Uma onda de esperança e positividade abraça as nossas vidas em 2021, que está bem à porta. Se marcaram o vosso enlace para um dos meses do próximo ano, estar ocorrente das últimas tendências é o mote para conseguirem o dia com que sempre sonharam. Prestem atenção às tendências de casamentos antecipadas por The Knot Worldwide, empresa de casamentos líder mundial, e grupo onde pertence Casamentos.pt. Estas tendências marcam uma evolução e uma adaptação à situação atual que provavelmente vai ser vivida na próxima temporada. Desde decoração do espaço à moda nupcial, não percam um único detalhe deste artigo, que certamente vos ajudará a alcançar os resultados que tanto ambicionam para o maior "Sim", das vossas vidas! Preparados para saberem o segredo do sucesso do grande dia? 

A organização do grande dia

Dentro das tendências do casamento, alguns aspectos importantes irão mudar, já que a organização do grande dia será, em geral, mais longa e as possibilidades de escolha do dia do casamento serão ampliadas.

1. Casamentos entre a semana: Esta é uma das grandes tendências de 2021, pois por uma questão de calendário e de orçamento (preço mais acessível), cada vez mais casais optam por casar em dias durante a semana, ao invés de escolherem os típicos dias de fins de semana. 

2. Organização mais larga: A alteração das datas entre a maior parte dos casais, tornou o tempo entre o pedido e o dia da celebração do casamento consideravelmente maior do que era até ao ano passado. Mais de um terço dos casais que ficaram noivos no último trimestre deste ano marcaram a data do casamento a partir 2022, passando a organizar o grande dia com mais tempo, podendo ir dos 18 aos 24 meses. 

3. Atividades ao ar livre: Casamentos mais casuais e na natureza. Desde a cerimónia ao cocktail, do banquete à animação, todos os espaços podem ser realizados ao ar livre, à luz das estrelas.

4. Celebrações de dia: Os casamentos diurnos estão em alta, oferecendo mais espaço para celebrações ao ar livre, em tendas e jardins, e em diferentes épocas do ano. O copo de àgua e todos os outros detalhes do casamento também se vão adaptar a este novo registo que está em voga.

5. Eleição consciente dos profissionais: Preço e estilo não são mais os critérios de decisão únicos ou predominantes. Para muitos casais das novas gerações existem critérios de solidariedade, diversidade e sustentabilidade que causam impacto na hora de escolher os profissionais que os acompanham neste processo. Hoje em dia, começamos a notar uma escolha consciente de profissionais especializados para casais gay, como empresas lideradas por mulheres ou minorias, entre outros, para poderem apoiar causas e reafirmar as suas convicções.

6. Menos protocolo, mais espontaneidade: A nova geração procura uma experiência mais natural, com menos protocolo, e mais brindes! Em ambientes mais íntimos ,do que em anos anteriores, e com convidados mais próximos, é o cenário perfeito para pequenos brindes casuais e grandes brincadeiras, serem dados mais facilmente durante a celebração. 

7. Distribuição irregular de assentos: A colocação de cadeiras e mesas durante os casamentos torna-se mais casual e menos simétrica, resgatando a beleza da natureza e respeitando assim a distância e os pequenos agrupamentos. 

8. Tecnologia ao serviço dos casamentos: Além dos convites virtuais e dos casamentos em formato Zoom, a tecnologia veio para continuar a evoluir e a melhorar a experiência do casamento. Especificamente, os fornecedores e espaços do casamento agora podem planear visualmente e mostrar aos casais como será o espaço e até mesmo mostrá-los pessoalmente graças à realidade virtual.

As flores e a decoração do espaço

Mais uma vez, o compromisso com a natureza será, de acordo com The Knot Worldwide, a tendência dominante entre os últimos gritos de decoração de casamentos.

9. Carpas e guirlanda de luzes: É umas das consequências de mais casamentos exteriores. Já imaginaram umas belas tendas, uns toldos modernos e guirlanda de luzes a definir o cenário? Sem dúvida que marcam um clima romântico, elegante e moderno. Conseguem resistir? 

10.Cores naturais: Bege, madeira, branco, marrom e verde combinadas com branco destacam-se no próximo ano. Tudo muito natural, nada artificial. Os casais mais ousados ​​vão combiná-lo com detalhes de cores mais vivas em bouquet, decoração, mesas, etc.

11.Salão no exterior: Os chill out's evoluíram e as circunstâncias de celebrar casamentos no exterior aceleraram este processo. Levamos os sofás, as mesas e a decoração das salas para o exterior criando ambientes confortáveis ​​e acolhedores que o convidam a passar mais tempo, rodeado pela natureza e arranjos de flores. 

12.Flores reservadas e secas: Em voga vão estar tambem as mesas cheias de decoração natural. Flores preservadas em buquês e coroas, arranjos decorativos e folhas de palmeira secas ditam esta tendência.  

Diversos fornecedores

Variados profissionais, e sempre bem sucedidos, vão certamente ajudá-los a concretizar o dia dos vossos sonhos. O trabalho que eles exercem com vocês é indispensável, e fundamental para conseguirem tudo tal e qual como sonharam!

13. Fotógrafo profissional: As suas capturas serão essenciais nos casamentos de 2021, embora os casais queiram que as imagens sejam mais espetaculares e originais do que nunca para compartilhá-las em suas redes sociais. WedShoots, a aplicação gratuita da Casamentos.pt continuará a ser uma ferramenta prática e perfeita na hora de partilhar imagens e vídeos do grande dia e criar jogos ou concursos.

14. Lembranças para os convidados: Para além das tradicionais lembrancinhas para os convidados como caixas ou bolsas, agora podem ser incluídos também gel hidroalcoólico, máscaras personalizadas, o programa de casamento entre outros detalhes e presentes ajustados à nova normalidade. 

