Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vanessa
Noiva Principiante Novembro 2021 Madeira

Casar na igreja devia ser mais fácil

Vanessa, a 26 de Junho de 2020 às 08:41 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 30

E então eu e meu amorzao decidimos casar na igreja, fomos entao falar com o padre, expliquei que meu noivo e padrinhos nao tinham o crisma. Ele disse que devia falar com o padre da minha paróquia para dar início ao processo de matrimônio e falar do caso do noivo não ter crisma. Mas o que me deixou mais triste foi quando ele me disse que devia escolher outros padrinhos . Com vocês como foi?? Ja estou a pensar em casar pelo civil...

30 respostas

Última atividade por Sofia, a 8 de Julho de 2020 às 20:57
  • Sofia
    Super Noiva Junho 2022 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que depende muito dos padres e das paróquias, não existem propriamente regras definidas para todas as paróquias.
    • Responder
  • Sara
    Noiva Constante Outubro 2021 Gouveia
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá.

    Não sei se vou conseguir ajudar mas segundo me explicaram a diferença está na forma como assinam os documentos. O que as pessoas chamam vulgarmente de "padrinhos" podem ser, aos olhos da igreja, apenas testemunhas. Para se ser padrinho/madrinha há padres que pedem o Crisma mas muitos aceitam que estes não o tenham e assinam enquanto testemunhas e não como padrinhos.

    Para quem vai casar, será sempre padrinho/madrinha mas aos olhos da igreja não o são.

    Isto foi o que me explicaram recentemente, por isso espero não estar a dizer nenhuma asneira.

    Foi precisamente por causa de coisas dessas que optei por um casamento civil.

    Beijinhos

    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2021 Guimarães
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa, connosco também foi um filme de terror. Quanto ao crisma (eu não sou crismada) o padre disse que não é obrigatório!
    Beijinhos
    • Responder
  • D
    Noiva Ativa Agosto 2020 Coimbra (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende sempre dos padres e das paróquias. A única coisa que o padre pediu foi a prova em como tínhamos sido batizados. Como vamos casar na paróquia do noivo, em relação a ele está todo o processo lá. A minha documentação (prova de batismo) tive de solicitar à paróquia onde fui batizada. Em relação aos padrinhos nada pediu a não ser os CC’s de dois dos Padrinhos para constarem como testemunhas.


    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O padre da minha terra só me disse para levarmos as certidões de batismo, dos padrinhos nada. E sobre crina, nada também. Depende dos padres, infelizmente. Eu fiz a primeira comunhão sem andar na catequese por exemplo...
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa
    Realmente é como as outras noivinhas já te dissram, varia de padre para padre ☹️ no meu caso apesar de ter 1 comunhão e crisma apenas era necessário o batismo...no CPM o padre apenas perguntou a cada noivo o que tínhamos...no entanto pensa bem na situação, pensa no porquê de quereres casar pela igreja, se realmente faz sentido para ti e é o que queres procura um padre noutra paróquia que seja mais flexível 😘
    • Responder
  • Rute
    Noiva Experiente Novembro 2022 Amadora
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa tudo depende de cada paróquia,a mim só me pediram o ano de batismo dos noivos e a localidade onde foram batizados,a igreja tratou de tudos os papeis,das testemunhas foi a cópia do CC...
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Setembro 2020 Castelo Branco (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite Vanessa. Infelizmente tal como já disseram aqui, varia de padre para padre.. Num batismo, visto que os padrinhos são os "substitutos" dos pais aos olhos de Deus, normalmente são mais exigentes com a parte do crisma e dos outros sacramentos, contudo, no casamento, independentemente de ser pela igreja, as pessoas que escolhemos para padrinhos, não são chamados de tal, são sim testemunhas e por isso não há necessidade de terem o crisma. Sejam crismados ou não, vao sempre so assinar duas pessoas, uma de cada "lado" se for assim a escolha dos noivos ou até duas só de um lado, isso é indiferente. Tudo isto me foi explicado pelo Sr Padre que nos vai casar, padre esse que está bastante dentro das leis da Igreja ☺️ infelizmente o não seguirem todos a "mesma lei", vai afastando cada vez mais as pessoas da igreja. ☺️😚
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Julho 2022 Paços de Ferreira
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite
    Espero não ter esses problemas.
    A igreja é demasiado exigente com determinadas coisas(algumas sem sentido para mim) mas acho que numa primeira abordagem com a igreja não deverá ser dada muita informação para que não haja complicações.Deve informar a igreja de que se não for da forma que deseja não fará o casamento pela igreja e aí eles mudam logo de assunto.O vosso sonho é casar pela igreja com as pessoas que vos são queridas e têm de pensar que o casamento é vosso e vocês é que decidem e não o padre.
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Agosto 2020 Leiria (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa.
    No nosso caso não tivemos problemas nenhuns com o padre. Foi super acessível. Eu apenas sou batizada, o noivo é que fez até ao crisma. Os padrinhos de ambos, nenhum tem o crisma, apenas batismo. E o sr. Padre não se impôs a nada, nem sequer perguntou. Apenas quis que fôssemos batizados. De resto tudo ok.
    Beijinhos e bons preparativos 🍀
    • Responder
  • Vera
    Noiva Curiosa Junho 2021 Almada
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde no meu caso foi mais fácil o padre não se impôs relativamente aos padrinhos
    Pois eles não são batizados
    • Responder
  • Leonor
    Noiva Experiente Julho 2021 Porto (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! No meu caso, só eu e uma madrinha é que temos crisma. O noivo e os restantes três padrinhos não têm e não tivemos qualquer problema. Depende sempre do Padre que vos vai casar. Os Padres mais jovens tendem a ser mais compreensíveis.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu noivo e padrinhos de casamento não têm crisma e não tivemos qualquer problema, duvido que tenha problemas com isso dado que não é obrigatório serem crismados, portanto não daria importância a isso...
    a verdade é que por vezes podem existir padres com uma mentalidade mais antiquada, mas pelo
    Que sei não é obrigatório
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Novembro 2022 Porto (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Enfim, até me senti triste em ler isso. Nem eu nem o noivinho temos crisma, e penso que os futuros padrinhos também não. Ninguém implicou por isso. Tenta falar novamente com ele e diz que a maior parte dos casamentos não se impedem por esse mesmo tema.
    Implicância apenas...
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo



