Helena Tomás Photography

Depois de veres o anel de noivado da tua amiga, é natural que sintas uma alegria sem precedentes. E se ela te enviar um convite de casamento no qual também te convida a ser dama de honor... nem há palavras para descrever a sensação! Mas atenção: ser dama requer muito trabalho e dedicação, desde ajudar a noiva a encontrar lojas de vestidos de noiva até auxiliá-la nos momentos mais conturbados. Além disso, este papel também acarreta algumas despesas, muitas das quais passam desapercebidas até ao último momento... Para que não tenhas surpresas, reunimos uma lista dos gastos que tens de considerar ao aceitar ser dama de honor: 

1. A toillete do dia C

Assumir o papel de dama de honor dá-te a certeza de, pelo menos, uma despesa: o vestido de gala comprido que irás usar no dia do enlace da tua amiga. Hoje em dia, e graças à influência norte-americana, é comum que a noiva ajude com esta despesa quando se trata de um vestido que deve ser igual para todas as damas. No entanto, também pode dar-se o caso de que esta não possa comparticipar, o que faz com este gasto esteja completamente nas tuas mãos. Um conselho? Reúne-te com as outras damas e debatam quanto querem gastar. Depois, procurem um modelo que assente o melhor possível a todas para tentar evitar as alterações. 

Rita Santana Photography

2. Cabeleireiro e acessórios

Uma vez escolhido o vestido, é mais que natural que comeces a percorrer, na tua mente, todos os acessórios que necessitarás para completá-lo. Sapatos, mala, colares, brincos... Quais são os elementos que tens de comprar novos e quais são aqueles que podes reutilizar? Lembra-te que, quando mais puderes poupar nestes elementos, mais poderás investir noutros. Do mesmo modo, considera que terás que ir ao cabeleireiro para fazer um penteado apanhado requintado, ou ainda comprar um toucado para adornar o penteado semi preso que escolheste. Nesta linha, a manicure e a pedicure - ou qualquer outro tratamento de beleza que consideres necessário - também devem ser tomados em conta. 

Florista Oura Flores

3. Eventos pré-casamento

Antes do dia da boda, existem alguns eventos que devem ser organizados pelas damas de honor ou nos quais estas devem estar presentes, tais como a festa de noivado ou o jantar de véspera de casamento. Embora participar nestes eventos não suponha um gasto muito elevado - sobretudo se comparado com a despedida de solteira - vale a pena calcular que, muito provavelmente, vais querer luzir um outfit novo ou oferecer um presente de casamento à tua amiga.

Primeiro Plano Audiovisual

4. A despedida de solteira

Em alguns casos esta festa é organizada pela mãe da noiva, mas, regra geral, esta é uma responsabilidade das damas de honor, o que poderá representar mais uma facada no teu orçamento. Organizar esta festa implica escolher um bolo alusivo à ocasião, planear atividades divertidas, comprar presentes para a noiva e/ou encomendar uns robes personalizados para todas. Aqui, o nosso conselho repete-se: reúne-te com as restantes damas e debatam o orçamento que têm disponível para esta celebração. Se for baixo, podem optar por fazer uma pijama party em casa, por exemplo. Se for bastante folgado, têm luz verde para planear uma viagem ou um retiro em grupo. 

Ambiance Weddings Azores

5. Transporte e alojamento 

Seja para a despedida de solteira ou para o casamento, há temas que devem ser tratados com antecedência. Se a despedida de solteira for fora da vossa zona de residência, há que tratar não só do transporte como do alojamento, sendo que a parte da noiva fica a cargo das damas. Já no que diz respeito ao dia C, calcula se necessitarás de transporte e alojamento e começa a contrastar preços. Quando mais cedo tratares destes pormenores, melhores preços e opções encontrarás. Um último conselho? Se muitos dos teus amigos vão estar presentes no evento, tenta coordenar-te com eles para estes temas. Dividir um carro ou um airbnb entre um grupo sai muito mais em conta!

Pé de Flor - Atelier Floral

Ser dama de honor é criar memórias especiais com a noiva que ficarão para sempre e terão muito mais significado do que as prendas de casamento originais que os noivos escolheram para dar aos convidados. Entre algumas arrelias e situações limite, com certeza vão criar momentos únicos que farão história como, por exemplo, o dia em que foram experimentar penteados de noiva ou escolher ou vestidos. Afinal, a Amizade é uma forma de amor!