Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Casamentos e coronavírus: perguntas e respostas

Em tempos de COVID-19, são muitas as dúvidas em relação à realização dos casamentos. Face a isso, Casamentos.pt uniu esforços e compilou algumas perguntas e respostas, de forma a esclarecer os casais. Não percam!

Devido ao coronavírus vivem-se tempos de mudança, e de alguma incerteza. Se já tinham data marcada para os primeiros meses do ano para o grande "sim, aceito" provavelmente viram-se forçados a repensar no plano do grande dia do casamento. A maior parte dos casais portugueses, por questões de segurança, adiaram o grande dia para nova data. No entanto, surge alguma inquietação, e algumas questões por aclarar. Casamentos.pt reuniu 10 questões de forma a informar os noivos nesta nova etapa das suas vidas. Ora vejam!

Quando estão autorizados os casamentos?

A grande questão por parte dos noivos...no entanto governo português. 1 Referiu apenas que as igrejas deverão voltar a abrir portas no final de maio (31) para celebrações comunitárias de acordo com as regras impostas, mas que as celebrações que incluem grande concentração de pessoas, como os casamentos, ficam suspensas até o novo ano pastoral, ou seja até setembro.

Adiámos para nova data... e agora?

A mudança de data certamente interfere com os prazos e com o número de convidados. Seguramente as medidas de distanciamento conhecidas até ao momento vão continuar a afetar os casamentos, e por consequências muitos casais continuarão a trocar a data do grande dia C.

Se tinham o casamento marcado para estes primeiros meses de 2020, e se tiveram que remarcar para outra data, não desanimem! O primeiro passo é manter a calma e a motivação para a realização do vosso grande dia e ser consciente que numa fase como esta, sem precedentes, foi a melhor decisão a ser tomada. Aceitar que nada está cancelado, apenas num novo dia, e que o vosso amor superará esta fase de espera. 

Posso seguir com os preparativos?

Claro que sim! A organização do casamento requer meses e meses de preparação, visitas e inúmeras viagens para escolher os melhores convites de casamento, o vestido de noiva perfeito, decidir a localização do copo de água ou escolher os detalhes práticos que estejam de acordo com a estética do grande dia. No entanto, apesar da fase de desconfinamento já permitir algumas saídas, ainda há restrições atuais devido ao coronavírus que limitam significativamente as saídas para o exterior, mas nao implicam que deixe de se organizar. Planear o grande dia em casa pode ser uma boa opção.

Podes aproveitar o conforto do teu lar para falar com o fotógrafo profissional e o videógrafo contratado. Certifica-te de que eles perceberam bem quais são os teus requisitos. Se achares necessário, coleciona ideias que gostas na secção Real Weddings em Casamentos.pt para lhes mostrar. Não só é uma grande ajuda na escolha dos maiores detalhes, como, ao mesmo tempo, conquista-se confiança mútua, o que é uma mais valia para o grande dia. 

Quantas pessoas posso convidar para o meu casamento?

Ainda não foi avançado um número em concreto, no entanto a partir de 1 de Junho já estão previstas a abertura da maioria das atividades, como espaços com mais de 400 m2 mas com lotação restringida, e mantendo sempre as medidas adequadas de segurança e a distância social mínima. Com isto acredita-se que futuramente se possam realizar cerimónias com um maior número de pessoas. Fiquem calmos e conscientes porque o vosso amor vence tudo!

Como adaptar o vestido de noiva a outra estação?

O ideal em cada caso é falar com a loja onde foi comprado. Eles saberão aconselhar-te sobre se é suficiente adicionar um xale ou uma capa ... ou se é melhor fazer algum tipo de modificação. Confia na experiência dos profissionais do setor, eles melhor que ninguém sabem o que estão a fazer! Liga-lhes e explica a situação e deixa-os pensar na melhor solução para fazer a mudança da estação do casamento certa ... sem mudar o teu vestido de noiva de sonho!

Devemos mudar a data do casamento nos convites e nas alianças?

É uma decisão muito pessoal em cada caso. Há casais que preferem mantê-la porque essa era "data" original, enquanto outros preferem modificá-la. Também existem aqueles casais que decidem fazer novos convites e aqueles que optam por comunicá-lo aos seus entes queridos por correio, telefone ou redes sociais. Da mesma forma, existem casais que tendem a não mudar a data do casamento que aparece nos seus anéis de casamento, outros que decidem regravá-los com o novo dia e outros que desejam ter os dois. Cabe a cada um de vocês escolher o que melhor vai de encontro ao que querem para o momento.

Podemos ir de lua de mel?

Viajar para fora ainda é uma incógnita, tudo dependerá da evolução ou contenção do coronavírus e do que os diferentes países determinam, porque muitos deles continuam com as fronteiras fechadas, e há deles que impõem quarentenas obrigatórias aos visitantes. Sem esquecer aqueles que proibiram a entrada de turistas de determinadas nacionalidades. No entanto marcar a tão desejada escapadela a dois dentro de Portugal não é impossível, desde que, claro, cumprindo com todas as regras de segurança impostas pelo Governo e pela Direção Geral de Saúde. 

Devo casar-me de máscara?

Tudo irá depender de como a situação do país estiver na altura em que for imposta uma data para a realização dos casamentos. No entanto, é uma possibilidade, dadas as condições implementadas pelo governo português até então, onde diz que o seu uso será obrigatório em locais fechados e com múltiplas pessoas. 

Devo oferecer máscaras aos convidados?

Porque não? Os casais podem oferecer luvas e máscaras aos convidados como recordações, podendo até ser personalizados ao vosso gosto. É recomendável também que os profissionais usem um equipamento de proteção pessoal, especialmente aos que atendem diretamente os convidados, como a equipa de catering. É uma boa maneira de garantir a segurança no vosso casamento.

Que medidas de segurança devem ser implementadas nos casamentos?

Serão sempre medidas que procuram salvaguardar a saúde e a segurança de todos os convidados para o grande dia C. Entre as medidas mais importantes estarão certamente o distanciamento social como elo fundamental na distribuição dos vossos convidados, e para isso devem ter em consideração a capacidade do local onde farão o casamento. Em vigor estarão também o uso de géis desinfectantes, máscaras e luvas, podendo até ser uma oportunidade para personalizá-las com o logótipo do casamento, por exemplo e disponibilizá-las para cada convidado.

Quanto aos alimentos e bebidas, também haverá medidas rigorosas, como a forma como são servidos em pratos e distribuidos nas mesas. A comida servida na mesa será a opção preferida quando comparada ao buffet.

É hora de relaxar. Pouco a pouco, a atividade nupcial é retomada e, com ela, o casamento dos vossos sonhos. O vestido, o blazer, o bouquet de rosas...Não percam a motivação, porque, apesar do coronavírus, do confinamento, das incertezas, e inseguranças, o amor não é cancelado! E o vosso amor aliado á força e união dos vossos fornecedores tornam tudo possível! Continuem a sonhar, e façam deste sonho, a vossa realidade! 

Referências

  1. Governo Português https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22