Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Isabel
Porto (Concelho)

Usar o sobrenome dele: sim ou não?

Isabel, a 30 de Setembro de 2019 às 18:05 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 30

Commu!! Smiley sexy Smiley love


Tradicionalmente, e até há uns tempos atrás, era bastante comum as mulheres adoptarem o sobrenome do marido. Com o tempo, está prática deixou de ser tão comum e existe até quem decida que será o homem a usar o sobrenome da mulher.

E no vosso caso?

A resposta à questão Usar o sobrenome dele: sim ou não? é um sim ou um não?


Usar o sobrenome dele: sim ou não? 1

Um beijinhoooo!

30 respostas

Última atividade por .bjgv, a 22 de Outubro de 2019 às 23:57
  • .bjgv
    Noiva Constante Maio 2024 Silves
    .bjgv ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando era mais nova, muito antes de ser pedida em casamento sempre achei que era super especial ter o último nome do futuro marido. Mas agora que já estou nessa posição, já não imagino. Sinto mesmo que vou perder a identidade. E depois de pensar muito junto do noivo, achamos que fica tudo bem assim, até porque os nossos filhos são a união dos dois, ou seja vão ficar com o apelido da mãe e apelido do pai. Isso sim faz sentido pra mim. Cada um de nós tem a sua identidade, que se junta e em união cria um nome de família com os seus filhotes. 😍
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Filomena,
    Neste artigo há algumas estatisticas.
    https://www.dn.pt/portugal/quando_o_homem_decide_ficar_com_o_apelido_da_mulher_4637246.html
    • Responder
  • Isa Almeida
    Super Noiva Setembro 2022 Montijo
    Isa Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na minha opinião é o que me faz sentido.
    Um dia os meus filhos serão: ... Almeida Rodrigues.
    Assim como eu. Nome de família.
    Não fazia sentido nenhum, os meus filhos serem ....... Rodrigues, o pai João Rodrigues e eu Isa Almeida. Não era vista nem achada ali 😂😂😂
    • Responder
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Optei pela mesma solução 😊
    • Responder
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há dados estatísticos? Onde posso encontrar?
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou mudar o meu nome é ficar com o último nome da Rachael. Eu penso se somos uma família vamos ter um nome de família
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Voces nao imaginam o drama que foi ca em casa por conta deste tema... 🙄
    Ele levava a vida a "provocar-me" sobre depois do casamento eu passar a ser uma Duarte como ele (conhece-me bem, sabe que era algo que eu nao me agradaria) mas quando eu lhe disse que nao ia adoptar o sobrenome da familia dele, bem, ele PASSOU-SE!!! Ficou todo ofendido e ja dizia "se é assim eu não caso!!" 😳 Olha agora... Ao final de 14 anos??? Lol

    Tive de pedir aos nossos padrinhos, super experientes em casamentos, para intervirem e la lhe disseram que ja é mais comum as mulheres não adoptarem o sobrenome do marido do que ao contrario. Que isso é uma coisa do passado e que nao é nada incomum. Acho que o tonto do meu noivo achou que era so uma ideia da minha cabeça e que era a unica no mundo a querer manter o nome de solteira. Lol
    Quando lhe caiu a ficha, mas so com recurso a dados estatisticos e tudo, la cedeu... Mas continua a nao gostar da ideia. 😜 Que bota de elastico! LolVai ter de se acostumar.Nao quero outro ultimo nome! Nem pensar. Ha mais de 30 anos que tenho este, é a minha identidade e nem se ele adoptasse o meu ultimo nome eu iria querer adoptar o dele. Nao quero e ponto final.Acho que ele acredita que eu ainda vou reconsiderar... Levada pla magia da data do casamento mais proxima
    • Responder
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não! Nunca tive ideia disso, cada um fica com o seu nome!
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou porque não gosto do meu último nome 😂 aliás já mudei hoje oficialmente o cartão de cidadão 🤘🏼🎉🥳
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Constante Junho 2021 Marinha Grande
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não o irei fazer 😊
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não, não é uma coisa pensada sequer. Cada um fica com o seu nome

