Quinta do Pinheiro
Quinta do Pinheiro

Decorar o novo lar pode ser uma tarefa tão divertida quanto fatigante. Por ser um processo que implica muitas decisões, é primordial que determinem tudo em conjunto. Ter um anel de compromisso também significa isso mesmo: ajustar tudo de forma a que os dois se sintam confortáveis.

Na decoração, podem incorporar as prendas de casamento, as fotos do grande dia (nas quais se veja o teu lindíssimo vestido de noiva!) e outros elementos que considerem importantes. Mas acima de tudo, é importante que ambos se sintam identificados com a casa e a sua decoração. Se for necessário, decidam individualmente o que realmente preferem, o que é imprescindível e o que pode ser negociado, e conversem francamente sobre a vossa visão. 

Temos algumas sugestões para que possam ter um lar organizado, harmonioso e cheio de recordações especiais. Tomem nota! 

Os vossos bons momentos

Incluir recordações dos bons momentos que viveram juntos é sempre uma boa ideia! Escolhe as melhores fotos do casamento (nas quais se veja o teu lindo vestido de noiva de renda), e também de viagens, passeios e eventos especiais... Ideias para apresentá-las? Uma guirlanda - ou corda - onde as fotos estejam seguradas com molas. Assim, vão poder ir trocando as fotografias e até adicionar outros elementos (bilhetes, pequenas notas, etc). Outra ideia divertida consiste em "montar" uma galeria de fotos numa das vossas paredes, utilizando marcos de diferentes tamanhos, materiais e cores. O resultado vai ser muito original!

Finalmente, dediquem uma estante (ou uma prateleira) às vossas recordações preferidas. Nela podem incluir fotografias, souvenirs das vossas viagens, um exemplar dos vossos presentes de casamento... Este cantinho vai arrancar-vos sorrisos diariamente! 

Quinta da Boubã
Quinta da Boubã

Uma paleta de cores perfeita

Uma forma de manter a harmonia é usar de forma restrita a paleta de cores, para que o ambiente seja elegante e relaxante. Embora hoje em dia se usem cores intensas para pintar as paredes, estas devem ser balanceadas com tons neutros e claros, de modo a não sobrecarregar os espaços. Por exemplo, se têm uma parede pintada de vermelho ou rosa escuro (bordô, burgundy, rubi, etc...), o ideal é conjugá-la com branco e/ou cinza claro. Do mesmo modo, se optaram por um azul escuro opaco, devem tentar incorporar elementos bege e/ou pêssego. 

Os ambientes minimalistas também estão na moda, e são perfeitos para os casais que procuram simplicidade e organização. A madeira é um ótimo material para um ambiente minimalista, sobretudo se conjugada com uma decoração maioritariamente branca. Para os casais modernos, o minimalismo industrial, onde os móveis escandinavos são protagonistas, assenta como uma luva e até permite a incorporação de elementos mais coloridos. 

Momentos com Design
Momentos com Design

Plantas e flores (verdadeiras!)

As flores não servem apenas para decorar eventos ou os penteados com tranças de inspiração boémia. Na realidade, as flores são perfeitas para trazer harmonia e romance a qualquer ambiente. Se querem que a vossa casa tenha um toque de romanticismo único, decorem-na com flores e plantas verdadeiras. Se têm pouco tempo para cuidar das plantas e comprar flores frescas, apostem por cactus, suculentas e potus. Estas plantas têm muita resistência e trazem frescor aos ambientes. 

Caso tenham um jardim ou uma varanda espaçosa, plantem ervas aromáticas! Manjericão, salsa, alecrim, cebolinha... Para além de úteis, estas ervas também vão ajudar a perfumar o ambiente, trazendo uma fragrância rústica e cozy aos vossos espaços exteriores. 

Momentos com Design
Momentos com Design

Uma questão de organização

Se têm dificuldade em desfazer-se de alguns objetos queridos que se têm vindo a acumular ao longo dos anos, pensem na seguinte pergunta: Se houvesse um incêndio, quais seriam as coisas que salvariam em primeiro lugar? (O teu vestido de noiva Rosa Clará não conta!).

Se há coisas que não merecem ser "salvas", provavelmente estão a ocupar demasiado espaço nas vossas vidas. Pensem em tudo o que têm a mais na vossa casa e ponderem vendê-las (ou fazer uma doação). O minimalismo também é um estilo de vida, não apenas de decoração. Por isso, observem a vossa casa com atenção e detetem todas as coisas inúteis que possuem. Assim, vão ter mais espaço livre e desfrutar de um ambiente mais simples e harmonioso. 

Inspirados com as ideias que partilhamos? Então metam mãos à obra e comecem a organizar o vosso novo lar! Agora que o bolo de casamento já foi devorado, as lembrancinhas de casamento entregues e a lua de mel desfrutada, começa uma nova epata a dois. Estão preparados para embarcar nesta aventura?