No dia C, todos os detalhes importam. Sim, não é só o vestido de noiva, a entrada dos noivos na receção, o copo de água ou o corte do bolo de casamento que captam todas as atenções dos convidados. Pequenos pormenores decorativos, gestos de carinho que tenham com todos os presentes, e detalhes que façam com que sintam incluídos no vosso dia farão toda a diferença. Assim, num momento tão único como a cerimónia, onde jurarão amor eterno e trocarão finalmente as vossas alianças de casamento no altar, incluir uns missais de casamento por onde os convidados se possam guiar pode ser uma excelente ideia. Se querem ver algumas ideias personalizadas para o vosso missal de casamento, não percam a galeria que preparamos para vocês! 

O que é o missal?

O missal é o programa da cerimónia que inclui todas as suas partes importantes. Assim, as orações, leituras, textos e músicas - se for o caso - escolhidas para o momento devem ser colocadas no vosso missal, para que os convidados se possam orientar. Assim, e ainda que a informação possa variar, o missal deve ainda incluir o nome dos noivos, a data e o nome do local da cerimónia na capa. No seu interior, deve conter a estrutura da celebração, o nome do oficiante ou padre, a liturgia do sacramento e leituras, o repertório de cânticos escolhidos, uma citação personalizada, curiosidades que considerem relevantes e, por fim, uma mensagem de agradecimento aos convidados.

Do estilo minimal ao rústico

Tal como toda a papelaria do vosso casamento, os missais devem ser personalizados de acordo com o vosso estilo e ambiente do casamento. No momento em que comecem a ver ideias para convites de casamento, ementas ou seating plans, aproveitem para definir também o estilo do missal. Ainda que – e principalmente se casam pela igreja – este deva ser sempre um pouco mais formal, podem escolher o mesmo tipo de letra para a capa, ou incluir alguma descrição ou ilustração personalizada. Do estilo minimal ao rústico, a imaginação não tem limites!

Para os que amam o estilo clean, uns missais brancos com as vossas iniciais são perfeitos. Para os que adoram a estética vintage, os elementos florais e os tons pastel são uma excelente aposta, assim como a inclusão de flores ou verdura natural, bem como a renda ou o veludo. Já os casais mais modernos, que adoram o estilo industrial chic, podem escolher os tons metalizados para a capa do missal, por exemplo. Em suma, tal como podem personalizar os convites, também podem dar asas à criatividade e criar uns missais cheios de personalidade!

O missal deve ser igual aos convites?

Ainda que, por norma, o formato do missal seja retangular quadrado, este não tem porque ser igual aos convites de casamento. O missal pode ter algumas características semelhantes, como o tipo de letra ou uma frase original definida pelos noivos, para criar alguma coerência em todo o material gráfico do seu dia. No entanto, podem escolher um convite de casamento personalizado e descontraído, e optar por um missal mais formal, por exemplo. A cerimónia é um momento muito particular e emotivo, que deve ser vivida como idealizaram. Esta pode ser totalmente independente do resto – ter uma decoração floral distinta e um missal mais clássico, por exemplo – ou ser o inicio de um dia vivido num determinado ambiente decorativo escolhido por vocês. Esta escolha fica ao critério dos noivos, que podem ou não querer criar uma coesão entre elementos gráficos ou diferentes partes do seu dia de casamento.

Pormenores que fazem a diferença

Tal como em todos os elementos decorativos ou acessórios do look nupcial, existem pormenores que podem que podem fazer toda a diferença nos vossos missais. Para um penteado de noiva de cabelo solto, uma coroa de flores naturais ou um toucado poderão dar-lhe um plus de charme. Na decoração, um centro de mesa personalizado pode ser a chave de umas mesas elegantes e originais. E, no que diz respeito aos missais de casamento, incluir algum elemento diferente pode captar a atenção dos convidados na cerimónia. Podem incluir umas lágrimas de alegria dentro do missal, juntar-lhe um cartão com uma mensagem personalizada, ou mesmo incluir uma fotografia vossa. Outra ideia para surpreender, são as ilustrações personalizadas, ideais para os mais descontraídos e que querem surpreender em cada detalhe. Para cerimónias ao ar livre, podem juntar ao vosso missal uns óculos de sol ou um leque – que servirá também como uma lembrancinha de casamento barata, mas muito original.

Para mais ideias, inspirem-se na galeria e criem um missal de casamento à vossa medida. Tal como irás apostar tudo no teu penteado de noiva, acessórios ou vestidos de cerimónia das damas de honor, no momento de subir ao altar, nada pode falhar. Incluir uns missais na cerimónia só irá fazer com que os convidados a sigam atentamente e não percam este momento tão único do vosso dia.