Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Master Outubro 2018 Ovar

Viver com os pais ou sogros. Poderá ser uma opção?

Catarina, a 12 de Dezembro de 2018 às 16:32 Publicado em Fórum Recém-casad@s 0 44

Olá querid@s, quase todos nós temos o desejo de começar a nossa vida de casados na casinha nova. Aquela que sonhámos ao pormenor sobre os detalhes, com os jantares que iremos fazer para os amigos, as surpresas românticas espalhadas pela casa, os recados deixados no frigorífico... Mas nem sempre temos essa possibilidade e será que devemos esquecer ou adiar o nosso sonho e o desejo de constituir família?

Pois bem, hoje venho contar-vos a minha história já que optámos por ficar com a minha mãe e não adiar o nosso sonho. Provavelmente vai gerar alguma discórdia mas que fique claro que foi uma opção tomada por mim e pelo meu marido e foi a melhor que conseguimos independentemente de ser ou não a ideal.

Eu sonhava à muito tempo em casar mas, para além do meu marido ter sempre demonstrado que não queria, as condições financeiras não era favoráveis. Ao fim de 8 anos de namoro, o pedido surgiu e claro que disse logo que sim. Mas depois do sim começaram as dúvidas... E a parte financeira foi sempre aquela que mais me preocupou. Um casamento é muito caro e uma casa é mais ainda se pensarmos em decoração, prestações, contas mensais...

Nós queríamos comprar porque preferimos ter que pagar uma renda para algo nosso do que ser arrendado e estarmos sujeitos a ter que mudar após o contrato. São opções. Mas o nosso ano de noivado não foi fácil já que o Tiago mudou de emprego algumas vezes e teve que ir para fora porque não encontrava trabalho cá. Claro que com trabalho incerto começamos a ver a nossa vida ainda mais mal parada. O dinheiro quase que não chegava para o casamento quanto mais para montar uma casa.

Chegámos a um ponto que ou aceitávamos o convite da minha mãe de ficar lá ou adiávamos o casamento e tudo o resto durante mais uns anos. Como a minha mãe é viúva optámos por ficar lá e tem sido muito tranquilo. Antes de nos mudarmos conversámos e estabelecemos que todos teríamos direito à nossa liberdade e assim tem sido. Eu e o meu marido conseguimos ter as nossas tardes de cinema em casa, temos os nossos jantares românticos após ele chegar do trabalho, saímos apenas os dois quando queremos,... Quase tudo é feito como um casal que vive apenas a dois.

Não foi a nossa escolha ideal, mas foi a solução que arranjámos e permite-nos ter o que sonhámos. A nossa família!

44 respostas

Última atividade por Patricia, a 13 de Dezembro de 2018 às 18:18
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo contigo querida ! E se para vocês faz sentido acho que fazem muito bem
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Junho 2021 Gondomar
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Catarina!
    Compreendo completamente a tua situação.
    Por acaso, eu e o meu noivo conseguimos comprar casa antes de ficar noivos, mas é preciso gerir muito bem as contas e mesmo assim abdicar de algumas coisas.
    Mas se vocês estão felizes com a tua mãe, é bom para os dois lados: para vocês que têm menos gastos e para a tua mãe, que, além de dividir os gastos, tem companhia constante Smiley smile
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Junho 2019 Benavente
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já faz 4 anos que eu e o André moramos juntos na nossa casa, é arrendada pois no crédito existem algumas condicionantes que nos impedem de conseguir. Não troco por nada, claro que era preferível estar a pagar algo que será nosso mas neste momento não dá e eu não tenho perfil para viver com pais, avós ou sogros. Gosto de ter as coisas à minha maneira e sentir me à vontade. Quando surgiu o pedido também fiquei com dúvidas se deveria fazer a festa ou não pois andamos a poupar dinheiro para a compra de casa e um casamento não é barato. Por isso optamos por fazer algo mais simples com as pessoas mais chegadas, algo mais em conta que não nos deixe sem dinheiro.
    • Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Infelizmente tens razão!😕
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim as vezes aquilo que ouvimos condiciona mais. Depois na prática até se torna bastante mais simples

    • Responder
  • Sophie
    Noiva Master Julho 2019 Anadia
    Sophie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No início também estava de pé atrás com isso de viver tão perto dos meus avos
    mas confesso que eles me ajudam muito e eu a eles
    têm sido muito tranquilo e acho que para o nosso início foi a melhor opcao
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O meu marido já esteve uma temporadas fora a trabalho. E na altura do noivado, quando ficou desempregado, pensou em regressar. Mas felizmente conseguiu trabalho cá porque eu sinceramente não me sinto à vontade para deixar Portugal com a minha mãe cá. Ela depende de mim para a levar às compras (ela não tem carro nem conduz) e ajudar quando está mal da coluna. Sinto-me de coração mais cheio quando estou por aqui. E ele lá fora e eu aqui também é muito duro.

