Casamentos

Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt

Os casamentos continuam a ser afetados por medidas de segurança consequentes da pandemia causada pela COVID-19. Em Casamentos.pt lançámos este centro de ajuda com informações constantemente atualizadas, para que saibas como será o teu casamento.

Se planeias casar nos próximos meses, as informações que vamos oferecer neste centro de ajuda em Casamentos.pt vão ser muito úteis. Com as constantes mudanças nas medidas de segurança em Portugal, está a tornar-se cada vez mais difícil procurar atualmente informações sobre casamentos. Com isto, dezenas de páginas, regulamentos e decretos de todos os tipos fazem parte da nossa rotina diária, para que possam sentir-se exclusivamente informadosatualizados e assim, preparados e confiantes. Fiquem calmos, confiantes que vai tudo dar certo, e sobretudo, atentos! Não percam um único detalhe! 

Como podem comunicar connosco?

Estes são os canais de comunicação que colocamos à vossa disposição para qualquer pergunta ou dúvida que queiram fazer:

  • Comunidade: Compartilhe elogios, dúvidas e amizade na nossa comunidade. Este é o debate central que trata do tema, mas há muitos mais. As administradoras e noivas destacadas vão guiá-los nos vossos primeiros passos. 
  • E-mail: Para mais temas, escrevam-nos para help@casamentos.pt 

Lisboa com o maior número de mortes desde o início da pandemia

A região de Lisboa e Vale do Tejo registou 25 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas: o maior número de sempre desde o início da pandemia em Portugal. Imediatamente a seguir está o Norte, com 11 óbitos, o Centro, com seis, a Madeira, com três, e o Algarve, com uma.

Medidas em vigor

Face à evolução da pandemia em Portugal, em que se regista uma maior transmissibilidade da doença sem que isso corresponda a uma maior pressão sobre os serviços e internamentos do SNS, o Conselho de Ministros decidiu rever e alterar as medidas de contenção da pandemia. Assim, prosseguem em vigor:

  • Reabertura de bares e discotecas no dia 14 de janeiro;
  • Mantêm-se os limites relativos à ocupação dos estabelecimentos comerciais – ocupação máxima indicativa de uma pessoa por cada cinco metros quadrados de área);
  • Nas escolas:
    • Reabertura a dia 10 de janeiro;
    • Fim dos isolamentos de turmas após deteção de caso positivo;
    • Testagem de docentes e não docentes nas duas primeiras semanas após o regresso às aulas.
  • O certificado digital passa a ser obrigatório para acesso a:
    • Restaurantes;
    • Estabelecimentos turísticos e alojamento local;
    • Espetáculos culturais;
    • Eventos com lugares marcados;
    • Ginásios.
  • A apresentação de resultado negativo de teste COVID-19 passa a ser obrigatória para acesso a:
    • Visitas a lares;
    • Visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;
    • Grandes eventos e eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados
    • Recintos desportivos (salvo decisão da DGS).
  • Prevê-se a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública, com exceção das esplanadas.
  • Prorrogam-se até 9 de fevereiro de 2022 as medidas especiais em matéria de testagem para efeitos de voos internacionais.
  • Recorde-se que, devido às novas normas da DGS, existem ainda mudanças nos isolamentos:
    • O isolamento passa a ser aplicado apenas aos casos positivos e seus coabitantes;
    • Pessoas com dose de reforço ficam isentas de isolamento;
    • Isolamento é de 7 dias.

Governo recomenda teletrabalho e testagem regular

O teletrabalho e a testagem regular não entram na lista de novas regras, mas são recomendações do Governo para ajudar a conter a pandemia da covid-19

Casamentos e batizados sem limite de lotação máxima

Relativamente aos casamentos, as medidas ainda não são muito conclusivas. No entanto, até à data de hoje, mantêm-se todas as medidas revigoradas até então, como a ausência de limite de lotação máxima, o uso de máscara obrigatório e todas as regras de segurança. 

Os caminhos abrem-se pouco a pouco para os casais que tencionam celebrar o seu amor com máxima tranquilidade e segurança! Nada parará o vosso amor, e com ele, podem tudo!

Cerimónia Religiosa e Civil

Se no dia do grande dia optaram por uma cerimónia religiosa ou civil, é fundamental conhecerem a importância de todas as medidas de prevenção, isto permitirá que desfrutem de um momento inesquecível com total segurança. O Governo Português estabelece a manutenção da distância de segurança de 2 metros, o uso obrigatório de máscara dentro das igrejas, e respeitar as restantes regras acima descritas relativamente à data da cerimónia. Tendo em mente a proteção de todos, não é nada que não se consiga cumprir com alguma facilidade.

