Casas Novas Countryside Hotel
Casas Novas Countryside Hotel

Passados todos os preparativos, e inclusive o vosso dia de casamento, chega o momento de se dedicarem ao novo lar. Para trás ficaram as provas do vestido de noiva, a entrega dos convites de casamento e outros preparativos que vos levaram a um dos dias mais importantes da vossa vida. Agora, e já com a vossa aliança de casamento no dedo, é tempo de traçarem novos objetivos e de deixarem o vosso lar o mais confortável possível. Defendendo que o bem-estar em casa é fundamental para o nosso equilíbrio, o Feng Shui é uma arte milenária chinesa com mais de 6500 anos. Baseia-se na ciência e na sabedoria popular, com o objetivo de melhorar as condições ambientais e trazer harmonia e felicidade a um lar. No entanto, e porque nem todas as casas são desenhadas de origem tendo em conta esta arte, há que adaptar o vosso espaço a esta técnica da melhor forma possível. Nem todas as práticas do Feng Shui são fáceis de replicar, mas podem tentar as mais importantes, principalmente na escolha da decoração e organização de elementos no vosso quarto que, segundo esta arte, deve ser o santuário do casal.

Disposição e formato do quarto

Para o Feng Shui, a harmonia e equilíbrio são essenciais. Como tal, estes ideais devem ser aplicados ao mobiliar e organizar o quarto de recém-casados. A escolha da posição do quarto é muito importante. Escolham a divisão da casa que esteja a este ou sudeste, para que apanhe muita luz do sol e que esteja isolada de ruído. O quarto deve ter forma quadrada. Se isto não for possível, tenta colocar um armário ou outro móvel num dos cantos para tornar o quarto o mais quadrado possível.

Posição da cama

A cama não deve estar em linha reta com a porta. Deve estar situada no centro do quarto, para que exista equilíbrio. Se a cama estiver encostada a uma das paredes pode fazer com que o elemento do casal que fique do lado de dentro se sinta apertado ou bloqueado na “relação”, enquanto que a que esteja do lado de fora, ao ter mais espaço, pode ter a tentação de abandonar a relação. A cama deve estar numa parede lisa, sem janelas, nem nada pendurado, como quadros ou símbolos religiosos. Segundo o Feng Shui, quando mais clean, melhor, para trazer equilíbrio e uma sensação de paz a ambos.

Simetria e números pares

Tentem dormir numa cama grande com duas almofadas. Se gostarem de ter mais almofadas na cama, então procurem ter sempre um número par. As mesas de cabeceira não têm de ser iguais, mas devem estar as duas à mesma altura. Coloquem um pequeno candeeiro sobre cada uma delas para criar esse equilíbrio e escolham luzes em tom amarelado para criar uma sensação de conforto e aconchego. Esta luz cálida é ideal para fomentar a tranquilidade antes de dormirem.

A escolha das cores

Usem cores terra em tons suaves para a decoração do vosso quarto. São cores calmas que proporcionam o amor e a boa relação dos casais. Eliminem tons muito escuros como o cinzento ou o bordeaux, já que dão a sensação de que o quarto fica mais pequeno, ou tons muito vivos como o fúcsia, amarelo ou vermelho, cores enérgicas que vos deixarão agitados e despertos. Se gostam da tendência minimalista – e das decorações total white  – os tons mais suaves e claros vão encaixar perfeitamente no vosso lar.

Espelhos e aparelhos eletrónicos

Se tiverem algum espelho, devem evitar que este se veja desde a cama, pois diz-se que interrompe o sono. Por outro lado, não se deve ter nenhum aparelho eletrónico que possa distrair o vosso descanso, como televisões, computadores e telemóveis. Também devem evitar ter material de estudo e trabalho no vosso quarto, por estes objetos podem fomentar o vosso stress e cansaço. 

E para estimular o romance...

... o Feng Shui sugere óleos essenciais (idealmente de Ylang Ylang, rosa e sândalo), assim como flores rosas ou brancas em números pares. Também podem decorar a cama com alguns objetos vermelhos (uma manta aos pés da cama, duas almofadas, etc), dado que esta cor estimula a paixão. 

Hotel Rural Casa Samaiões
Hotel Rural Casa Samaiões

Por último, mas não menos importante, é a limpeza do quarto. Tentem mantê-lo sempre limpo e com um cheiro agradável. Se usarem ambientadores, escolham um aroma que seja suave e que não tenha cheiro a cítricos ou com muitas espécies.

O que achas destas dicas? Agora que já não tens que pensar nos vestidos de cerimónia das tuas damas ou no sabor do bolo de casamento, há que manter o vosso lar o mais confortável e equilibrado possível. Começa pelo quarto, já que será uma das divisões mais importantes da casa!