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tal como nós. O marido veio viver comigo (fora do país) para ver se conseguimos juntar algum para podermos construir a nossa casa, o mais brevemente possível. Esse é o nosso objetivo.

    No entanto, se tivermos de regressar a Portugal antes de termos todas as condições necessárias ($$&dollarSmiley winking, viver em casa dos pais / sogros por um tempinho não está 100% fora de questão.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim isso também é verdade.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro que sim Lau. Nós ainda queremos construir o nosso lar, mas simplesmente adiamos para conseguirmos as criar as condições mínimas.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É verdade Margarida. Essa seria a nossa opção mas como não conseguimos preferimos casar assim do que não casar de todo e adiarmos a nossa família para os 30 e muitos. Porque seria isso que iria acontecer dada as nossas carreiras, estabilidade é muito complicado conseguir hoje em dia.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Infelizmente acho que é a realidade de muitos casais da nova geração. Hoje em dia é muito dificil emanciparmo-nos sem ajudas já que os trabalhos são muito instáveis.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom querida. De facto não é uma decisão que não é muito consensual mas entretanto já encontrei várias pessoas, até aqui no meu trabalho, que nos primeiros tempos ficaram em casa dos pai ou sogros e resultou muito bem. O facto é que é uma ajuda muito grande quando temos alguém que disponibiliza a casa, o orçamento agradece.

    • Responder
  • K
    Noiva Ativa Julho 2019 Matosinhos
    Katherine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É isso mesmo! Assim monetariamente tb nós ajudamos uns aos outros. Beijos e MTS felicidades
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro que sim Raquel Smiley smile vais ver que vais encontrar um cantinho bonito. Aqui na minha zona de residencia (que foi onde decidimos ficar para eu poder prestar apoio à minha família, a minha mãe é sozinha e a minha avó também) a procura é muita e a oferta pouca. Por isso os preços que vimos não eram de todo perto daquilo que esperávamos por isso começamos a desistir da ideia. Como tinhamos esta hipótese de ficar em minha casa optámos assim.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente Lúcia. Acho que com uma boa dose de conversa e estabelecendo os limites tudo se consegue. Para já os "problemas" são na adaptação à rotina de casa, há sempre cedências e compromissos que temos que chegar em conjunto.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nós não estamos a pagar nada a minha mãe, até porque a casa também é minha. De qualquer forma dividimos entre todos as despesas é claro. Ainda assim fica bem mais barato do que ter uma casa só para nós e permite-nos ter as nossas saídas e jantares fora de casa. Se ficássemos em casa alugada com certeza que iamos ficar bem mais apertados.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim tudo se faz querida. O que importa é sermos felizes Smiley smile

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada querida Smiley smile

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Percebo perfeitamente. Eu sinceramente também fico muito mais descansada assim porque a minha mãe sofre da coluna e às vezes fica sem conseguir andar e é preciso andar com ela para trás e para a frente para a fisioterapia. Mas não foi esse o nosso motivo principal. De qualquer forma o que interessa é sermos felizes e resolvidos com a nossa decisão.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nós não conseguimos mesmo. Não havia orçamento para tudo até porque para o casamento como não precisámos de um bolo financeiro imediato, fomos pagando o que facilitou muito. Agora para a casa o investimento inicial é muito maior e não conseguimos mesmo. Mas como disse queriamos muito começar a nossa vida, foram 9 anos de namoro até ao casamento e os planos eram mais que muitos.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro que depende da rotina de cada um. Mas felizmente para nós está a funcionar e não tenho tido problemas. Só as coisas típicas de ainda nos estarmos a habituar a uma rotina em conjunto.