Durante a cerimónia religiosa deve ter-se em conta a remoção de objetos ou substâncias do local, como a água benta e outros objectos simbólicos; providenciar uma sinalização para os lugares que podem ser ocupados de forma a garantir o distanciamento; divulgar amplamente e incentivar a adoção das medidas de protecção e distanciamento físico, máscara e higienização das mãos, afixando, por exemplo alguns cartazes à entrada do local; Disponibilizar um dispensador de solução à base de álcool para as pessoas desinfetarem as mãos, pelo menos, à entrada e à saída do local; higienizar todo o espaço de acordo com a Orientação nº 014/2020 da DGS e aumentar a frequência da higienização dos espaços comuns, bancos, apoios e puxadores de portas, principalmente no final de cada celebração.

O mesmo acontece nos espaços onde vai decorrer a cerimónia civil, para os quais aconselha sempre que possível recorrer à utilização de espaços exteriores, priveligiando mais espaço e liberdade para circular. Nunca se esqueçam que o importante neste dia é a celebração do que vai ser o resto das vossas vidas. É importante cumprir as regras, e mais ainda, celebrar o vosso amor com segurança! É hora de reorganizar, confiar plenamente em todos os fornecedores e começar a preparar com total segurança o vosso dia de sonho! 

Organização da Receção

Ansiosos por desfrutarem com os vossos convidados do tão bem escolhido menu de casamento, resta saber as implicações e medidas preventivas para que aproveitem ao máximo esta experiência. As quintas apenas têm de reduzir a lotação para metade, cuidar para que as mesas estejam colocadas a uma distância segura, (1 metro de distância) assegurar a desinfecção, sendo que, além dos funcionários dos espaços, também os convidados devem utilizar máscara, mas nas mesmas condições em que as utilizam noutros estabelecimentos de restauração.

Mesmo sendo um casamento ao ar livre, é importante ter atenção e dar prioridade a algumas coisas como, cuidados de higienização tendo ao dispor álcool gel, metade da capacidade de lotação nas mesas, o buffet é servido pelos funcionários da quinta, o uso da máscara é obrigatório quando os convidados se deslocam ao interior da quinta para usarem o WC e a decoração das mesas tem de ser mais simples e pequena. Nada que não impossibilite o sucesso do vosso dia!

Animação e entretenimento

Com as novas restrições, a informação sobre as pistas de dança ainda não é clara. Aguardamos por informações concretas por parte do Governo Português e certificamos que vos mantemos devidamente informados. No entanto, não é impedimento para não se divertirem e tirarem proveito do vosso dia. Sejam criativos! Sempre com as devidas restrições de segurança bem presentes, surpreendam os vossos convidados com as melhores ideias de entretenimento! Mantenham a calma e a confiança e a animação e divertimento estão sempre garantidos no vosso grande dia!

Casar nos Açores e na Madeira

Açores não reforçam medidas restritivas

 O Secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses afirma que as medidas anunciadas pelo Governo da República não têm aplicação nos Açores e, para já, a região não vai introduzir alterações nas medidas existentes. O titular da pasta da Saúde defendeu que o surgimento de novos casos de infeção nos Açores decorre de uma "evolução natural", por via da redução de medidas restritivas, mas reiterou que "a vacinação produziu os resultados que se pretendia".

Os Açores tinham, na quinta-feira, 285 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus que provoca a covid-19, dos quais 219 em São Miguel, 25 na Graciosa, 19 em São Jorge, 18 na Terceira, três no Faial e um no Pico. 

Madeira não recua nas novas restrições

Entre as medidas em vigor até agora na Madeira estão a obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação e teste antigénio negativo para aceder à maioria dos recintos públicos e privados. As medidas resultam do aumento exponencial do número de casos de covid-19 nas últimas semanas, bem como dos internamentos e mortes associadas à doença.

Dezenas de pessoas participaram, na passada quinta-feira numa manifestação, no Funchal, contra as novas medidas de controlo da Covid-19 na Madeira, nomeadamente a obrigatoriedade de apresentar comprovativo de vacinação e teste antigénio negativo para acesso a diversos espaços. No entanto, o governo não recua, mantendo todas as regras na ilha até à data:

