Descomplicar os primeiros tempos da vida de casados é a palavra de ordem. A partir de agora vão partilhar a mesma casa e a vossa vida. Depois da azáfama da escolha do envio dos convites de casamento, da escolha do penteado da noiva, das alianças de casamento e da viagem de lua de mel, chegou o momento em que vão começar a partilhar o dia-a-dia. Pode não ser fácil, mas temos algumas sugestões para que tudo corra da melhor maneira possível. O importante é terem uma vida de casal estruturada e feliz.

Lovely Moments
Lovely Moments

1. Hábitos diários

Lá porque agora vivem na mesma casa não significa que não se cumprimentem com um beijo ou que não se telefonem ou enviem mensagens um ao outro durante o dia. Se estes eram os vossos hábitos antes de casarem então conservem-nos. “Bom dia amor”, “sonhos felizes”, “como estás?” e “como correu o teu dia?” devem continuar a fazer parte das vossas vidas. Para sempre!

2. Mantenham a vossa vida social

Os vossos dias não têm que ser apenas a dois. Sim, são os primeiros tempos de vida de casados, mas os vossos amigos e familiares querem continuar a partilhar momentos de lazer convosco. Que tal organizar um jantar com os amigos para partilharem histórias do vosso casamento? Não gostavam de saber qual foi a reação da avó da noiva quando a viu com um vestido de noiva curto? E um lanche com a família para saber se gostaram do grande dia e apresentar a vossa nova casa? Todavia, não se limitem a estes encontros, tenham também saídas sem ser em casal. É importante estarem juntos, mas não é de somenos importância terem uma vida além do casamento.

Agaesse Fotografia
Agaesse Fotografia

3. Dialogar é importante

A partir de agora a vossa família nuclear são vocês os dois, como casal. Por muito que seja importante receber aconselhamento das vossas pessoas mais próximas não descurem o diálogo a dois. Conversem e debatam as vossas decisões. Qualquer assunto é de ambos e é a conversar que se devem entender. Com tranquilidade e paz tudo se resolve.

4. Nunca se deitem zangados

Aborrecimentos e discordâncias acontecem e fazem parte da vida. Nem sempre se vive num mar de rosas. Os desentendimentos, por mais pequenos que sejam, devem ficar resolvidos no próprio dia. Não é bom dormir sobre ressentimentos até porque isso, não só, prejudica o sono como leva a despertares inquietos. (Re)aprendam a respeitar as opiniões um do outro e a pedir desculpas ou a assumir que erraram. Se for preciso quebrem o gelo com uma história divertida sobre o vosso casamento, por exemplo, recordem o dia em que escolheram em que foram fazer os convites de casamento. A compreensão é um dos pilares de uma relação saudável.

5. Trabalhos domésticos

Fazer a lida da casa pode ser um problema. Neste departamento “procrastinar” parece ser a palavra de ordem. Mas não é preciso fazer disto um bicho de sete cabeça! Decidam entre ambos quais as tarefas que mais gostam de realizar e dividam o trabalho dessa forma. É um dado adquirido que desempenhamos melhor as tarefas de que mais gostamos, ora neste departamento as coisas funcionam da mesma forma. Enquanto o fazem podem ouvir músicas de que gostem, conversar sobre o dia-a-dia, fazer planos ou relembrar o quão deslumbrante a noiva estava com o seu penteado semi preso no dia C.

Quarto de Lua
Quarto de Lua

6. Renovem os vossos votos

Partilhem os vossos sonhos e aspirações. Mantenham e criem novos objetivos comuns e definam formas de os atingir. Nunca se esqueçam que têm um passado em comum que vos trouxe até aqui e que vos levará para um futuro duradouro. Apoiem-se também nas decisões individuais de cada um, por exemplo, no trabalho ou até na escolha de um novo hobby ou atividade desportiva. Tudo nos corre melhor quando temos o apoio daqueles de quem gostamos.

7. Eternos namorados

Namorar, namorar, namorar! Esta regra é básica e dela devem usar e abusar. Não deixem de ter partilhas de afetos, não deixem de fazer surpresas um ao outro e comemorem sempre as datas importantes. Manter uma relação requer dedicação e carinho, ambos são a base para que o vosso casamento dure e perdure e no tempo. “Não tenham medo de dizer “Amo-te!”. Estejam atentos ao outro e reguem as vossas vidas com amor e atenção.

Agaesse Fotografia
Agaesse Fotografia

A escolha do bolo de casamento ou do estilo dos convites de casamento já ficou para trás... Agora é tempo de criar novas memórias e vivências para adicionar à vossa história. A vossa família é o mais importante e há que estar presente na vida um do outro diariamente.