Ir para o conteúdo principal
Casamentos

Como escolher o menu das bebidas para o vosso dia

É o que dita o ritmo da festa e tempera a refeição. Marca a pausa, o clique fotográfico e o melhor brinde! Afinal, há algum truque para acertar com o menu das bebidas?

Street Shaker

Quase tão importante como o menu gastronómico, é decidir o que vai ocupar os copos de todos os presentes. Mais tradicionais ou exóticas, com ou sem álcool, as bebidas temperam o momento e equilibram a refeição. Seja um bom copo de vinho para acompanhar a tábua de queijos para entrada, ou o champagne que pede um brinde no instante certo, ajudamos na hora de decidir o que beber num dia tão especial. 

Nunca dispensar um bom vinho

A importância de um bom vinho começa antes mesmo da refeição. Tinto ou branco, mais ou menos adocicado. Para que consigam um equilíbrio perfeito entre texturas e sabores, devem aconselhar-se junto dos responsáveis da refeição ou, para uma autêntica experiência premium, contratar um sommelier.

É necessário adaptar a carta de vinhos às sugestões gastronómicas e à estação. A textura, a diversidade de sabores e a temperatura da comida poderá ser potenciada com o vinho certo. Dediquem algum tempo a descobri-lo.

Quinta de Sant'Ana

Champagne para o brinde

Champagne é aquela bebida que não pode faltar numa celebração como esta! Pronto para qualquer brinde, para refrescar a tarde e acompanhar o bolo, sempre à espera de se deitar num copo alto e elegante e de um motivo para festejar.

Noite temática? Yes, please

Tudo o que precisam é de rum, lima, açúcar mascavado e a vossa água gaseificada de eleição! Digam olá aos melhores mojitos! Não só para celebrar aquela viagem única a Cuba, mas para recordar o calor que se faz sentir nas ruas para dar as boas-vindas ao verão, optem por cocktails alusivos a um país ou a uma região que vos traz essa sensação de viajar, sem que tenham de se deslocar muito. 

Cocktail Team - Bar Catering

E se querem dar as boas-vindas às noites quentes de primavera com uma bebida subtil e sofisticada para um casamento mais elegante, não podem faltar o gin e o Martini. De vários sabores e misturas possíveis, são alguns dos favoritos em clima de festa nupcial. E versatilidade não falta para que se adaptem aos mais diversos ambientes.

Definir o conceito

Comecem por fazer um brainstorming e também definir o perfil da festa. Determinar o número de convidados, o tipo de serviço e o local do evento é o ponto de partida. No caso de uma cerimónia mais intimista com poucas pessoas, irão certamente optar por uma refeição à mesa, que não pede tanto bebidas brancas ou cocktails de verão. Por outro lado, se escolherem o que beber primeiro e, caso tenha optado por álcool destilado, como vodka e licores, poderão facilmente adaptá-los a vários tipos de celebração, uma vez que têm a vantagem de, quando devidamente lacrados, poderem ser consumidas em qualquer momento, sem restrições.

South Side Bar Catering

Um menu personalizado

Consultar cartas de outros espaços ou eventos apenas será útil como forma de inspiração. Cada festa terá as suas particularidades, o seu ambiente, um público alvo específico e os acompanhamentos certos para que daí possa surgir a carta ideal. Não se precipitem, criar uma obra prima como estas pode levar algum tempo a apurar.

Banquetes Zé Maria Catering

Escolher um casamento sem hora chave para a refeição? Impensável! Tal como o é definir tudo menos a bebida. Mais do que o complemento perfeito para as refeições, as bebidas ditam a duração do evento e o ritmo da festa! Vão estar presentes em todos os momentos da receção e devem ser sempre adequadas ao estilo da mesma, bem como aos convidados. Para evitar álcool em demasia, convém dar também alternativas apelativas e que sejam um ponto chave nos sabores a degustar à mesa. Disponibilizem águas aromatizadas refrescantes, águas com gás e sabores e sumos de fruta que refresquem qualquer momento!