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui vamos manter os mesmos nomes. Simplesmente porque o meu nome é a minha identidade e não acho que acrescente mais ou menos por ter o nome dele. Além de que já tenho um nome gigante e ainda iria ficar maior... Seremos na mesma a família Pinto Faria. 🤩
    • Responder
  • Cláudia Cândido
    Noiva Master Setembro 2019 Olhão
    Cláudia Cândido ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, óbvio.
    Família Cândido ❤
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, eu não adotei o apelido do marido, tal como a minha mãe e as minhas irmãs que já casaram à muitos mais anos não quiseram ficar com o apelido dos respetivos maridos... Smiley smile

    Ainda falamos sobre isto, mas a opinião dos dois foi unânime...o nome não vai acrescentar nada de novo à relação nem faz com que passe a fazer "parte da família"...além disso eu gosto do meu apelido apesar de nunca ninguém entender à primeira ou ter que estar sempre a mandar corrigir os documentos porque está mal escrito (esta é a parte mais chata)!

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Agosto 2019 Vila Franca de Xira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não adoptei. Tenho 32 anos deste nome, é quem sou. E no meu caso específico, por coincidência o meu 3o nome é o mesmo, por isso não faria mesmo sentido!
    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui o nome fica igual, é uma chatice tratar dos documentos aqui em França quando se muda de nome Smiley xd

    E mesmo assim toda a vida guardei o nome dos meus avos e pais nao é agora que vou troca-lo por outro nome ahahah


    • Responder
  • Melanie
    Noiva Constante Junho 2022 Almada
    Melanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho uma discriminação da mulher que ela aceita o nome do marido. Eu disse que eu ponha o nome dele se ele posse tb o meu. Ele não queria. Assim fica tudo como está. Só agora já gastei 200€ sem estar casada. Depois tinha fazer um passaporte e o cartão de cidadão novo. Mas um 200€ 🙈 ao fim gastava em total 500€. Agora fica tudo como estar. Assunto resolvido!
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Perguntei ao noivo quando falamos em casamento se ele punha o meu último nome e ele disse-me que não. A partir daí a decisão ficou fácil. Não vou por o nome dele.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Curiosa Setembro 2020 Estarreja
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não o irei fazer... depois é uma chatice alterar os documentos e também adoro o meu apelido
    • Responder
  • Laura
    Noiva Experiente Outubro 2019 Beja (Concelho)
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou! Ao contrário da noiva Milhinha eu vou ficar feliz por não ter que soletrar Gorrão 😅 "Desculpe Borrão?" "Gavão?" "Burrão?" 😂😂😂😂 E passo a ser Trindade 😍😇
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sempre associei a questão do nome a um sentido de posse, de pertença e, como tal, sempre disse que não colocaria. Confesso que começo a achar piada à ideia do nome de família, contudo será um não. Já me basta vir a ter filhotes (assim espero) Leitão Dias... Que nome feio que fica 🙈 ahaha
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso não adoptei por razões burocráticas.
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que vou acabar por adoptar o nome do peste😂😂
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile nem por isso, ficaria Rita Pereira é isso podia gerar confusão na identidade ahahahah
    • Responder
  • Isa Almeida
    Super Noiva Setembro 2022 Montijo
    Isa Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou usar. No entanto não perderei o meu apelido de Família.

    Passarei a assinar Isa Almeida Rodrigues, em vez de só Isa Almeida ou Isa Rodrigues.

    • Responder
  • J
    Super Noiva Agosto 2019 Anadia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiquei com o apelido dele e ele com o meu, para nós fazia sentido até pq queríamos ficar com o nome como os nossos filhos..
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pessoalmente não foi algo que foi falado. Nunca pensei em ficar com o nome dele.

    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui é não. Amo muito o meu marido mas mudar os documentos é uma dor de cabeça, além de que acho que perco um pouco da minha identidade ao ficar com o nome dele. Foi algo que sempre soube que ia fazer, ficar com o meu nome. Ele não ficou minimamente chateado com isso, e ainda bem.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao vai acontecer... sei que o noivo Milhinha fica muito chateado por isto. Mas não me apetece ter que soletrar o meu nome sempre que me pedem ID. 😂 Bjs
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não me apetece...para mim só complica buricraticamente e acho algo machista, ainda por cima adoro o meu sobrenome é a minha marca e faz parte das minhas origens...
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração