colocar-se no lugar do outro, tentar compreender os seus motivos e respeitar o que pensa. Um abraço e um beijo no momento certo também fazem milagres.

8) Que não faltem os beijos e os abraços

No momento em que trocarem as vossas alianças de casamento, como achas que será esse beijo? Apaixonado e eterno para vocês! O contacto físico é muito importante e deve ser uma constante entre vocês. Ir mais além do que o beijo de bom dia e de boa noite é muito importante. Troquem carícias constantemente, abracem forte, passeiem de mãos dadas e mostrem um ao outro que continuam a querer estar fisicamente perto da pessoa com quem casaram.

9) Que haja respeito pela individualidade de cada um

Num relacionamento, a individualidade de cada um é muito importante. Essas saídas que tens agora com as tuas amigas, onde podes sonhar com aquele vestido de noiva Rosa Clará e falar de tudo o que estás a sentir, devem permanecer depois do casamento. E o mesmo para o teu noivo, que deve continuar a sair com os amigos, mesmo que não seja com frequentemente. É saudável que possam viver coisas em separado e que não percam a dimensão de quem são. Irão sentir-se mais equilibrados emocionalmente e isso será refletido na relação.

White Valley - Fotografia e Vídeo
White Valley - Fotografia e Vídeo

10) Que existam muitos momentos felizes

Se passar tempo com os amigos é fundamental, passar tempo de qualidade a dois é essencial. Falem do vosso dia, façam refeições juntos, partilhem uma série ou um desporto. Agora com os preparativos pode ser mais complicado, mas nada que não seja possível se se conseguirem organizar. Ajuda a que fiquem sempre próximos!  

11) Que haja respeito

Se se admiram mutuamente e o expressam frequentemente, criarão um base de confiança muito grande no casamento. Sentir-se amado e respeitado é um dos grandes pilares de uma relação estável. Procurem que esse sentimento nunca se perca com o passar do tempo.

12) Que o amor seja para sempre

Ano após ano, irão notar um esmorecimento na paixão e um fortalecimento no amor. Irão conhecer-se cada vez mais, saber os lidar um com o outro quase sem falar, estar em sintonia e crescer em conjunto com as vossas diferenças. Nem tudo será perfeito, mas é sempre dúvida um caminho único a percorrer, que só faz sentido se realmente for com a nossa cara-metade.

White Valley - Fotografia e Vídeo
White Valley - Fotografia e Vídeo
 
Tal como cada fim do ano, podes elaborar uma lista de propósitos para o que queres viver na tua relação, com o passar do tempo. De certeza que és perita em elaborar checklists agora que tens que pensar no teu penteado de noiva ideal ou no tipo de bolo de casamento mais indicado. No amor, tudo se constrói, pelo que, com uma base segura, nada poderá abalar o sentimento que vos une.