Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

a Escolha do Cpm: dicas para noivinhas em Lisboa

Milhinha, a 9 de Dezembro de 2019 às 07:16 Publicado em Lisboa 2 10

Olá, Princesas! Como já viram em debates meus anteriores, o Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM) é uma parte integrante da preparação para a vossa Cerimónia Religiosa. Algumas paróquias consideram-no obrigatório para completar o Processo Religioso . Outras, como a minha, recomendam-no sem considerarem obrigatório. Devem informar-se com o vosso padre qual é o caso.


O que é o CPM?

Este curso é uma espécie de “Catequese” para Noivos que nos põe em contacto não só com padres mas também com outros casais cristão que nos dão testemunho de uma vida a dois e dos caminhos de uma família cristã (pressupõe-se que se casam pela igreja pretendem formar uma família cristã). Também será bom parar o lufa-lufa dos preparativos e discutir o que cada um de vós pretende do casamento e da vida em casal.


Como escolher o CPM?

Há vários moldes de CPM. Podem ser ministrados durante 7-8 semanas consecutivas ao longo de um período de tempo com a duração habitual de 2h seguido de missa) ou intensivos que é constituído pelo mesmo número de horas mas durante um único fim de semana. Devem escolher em função da vossa disponibilidade.

O local também importa: fazer na vossa paróquia tem a vantagem de conhecerem a vossa comunidade cristã e poderem partilhar experiências com pessoas que vivem perto de vós.

No entanto, podem também escolher uma congregação em específico ou o curso numa paróquia que tenham ouvido falar que o CPM é inspirador - falem entre as vossas amigas noivas e peçam opinião.


Quando fazer o CPM?

Devem iniciar a procura do CPM o mais cedo possível. Mas habitualmente realiza-se nos 6 meses anteriores ao vosso dia C. Devem dar tempo suficiente antes do casamento para usufruírem ao máximo da preparação religiosa para o matrimónio - além do que estes cursos habitualmente enchem rapidamente.


Há custos envolvidos no CPM?

Apesar dos formadores fazerem-no de forma voluntária, podem cobrar uma taxa de inscrição para processos administrativos e emissão de diplomas. Cobram também um custo “simbólico” que contempla as refeições servidas ou qualquer material didático que disponibilizem.


Onde procurar uma lista de CPM existentes?

Eu comecei por consultar o site da CPM Portugal http://cpm-portugal.pt/WP/para-os-noivos/proximos-encontros-cpm/ e andei durante meses à procura de cursos perto da nossa área de residência. Os cursos vão sendo divulgados mas muitas vezes quando nos tentamos inscrever estão cheios. Logo nos sugerem datas posteriores dentro do mesmo grupo.

Também é útil falarmos com o padre que nos casa, pois ele terá as melhores dicas sobre CPM disponíveis.

Falem também com as vossas amigas que se casaram recentemente. Elas poderão dar um feedback mais útil sobre a qualidade do curso.


A nossa experiência em Lisboa:

Comecei a procurar o nosso curso bem cedo no nosso noivado (cerca de 14 meses antes). Ia procurando vários cursos no site CPM Portugal e constatei o seguinte: no primeiro semestre do ano havia muita oferta de cursos! Depois da Silly Season, eram raras as paróquias em Lisboa a disponiliziar uma data.

No Verão contactei o CPM - Sintra promovido pelos fantásticos Dulce & Pedro. Taxa de inscrição de €25, sem outro custo, mas os almoços ficavam a cargo dos noivos. Infelizmente a data do curso intensivo que apresentavam coincidia com um casamento de uma amiga minha fora de Lisboa. As datas alternativas que nos apresentaram eram muito tardias.

Em conversa com o nosso Padre na Madeira, que está a prosseguir os seus estudos em Lisboa, contou-nos da experiência de um casal que fez o CPM nos Jerónimos (Paróquia de Santa Maria de Belém) e que foi deveras inspiradora. Nunca tinha visto esse curso aberto no site e por isso não fui investigar datas e preços.

Uma amiga minha que se casou falou maravilhas do seu CPM em Colares que pertence a uma congregação dedicada à Formação e que tenta incluir a Ciência e as questões que ela levanta na Fé Cristã. Esperei, esperei e esperei para que abrisse o curso no site do CPM. Em Novembro entrei em contacto direto com eles e já tinham os fins de semana de Janeiro e Março preenchidos! Tive que ficar com a vaga de Abril (sendo que caso em Maio). Taxa de inscrição de €20 e o curso custa 60€ pelo casal incluindo refeições. Mas pelo menos já temos esse check programado - falta o check!


O meu conselho é contactarem directamente os formadores e paróquias de que vão tendo referências e marquem o mais cedo possível!


Querem saber o exemplo de outras noivinhas que frequentaram outros CPM? Deixo aqui os debates de algumas pessoas que me inspiraram.

· A noivinha destacada Telma

· A agradável surpresa da noiva Rita

· A noiva Destacada Vânia

· A experiência da Super-noiva Filipa

· A Super-noiva Patrícia


Beijinhos princesas e bons preparativos!

10 respostas

Última atividade por Raquel Ferreira, a 23 de Janeiro de 2020 às 16:22
  • Raquel Ferreira
    Noiva Curiosa Maio 2021 Sintra
    Raquel Ferreira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois, deve andar tudo pelos mesmos valores.

    Obrigada. Beijinho

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Raquel. Acho que a página de CPM Portugal funciona mal. A Casa de Exercícios de Santo Inácio também é um fim de semana e são 60€. Mas podes perguntar nas paróquias mais perto da tua residência. Bjs
    • Responder
  • Raquel Ferreira
    Noiva Curiosa Maio 2021 Sintra
    Raquel Ferreira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Noivinhas Smiley smile


    Alguém sabe da existência de cursos (cpm) na zona de Lisboa ou Almada durante o fim de semana?


    O único sítio que encontrei é na paroquia Santa Maria de Belém e a taxa é de 50€ (inclui almoço, que ainda não percebi se era obrigatório).


    Já alguém fez aqui e/ou vai fazer?


    Obrigada

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá milhinha! É a terceira vez que estou a tentar responder a este debate, não tenho conseguido vir aqui, mas... lá consegui hoje responder.


    Mais um ótimo debate teu. No nosso caso não era obrigatório e por esse facto aliado a que a nossa disponibilidade era escassa em Lisboa e em Portugal, decidimos não fazer, sei que podíamos tê-lo feito em Londres mas não quisemos arriscar.
    O CPM da minha paróquia também é muito bom!
    Beijinho
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom! Tenho uma amiga que fez aí também é me falou bem! Bjs
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiz na paróquia São Domingos de benfica são 7 sessões e é gratuito 🙂
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Carla. Se calhar no grupo de Lisboa nao faz muito sentido... mas vou repostando à medida que surgirem dúvidas. Bjs
    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha 😘


    É um debate muito útil para as noivinhas. Já surgiram algumas dúvidas em debates sobre este curso.


    Muito obrigada, estes debates são uma preciosa ajuda no mundo nupcial! 😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Raquel. Sim é muito comum... bjs
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha!


    É decerto um óptimo debate que elucidará os noivinhos que farão o CPM. Por aqui o padre não nos indicou ser obrigatório, como tal optamos por não fazer.
    Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração