The Hatman - Photo & Film
The Hatman - Photo & Film

Se há véus, tiaras e toucados para usar com o penteado de noiva e dar personalidade vestido de noiva, hoje o nosso foco é um dos acessórios mais icónicos e versátil que o noivo pode usar para cortar o bolo de casamento: o chapéu! Se estás à procura de um statement bem arrojado, um apontamento de estilo ou de um simples toque diferenciador no teu look nupcial, descobre os cinco modelos preferidos dos noivos modernos! Do típico homburg à elegantíssima cartola, são vários os looks que podes obter com cada modelo de chapéu. Ora comprova!

1. Chapéu de palha, para enlaces ao ar livre

Um perfeito ar campestre, a descontração nos gestos e a despreocupação no olhar… noivos rústicos e boho chic não podem chamar completo a um look que não tenha ainda este elemento! Aposta em cores suaves e em gamas de tons como o pastel, o beige e o nude e deixa de lado o papillon e a gravata para abraçar o estilo rústico que apenas este acessório te pode proporcionar!

Prassa
Prassa

2. Homburg, um clássico versátil

Com abas curtas, as pontas ligeiramente reviradas e um aspeto que não destoa da intensidade e seriedade do rosto, o homburg é um modelo de chapéu que funciona para o homem como uma tiara no penteado apanhado da noiva. Clássico o suficiente para se adaptar à cerimónia mais tradicional, mas versátil quanto baste, para que não te sintas overdressed numa festa de cocktail… ele é também uma referência perfeita ao cinema, uma vez que foi o icónico modelo que Al Pacino usou na trilogia “O Padrinho”.

The Hatman - Photo & Film
The Hatman - Photo & Film

3. Newsboy, uma referência vintage

Tal como o nome indica, este chapéu remete-nos ao imaginário dos jovens ardinas dos filmes antigos. É um modelo mais indicado para o inverno, com um topo arredondado e abas a direito, que pode apresentar as mais diversas cores, do mítico cinzento escuro ao elegante padrão Oxford. Muito usado também pelo sexo feminino – e perfeitamente adaptável a um vestido de cerimónia curto - o newsboy hat ficou célebre pelos clássicos de Hollywood e é perfeito para um enlace onde queiram celebrar este estilo vintage.

Cleofe Finati
Cleofe Finati

4. Cartola, charme de outros tempos

Um verdadeiro statement para noivos arrojados e a recriação de uma era pautada pela classe e elegância. A cartola é um acessório de charme que funciona como complemento do fato de um verdadeiro gentleman. Ideal para casamentos temáticos e/ou extremamente requintados, para complementar uma aliança de ouro branco e um look de alfaiataria, este modelo é um eterno clássico que assenta como uma luva aos mais românticos.

Petrelli Uomo
Petrelli Uomo

5. Breton cap, o chapéu dos marinheiros

Feito maioritariamente de lã e com origem em França, o Breton Cap é um chapéu com uma coroa arredondada e uma aba profunda, sempre virada para cima. Uma tira colocada acima da cabeça proporciona um ajuste confortável a quem usa este acessório boémio e divertido. O seu estilo, normalmente associado a atividades marítimas, é perfeito se trocam alianças de casamento na praia e&ou envoltos num ambiente que lhe preste homenagem. 

Cleofe Finati
Cleofe Finati

Curioso para saber qual o chapéu que te assenta melhor? Mais clássico e formal, ou descontraído? Usar um chapéu, por si só, é uma afirmação de estilo e gosto pessoais a que apenas alguns noivos se atrevem depois de enviar os convites de casamento. Pode ser usado desde o início da cerimónia, ou exclusivamente no copo de água até entregarem as lembrancinhas de casamento. Qual é o teu favorito?