Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Noivos de Santo António 2023: os casais selecionados e muito mais

Todos os anos, Lisboa enche-se de amor no dia 12 de Junho e 16 casais trocam juras de amor perante toda a cidade. Estes casais podem colocar a aliança nos seus mais que tudo sem quaisquer custos, num dia única! Conheces a tradição de Santo António?

Que noivos é que não sonham com um casamento lindo, com todos os olhos do país atentos ao “sim” e, ainda por cima, num dia especial e sem custos? Este sonho é possível para os 16 casais que, no dia 12 de Junho - véspera do dia de Santo António - vão subir ao altar em Lisboa. A tradição que começou em 1958 perdura até aos dias de hoje e continua a atrair vários casais, todos os anos. Um pacote “tudo incluído” é oferecido aos noivos e ainda têm o prazer de desfilar com as marchas!

A tradição ainda é o que era

Estes casamentos começaram em 1958 e foram ideia do vereador Augusto Pinto como ideia de promover os matrimónios nos bairros mais modestos da cidade. O jornal “Diário Popular” gostou tanto da ideia que levou a cabo todos os esforços para angariar patrocinadores e, logo nesse ano, vários casais subiram ao altar com tudo pago e ainda algum dinheiro, muito útil, para começarem a vida a dois! A tradição foi interrompida em 1974, mas recuperada, 30 anos depois, em 2004 pela câmara de Lisboa.

Os casais

Este ano, 16 casais sobem ao altar, para dizer o tão esperado “sim”. Vêm de nove das 24 freguesias do concelho de Lisboa e têm as mais diversas profissões. Se, em 1958 quando começou, esta tradição se destinava às pessoas com mais dificuldades económicas, hoje em dia há vários critérios que permitem escolher os noivos. A festa conta ainda com os casais de Ouro, que fazem 50 anos de casados.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Casamentos de Santo António (@casamentossantoantonio)

Os locais de sonho

A cerimónia será dividida entre a Sé de Lisboa e o Salão Nobre dos Paços do Concelho. O copo d’água será em conjunto e, depois, os casais farão ainda uma aparição no desfile das marchas populares. Depois, partirão para a lua-de-mel e para o seu "feliz para sempre”!

Lista dos seleccionados de 2023

De diferentes idades, proveniências e profissões, estes casais têm uma coisa em comum: estão à procura de um final feliz que começa no dia 12 de Junho deste ano! Fiquem a saber os nomes dos noivos:

  1. Daniela Andrade e Miguel Almeida
  2. Rita Curto e Gonçalo Ferreira
  3. Carla Picoto e Nuno Duarte
  4. Olena Maksimova e Ion Lilic
  5. Patrícia Santos e Telmo Santos
  6. Tânia Araújo e António Bento
  7. Sandra Gomes e Fábio Andrade
  8. Ana Palmeiro e Dirkjan Verheij
  9. Ana Maia e Hugo Antunes
  10. Juliana Almeida e Fábio Fortes
  11. Cheila Alves e Luís Ferreira
  12. Gabriela Matera e Sérgio Teixeira
  13. Ana Rodrigues e Márcio Silva
  14. Patrícia Fernandes e Francisco Mestre
  15. Carla Ramalho e Hugo Lopes
  16. Andreia Abrantes e Tiago Mendes 

Conhecias esta tradição lisboeta? Abençoados pelo padroeiro da cidade e um dos santos mais associados ao amor e às relações, certamente que estes casais vão ser muito felizes! Se adoraste a ideia de te casar perante a cidade de Lisboa e celebrar o teu casamento com outros casais sortudos, então, podes sempre participar para o próximo ano!