15. Animação Wow, a protagonista da festa: Como a dança pode ser um tanto limitada, os casais estão a debater-se com maneiras únicas de entreter os convidados: uma banda ao vivo, um DJ, um comediante, um imitador de celebridade ...Além disso, uma cabine fotográfica 360, bailarinos, um pintor ao vivo ou mesmo um sorteio no jantar podem ser bons elementos surpresa. Agora, mais do que nunca devem ser criativos e inovar no que toca ao entretenimiento e animação do vosso dia. 

16. Acompanhamento musical: A cerimónia, o aperitivo e o banquete costumam ser acompanhados por música ao vivo ou de fundo. Mas de acordo com The Knot Worldwide, em 2021 incluirá também música de fundo descontraída ou alguma animação nos diversos momentos intermediários, como a mudança de pratos, por exemplo.

O banquete

É verdade, a personalização da mesa e as porções individuais serão um marco importante nos casamentos de 2021!

17. Decoração de mesa mais emocional: Montagens cuidadosas, com delicadas toalhas de mesa de linho, copos, velas, notas personalizadas e detalhes íntimos e elaborados vão fazer das vossas mesas completamente únicas e recordadas por todos. 

18. Aperitivo individual: E que tal um variado sortido de cocktails apresentados em porções individuais, para continuar a saborear a variedade mas sem ter de a partilhar? Um excelente sugestão que marcará o vosso banquete. 

19. Bolos de casamento para cada convidado: O mesmo acontecerá com os bolos de casamento. E é que se até agora os mini bolos - pequenas réplicas do original - eram uma opção, agora esta é uma realidade a ser posta em causa. Prevalecendo sempre as sensações, que nunca mudam, ao saboreá-lo.

20. Bolos minimalistas: Um retorno ao básico definirá a tendência nos bolos de casamento de 2021: menos é mais! E com sabores clássicos. Mas não faltarão opções de personalização, seja com formas, texturas, ou até flores frescas ...

21. Mesas de doces? Sim mas diferente: As versões individuais levarão também às ideias fantásticas para a barra de chocolate que, no próximo ano, será apresentada em forma de embalagem para cada um de teus familiares e amigos. Entre as opções que decidirem incluir, não se esqueçam dos cookies personalizados. Acreditem, serão imperdíveis em 2021!

22. Bar aberto ... na mesa: Como o desejo de comemorar  o teu casamento e a ânsia de diversão permanecerão inalterados, os convidados poderão pedir as bebidas que desejarem após o banquete. Qual será então a diferença? Será servido à mesa.

A moda nupcial

As tendências em vestidos de noiva que surgem são perfeitas para refletir perfeitamente os teus gostos e a tua personalidade no dia so casamento. Vais brilhar como nunca, sendo sempre tu mesma, na impactante passagem pelo altar. 

23. Naturalidade acima de tudo: Estamos a começar a deixar para trás os vestidos com espartilho, muito rígidos e sufocantes, os casacos matinais e os smokings. O conforto e o estilo natural prevalecerão nos vestidos de noiva e nos fatos de noivo 2021, mas claro, sem sacrificar a elegância ou o estilo. Esta tendência tende a aumentar, seja a partir de uma paleta de cores, um estilo ou um tema específico.

24. Minimalismo: Ao mesmo tempo que recuperamos a naturalidade, voltamos às linhas puras e às formas minimalistas. Com esta tendência, a estampa e o tecido do vestido ganham importância, e o destaque fica para a noiva.

25. Vestidos de noiva curtos: Seja para a cerimónia civil, para o micro-casamento íntimo antes da grande festa, para o momento do baile ou para um evento anterior, os vestidos de noiva curtos são um bom recurso como segundo vestido ou mesmo como primeiro. 

26. Looks Polivalentes: A adaptabilidade deste ano será transportada para os vestidos de noiva em 2021. Os vestidos que oferecem às noivas uma escolha de vários looks ou adequados para diferentes situações serão muito populares, especialmente para quem está a comemorar dois casamentos (por exemplo, Primeiro íntimo e depois a grande celebração). Detalhes como mangas e caudas removíveis, saias, e toppers combinando apareceram em quase todas as coleções nesta temporada, o que significa que existem muitas maneiras diferentes de abraçar esta tendência.

27. Mangas compridas: As mangas compridas recuperaram a sua presença na última década. Em 2021, em vez de mangas de renda justas, veremos estilos volumosos, folgados ao longo do braço e ajustados no pulso. 

28. Decote quadrado: Clássico, este tipo de corte volta a estar totalmente em voga graças ao facto de ser muito lisonjeiro tanto para as noivas com peito grande como para as que o têm pequeno, embora se destaque pelo seu conforto.

29. Costas muito baixas: Sensualidade máxima é o que este tipo de costas oferece, perfeita para conseguir o desejado efeito WOW no dia do casamento. Não passarão despercebidos por ninguém!

Lua de mel, lua de fel

Outra das tendências que não vais querer perder quando chegar o momento do grande "sim".

30. Nanolua de Mel: Com todas as restrições para viajar para destinos distantes e ter a lua de mel de sonho, os casais aproveitam a oportunidade para visitar destinos locais com uma "nanolua de mel", antes da grande lua de mel, que certamente farão num futuro próximo. 

Inspirados com estas tendências do próximo ano? Não é para menos! Com estas dicas vão conseguir o dia com que sempre sonharam, e surpreender tudo e todos com a inagualável dedicação que dispõem em cada pormenor da organização do grande dia. Continuem dedicados a todo este processo que o casamento acarreta, mas sobretudo, desfrutem a dois de cada momento, lembrando sempre que o grande amor que vos une supera tudo...até a própria expetativa em relação a um sonho!