    Olaaa ha padres mais flexíveis eu passei por isso no batismo do meu filho
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vanessa... no meu caso não tive de escolher outros padrinhos, mas também não poderão assinar.

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vanessa, as regras variam de paróquia para paróquia e de padre para padre. Tentem perceber se essa é regra do padre ou da paróquia. Se for do padre, podem sempre mudar de padre; se for da paróquia, uma vez que é ela que trata de todo o processo, poderá ser mais complicado. Actualmente já é permitido casamentos na Igreja entre pessoas católicas com pessoas de outras religiões. A Igreja está cada vez mais aberta.

    No nosso caso, eu e o noivo somos baptizados e não nos perguntaram sobre mais nada. Do lado das testemunhas não nos foi exigida nenhuma condição. Eu vou ter um padrinho do meu lado e o noivo vai ter o seu padrinho também.

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pensamento positivo. Vais ver que tudo se resolve Smiley kiss

    • Responder
  • Ana Oliveira
    Super Noiva Setembro 2020 Vila Nova de Gaia
    Ana Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa. Nem todos os padres têm a mesma atitude e posição tão exigente. Quando fizemos o CPM de todos os casais eu era a única com o crisma, tinha lá dois noivos que nem batizados eram e o padre acolheu-os a todos de igual forma.
    O meu noivo só fez a primeira comunhão e nunca frequentou a igreja depois disso, os padrinhos dele também não têm crisma, um deles só tem o batismo e nada mais. Só as minhas madrinhas é que são crismadas. Ninguém colocou nenhum impedimento nem insistências. Varia muito nos padres da velha guarda.

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Principiante Novembro 2021 Madeira
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pena que nem todos pensem assim

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Principiante Novembro 2021 Madeira
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito verdade são exatamente este tipo de atitudes que faz com que menos jovens vão a igrejas... muitos entraves...

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Principiante Novembro 2021 Madeira
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Esperemos que sim senao o sonho de casar na igreja sera substituído pelo civil 😥

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vanessa 😍

    Como as noivinhas já referiram, a dificuldade varia de padre para padre e por isso cada um segue quase as suas próprias regras. No nosso caso, não houve problema algum em o noivo não ser crismado (basta um dos dois ser). Em relação aos padrinhos, a única exigência era que fossem um casal, casados pela igreja. Nós referimos que tínhamos dois casais mas que um deles não era casado entre si (a madrinha é viúva e o padrinho é casado mas com outra mulher que não a madrinha) e não houve qualquer problema, nem nos questionaram se eles tinham crisma ou não 😘

    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Vanessa.
    Isso varia de padre para padre porque uns seguem a regra muito a sério e outros fecham os olhos a certas coisas.
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa.
    Não te posso dar um feedback pessoal porque, acredites ou não, enviei hoje mesmo um e-mail ao padre a perguntar sobre essa situação.
    Mas a verdade é que há muitos padres que aceitam e outros que não. O que não me faz muito sentido, é o padre aceitaf o facto do noivo não ser crismado e não aceitar os padrinhos. Mas, infelizmente, cada padre faz à sua maneira. Bjs
    • Responder
  • Isabel
    Noiva Ativa Maio 2021 Coimbra (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá meninas. Pois isso é uma questão de sorte com os padres. No meu caso eu própria não tenho o crisma, assim como um dos padrinhos e não houve qualquer problema. O sr. Padre até disse que não existe padrinhos, mas sim testemunhas de casamento. Acho que é uma questão de tentarem falar com outra igreja/padre e ver o que ele diz.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, infelizmente a dificuldade em casar pela igreja depende de Padre para Padre. O meu foi super acessível, não nos obriga a fazer CPM e disse que a única condição para os nossos padrinhos era serem humanos (amei essa expressão). Infelizmente, continuamos com padres da velha guarda que só dificultam e aumentam o distanciamento.

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vanessa.

    Alguns padres são mais exigentes que outros. O meu noivo também não tem o crisma e o padre até agora não colocou entrave nenhuma. Em relação aos padrinhos ambos tem o crisma por isso não será um problema. Mas fala com o padre e explica a situação. Pode ser que ele depois seja mais benevolente. Beijinhos

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Principiante Novembro 2021 Madeira
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O que me foi dito pelo padre que falamos e que ele temvde fazer antes mas quando falar com o meu padre logo saberei 😊

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Alguns padres sao mais difíceis do que outros. No nosso caso nem sei se os padrinhos que escolhemos têm crisma porque ninguém perguntou (e o nosso processo foi bem mais complexo porque foi iniciado noutro país, logo com 3 padres diferentes). Fala com o padre da tua paróquia e vais ver que nao será um problema. Inclusive o noivo pode fazer o crisma no dia do casamento (se assim o pretender).

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração