Ir para o conteúdo principal
Casamentos

As tendências de Carlo Pignatelli para 2020/2021

Queres ser um noivo Pignatelli? Francesco Pignatelli, diretor criativo da marca Carlo Pignatelli, conta as últimas tendências da nova coleção, com algumas dicas de estilo para aprimorares o teu look, não percas!

Os fatos formais masculinos da linha Pignatelli são um marco da moda nupcial italiana há mais de 50 anos: uma alta produção de acessórios para cerimónias, tecidos preciosos e um olho também para vestidos de noiva. Mas o que será que Carlo Pignatelli e a sua equipa reservam para o futuro? Entrevistámos Francesco Pignatelli, diretor criativo da marca, para que possa revelar alguns pequenos segredos sobre as novas tendências sazonais.

Já compraste os vestidos de noiva, mas tiveste que alterar a data nos convites de casamento? Não percas as dicas que possibilitam dar ao teu look uma "nova vida"!

1. Casamentos.pt: Qual é o elemento de tendência na nova coleção?

Francesco Pignatelli: O elemento que certamente estará na moda na nossa próxima coleção é o smoking. Aqui no escritório, gostamos de defini-lo com uma expressão: a "mania de fumar". Praticamente, na nossa próxima coleção, haverá uma enorme proposta para esse tipo de visual. É uma peça de vestuário que se adapta cada vez mais às necessidades da nossa vida, todos os dias e no dia do casamento. É uma peça absolutamente flexível, que oferece a possibilidade de interpretá-la de maneiras diferentes, de modo que consegue cobrir uma faixa etária inteira, cada uma com as suas necessidades. Gostaria ainda de salientar que, em todo o caso, o smoking não se compara a um vestido de noiva, mas nos últimos anos tornou-se um tendência e uso obrigatório nas cerimónias.

2. C: Vão haver novidades sobre os tecidos?

Pignatelli: Em relação aos tecidos, há um pequeno parêntises a ser feito, porque a novidade mais importante que já realizámos há algum tempo é o uso dos tecidos verdes, ou seja, tecidos que não possuem materiais ou corantes não certificados, portanto, que não têm rastreabilidade. Usamos sempre materiais tão naturais quanto possível.

3. C: O que distingue a sua coleção?

Pignatelli: O que mais diferencia as duas coleções é esse desejo de incluir no look tecidos feitos com materiais naturais. Começamos a usar muita seda e muita lã e, mesmo que sejam materiais que geralmente causam problemas nos casamentos, nas últimas temporadas voltaram muito e marcam, de fato, a diferença entre a última coleção.

Os dois tecidos que podemos definir "redescobertos" são algodão e linho. Historicamente, são materiais de verão, mas pouco compatíveis com o casamento por causa de algumas características que até então não eram apreciadas, enquanto hoje foram valorizadas em especial para casamentos comemorados de maneira mais casual e descontraída, dando uma resposta adequada ao casamento. 

4. C: Muitos casais tiveram que adiar o casamento para os meses mais frios. Que conselho daria para aqueles que terão que reajustar os seus looks? Será possível com alguns dos acessórios ou complementos das suas coleções?

Pignatelli: Para todos os que foram forçados - devido a esta situação que estamos a atravessar - a adiar o casamento a partir de setembro, pensámos numa série de serviços projetados para eles. Primeiro que tudo, continuamos em contato com os nossos clientes para interagir com as suas necessidades e resolve-las no local. O que já preparámos internamente, é a possibilidade de combinar acessórios selecionados com alguns acessórios, como casaco, cachecol, luvas ...

Carlo Pignatelli

Obviamente, estamos a fazer isso de uma maneira muito elegante e sob medida. Na minha opinião, dá a possibilidade (dado que, ao mudar a cerimónia para o inverno, fomos obrigados a desistir de alguns elementos), para tirar o capricho de completar o seu visual com alguns pequenos acessórios e torná-lo ainda mais interessante e divertido.

5. C: Vamos falar sobre o slogan que agora se tornou um lema da casa de moda Pignatelli ... o que "eu compro Made in Italy" representa?

Carlo Pignatelli

Pignatelli: "Eu compro Made in Italy" é um slogan que adotamos imediatamente, também porque corresponde à estratégia que decidimos seguir como empresa. Sim, desde o ano passado, pensei em transferir a produção de todas as nossas coleções para a Itália (fabricamos algumas pequenas cápsulas no exterior, feitas principalmente para prestar um certo tipo de serviço) e, em vez disso, durante um ano, lentamente

Estou a trazer tudo de volta para as fronteiras italianas. Acho que é eticamente correto, especialmente neste momento em que enfrentamos uma crise económica. Acreditamos que produzir tudo internamente pode ser uma mais-valia que damos às nossas peças de vestuário, mas, acima de tudo, uma forma de respeito por todos os trabalhadores que estão no nosso território e que possuem um grande know-how que não devemos perder. A trazer tudo de volta para Itália, esperamos ter conseguido um pequeno gesto em direção a um sistema que precisa de se continuar a desenvolver ao longo do tempo.

Se desejam manterem-se atualizados sobre as últimas notícias de noivo e noiva de Carlo Pignatelli, não se esqueçam de visitar o nosso catálogo de noivas. Podem encontrar os modelos da tua preferência filtrando por estilo, decote ou comprimento.