    • Responder
  • Marisa
    Super Noiva Setembro 2019 Madeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida .
    Eu vivo com os meus sogros, as vezes te mos algumas desavencas , mas conversando chega mos sempre la .
    Decidi mos casar porque assim tentava mos poupar mais um pouco .
    E tbm nao consegui mos comprar casa , e preciso muito dinheiro mesmo , entao vamos para um arrendamento que ja anda mos a procura.
    Mas la esta cada caso e um caso , primeiramente e sentarmo nos e falar e por os pontos nos is
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não sendo o ideal, não é, de todo, impossível viver em casa dos pais / sogros em paz e harmonia. Cada caso é um caso e não há que condenar ou criticar as escolhas de ninguém.

    Eu, por exemplo, via-me a morar temporariamente em casa dos meus pais ou dos meus sogros. Desde que conseguíssemos ter a nossa privacidade e o nosso espaço bem definido, porque não? Claro que teria de ser temporário. Mais cedo ou mais tarde queremos construir a nossa casa e habitar no nosso lar Smiley smile

    • Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Agosto 2019 Marinha Grande
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casado quer casa já dizia a minha querida avó
    • Responder
  • Veronica
    Noiva Constante Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Veronica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cada casal é um casal e cada vida é uma vida!!
    No meu caso, desde dos 18 que não vivo com os meus pais, fui para a faculdade longe, onde conheci o Luís. Vivi 1 mês com os sogros enquanto não encontravamos casa para alugar em Lisboa após terminar a faculdade, mas bastou! Eu principalmente preciso da minha liberdade como mulher e os dois como casal, desde então que estamos em casa alugada, já mudamos de cidade e continuamos. Como não sabemos o dia de amanhã (e falo por experiência própria, não dêem nada como garantido nesta vida) não tencionamos ainda comprar casa. Estamos focados em casar e depois logo se vê 😊
    • Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Compreendo bem a situação querida!😘
    • Responder
  • Sophie
    Noiva Master Julho 2019 Anadia
    Sophie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Percebo perfeitamente
    eu e o noivinho também estamos a morar em casa dos meus avós!!
    eles moram nuns anexos por traz
    e deixaram nos renovar a casa delea
    e tem corrido lindamente
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Compreendo perfeitamente a vossa opção.. Para nós adiar tb está completamente fora de questão.. Quanto a viver com os pais.. Com os meus não é opção porque vivem no Algarve.. É com a mãe dele.. Tb não.. Poriqr não há realmente um bom relacionamento.. Neste sentido.. Havemos de encontrar algo que possamos pagar ☺️
    • Responder
  • Lucia
    Noiva Constante Julho 2019 Vila Real (Concelho)
    Lucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como eu percebo a tua situação. De fato nao é a opção ideal, mas para mim e para o meu noivo é a que esta a funcionar. Nos decidimos viver juntos antes de casarmos, e para podermos economizar algum dinheiro, tanto para o casamento como para a nossa casa, fomos viver para casa dos meus sogros, eles tem um anexo com um quarto e Wc e partilhamos a cozinha. As coisas funcionam bem, mas de fato tem de haver um bom trabalho de ambas as partes. La esta nao é o ideal, mas é o que é preciso.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Trofa
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina, de facto é um tema delicado. 🤔
    No meu caso, os pais do meu noivo não tem muitas condições para ficarmos lá, mas eles dizem que se podessem arranjavam para nós ficarmos.
    Já eu, que moro num apartamento com os meus pais e tem 3 quartos. A minha mãe não se importava nada que eu ficasse (diz que está a pagar um apartamento e não vai ficar para ninguém) contudo o meu pai diz se eu precisar de ficar 5 a 6 meses para organizar a minha vida posso ficar, mas mais do que isso não. Ele diz que "Quem Casa, Quer Casa", porque quando surgir uma discussão entre eu e o meu noivo, por mais que eles não queiram vão-se meter na conversa... E se formos só os 2 resolvemos as coisas. E ele diz que fala por experiência própria!

    E concordo com ele, não há como ter a nossa privacidade!

    Por isso nós vamos optar por comprar, pela mesmo motivo que tu referes, pagar uma renda por um local que nunca vai ser nosso.
    Já estamos a procura, e em princípio será de um familiar meu 😊
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigado pela partilha querida ! Sem dúvida que é uma opção é acredita que muitas vezes é o melhor ! No nosso caso vivemos juntos fora de casa dos pais mas a 2000km de distância. Antes de virmos para o Uk vivemos os dois em casa da minha mãe porque o Bruno estudava fora de casa dos pais e aquilo que pagavam de renda a minha mãe fez um preço bem mais simpático e correu tudo bem !
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração