Uma das grandes preocupações dos noivos é a decoração do casamento. A mesma deve ser um espelho da sua personalidade e estilo próprio, pelo que deve ser pensado ao mais pequeno detalhe. Desde a cerimónia à zona da festa cada escolha importa para conseguirem ter o resultado que pretendem. De todos os estilos que existem, o retro é um dos preferidos, pelo carisma e originalidade que tem. Entre o vintage e o rústico, há muito que podem fazer para conseguirem que todos os vossos convidados viagem atrás no tempo no vosso dia de casamento. Além de todas as normas de segurança a seguir, se decidiram casar entretanto, nada como fazê-los sonhar por um dia num ambiente único. Inspirem-se com estas ideias!
 

Rendas e fibras naturais

É certo e sabido que os pequenos detalhes fazem toda a diferença. Nos acabamentos dos pormenores da decoração, nos arranjos da decoração floral do vosso dia, nos convites que enviaram aos vossos convidados ou mesmo nas lembranças de casamento, usem e abusem use de tecidos que remetam às décadas passadas, como a renda e o sisal. Trata-se de tecidos delicados, perfeitos para compor a mesa de doces, por exemplo, ou finalizar arranjos quando necessário, além de que darão um toque extra de personalização ao vosso enlace. Também podem incluir na vossa decoração retro selos antigos, que dão o mesmo efeito antigo e retro, mas de um outro ponto de vista vintage.

Molduras penduradas por todos os lados

A grande maioria dos casais que optam por ter um casamento ao estilo retro escolhem elementos de madeira natural para os mais diversos momentos - placas em madeira, indicações da cerimónia ou do copo-de-água, entre outras. Igualmente, os noivos retro também podem escolher outros detalhes como as molduras vintage, em dourado ou prateado envelhecido. Porta-retratos podem facilmente transformar-se em plaquinhas com mensagens ou até serem os marcadores das mesas . Se casam ao ar livre, as molduras penduradas nas árvores ou suspensas darão um toque único ao ambiente. Aproveitem tudo o que existe em casa dos  vosso avós e incluam as molduras antigas para decorar os cantos da festa. 

Máquinas de escrever: combinam com todos os estilos

Quando falamos de máquinas de escrever como peça imprescindível numa decoração retro, é inevitável pensar em uma cerimónia ao ar livre em estilo descontraído e numa decoração que siga a mesma tendência. Tal não poderia fazer mais sentido: um enlace ao ar livre, bem ao estilo rústico, peças de madeira e porta-retratos antigos, bandeirolas, finger food e cerveja artesanal combina com esse objeto tão querido dos maiores fãs do estilo vintage.

Mas não se deixem levar apenas por este estilo de casamento. Se prezam por um enlace com um toque mais sofisticado, e escolheram um local fechado, também podem usar este detalhe na vossa decoração retro. Existem muitos modelos de máquinas de escrever, muitos materiais diferentes, e que se adaptam perfeitamente aos estilos de festas mais elegantes, e mesmo às mais clássicas. 

Recurso a objectos antigos

A mesa de doces e mesa do livro de assinaturas pedem elementos únicos e originais e, nos casamentos de estilo retro ou vintage, os objetos antigos são os responsáveis por esse toque único e personalizado. Além das máquinas de escrever, telefones antigos, relógios e caixas de som, são apenas alguns exemplos dos elementos que podem compor as mesas do local. Baús antigos ou malas de couro antigas também podem dar um toque à decoração ou mesmo servir de apoio para as lembranças, por exemplo. Peças assim deixam qualquer ambiente com muita personalidade aos olhos dos convidados.

Inspirados com estas ideias? O vosso casamento pode ter o ambiente que desejam, e se a ideia é ser de estilo retro, que assim seja. Aproveitem para ver ideias e inspirações e surpreendam tudo e todos com uma decoração à vossa medida.