  1. “Obrigatoriedade de todas as medidas básicas de proteção individual e coletiva, em ambientes abertos e fechados: uso de máscara (quer em espaços abertos ou fechados), higienização, desinfeção das mãos e distanciamento social de 1,5 metros”;
  2. “Recomendação da vacinação a todos os cidadãos com 12 ou mais anos, designadamente com 1,2 ou 3 doses, de acordo com o esquema vacinal recomendado”;
  3. “Para exercer/frequentar atividades/eventos no sector público e privado – nomeadamente desporto, restaurantes, hotéis, cabeleireiros, ginásios, bares e discotecas, culturais, cinemas, atividades noturnas, jogos, casinos e outras atividades similares – todas as pessoas devem estar vacinados e testados (com teste rápido antigénio, com periocidade semanal)”.
  4. Nos lares, “serão obrigatórios os testes semanais a funcionários e residentes. E as visitas passarão a ser restringidas a uma por residente. O visitante terá de ser vacinado e testado (teste rápido antigénio) e semanalmente haverá planos de contingência ativados. Convívios nas estruturas residenciais para idosos só poderão ser realizados com pessoas vacinas e testadas”.
  5. Nos supermercados e grandes superfícies, “o Conselho de governo regional resolveu ainda recomendar utilizadores dos supermercados devem estar vacinados ou testados com periodicidade semanal, com teste rápido antigénio. O executivo recomenda a vacina ou testagem para todos os participantes na Missa do Parto”.
  6. Miguel Albuquerque mantém ainda “a recomendação da vacinação ou testagem com teste rápido antigénio, com necessidade de repetição ao quinto a sétimo dia, para residentes, estudantes e emigrantes e respetivos familiares. Os residentes não vacinados serão orientados para a vacinação nos respetivos centros e enquanto isso não acontecer não podem participar em eventos”.
  7. Nos circos, parques de diversão e as atividades de Natal “serão permitidas”, apesar de “todos os intervenientes devem estar vacinados e testados semanalmente. Mas, as crianças com menos de 12 anos apenas terão de fazer teste.
  8.  “Os jantares de Natal também obrigarão a testagem massiva semanal e vacinação.”
Quanto à realização de celebrações religiosas ou civis, nomeadamente e sem excluir, festas de casamentos, batizados, primeiras comunhões, crismas, festas de finalistas e reuniões familiares, a sua realização respeitará as seguintes obrigações:
 
  1. Nos espaços interiores, quando o número máximo de pessoas permitido, incluindo crianças, seja superior a 100 (cem), as pessoas têm que ser portadoras de teste TRAg, de despiste da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, efetuado nas 48 horas anteriores à realização das atividades/eventos, independentemente de serem portadores de Certificado Digital Covid da União Europeia;
  2. Nos espaços exteriores, quando o número máximo de pessoas permitido, incluindo crianças, seja superior a 500 (quinhentos), as pessoas têm que ser portadoras de teste TRAg, de despiste de infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, efetuado nas 48 horas anteriores à realização das atividades/eventos, independentemente de serem portadores de Certificado Digital Covid da União Europeia.

O teste TRAg de despiste da infeção por SARS-CoV-2 poderá ser realizado nas farmácias, laboratórios, clínicas e postos aderentes à campanha de testagem massiva do Governo Regional, sem quaisquer encargos para os participantes, não relevando para este efeito os testes efetuados de 15 em 15 dias no âmbito da testagem massiva. 

Se pensam em trocar as alianças numa das ilhas incríveis do nosso país, não percam a motivação e a esperança. Continuem atentos e aguardem mais informação por parte do Governo Português, que atualizaremos em Casamentos.pt.

Da escolha do vestido de noiva ao momento em que trocam as alianças de casamento num momento tão delicado como este, é certamente um processo enorme de amor e de grande força. Vocês serão os protagonistas de um evento verdadeiramente único, e com os devidos cuidados para a segurança e saúde de todos não têm de se privar de nada, nem mesmo do lançamento do bouquet de noiva. Celebrem sempre o vosso amor!

Informação Atualizada a 19 de Janeiro de 2022. Continuamos a informar, continuem atentos!

 Referências

  1. Direção Geral de Saúde (DGS): https://covid19.min-saude.pt/portugal-entra-em-estado-de-calamidade/
  2. Diário da república eletrónico: https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/145440403/details/maximized?serie=I&day=2020-10-14&date=2020-10-01
  3. Revista Visão: https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2020-11-08-covid-19-liberdade-de-circulacao-limitada-nas-tardes-e-noites-dos-proximos-dois-fins-de-semana/?fbclid=IwAR1OmbTK1tHYRSYg0zClnco7uhvliXuVsomlQJGhy-I3wsE30Iq9RjcopOE
  4. Notícias ao minuto:https://www.noticiasaominuto.com/pais/1708330/tudo-sobre-como-desconfinar-datas-e-medidas-do-plano-a-conta-gotas
  5. Correio da Madeira:https://www.correiodamadeira.com/2020/04/covid-19-plano-de-desconfinamento.html?fbclid=IwAR2dXEX6rSvzp9xwkngkrjeFY9c6YjZQpPnGSqjT02N1_qqjsiJDeTrGp4c
  6. Governo dos Açores: https://www.prociv.azores.gov.pt/noticias/ver.php?id=2506
  7. Governo Português: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22

 

Outros artigos que lhe podem interessar