Opiniões de Ricardo São Marcos Fotografia

Ricardo São Marcos Fotografia

Salvaterra de Magos

Inês S. Enviado a 25/10/2023

Insubstituível

Eu e o Ricardo somos ambos fotógrafos de casamentos e por isso a minha escolha poderia ter sido difícil … mas não foi!
    Já tinha uma ideia de portfolios que gostava e decidimos começar por marcar reunião com o Ricardo. 1h a falar e só no fim falámos do casamento 😂 Senti logo que era a pessoa certa e na escolha de um fotógrafo isso é meio caminho andado. Divertimo-nos muito na sessão de solteiros e no dia foi espetacular. Nunca nos incomodou , é super discreto e ao mesmo tempo divertido. Deixou me super relaxada de manhã ainda que eu senti-se que estava atrasada. Foi flexível em pormenores que gostava de fazer e não lhe escapou nada.

Obrigada por tudo

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Fotografar o grande dia de outro profissional da área é um peso enorme! Mas com vocês do outro lado foi tudo mais fácil, foram uns noivos exemplares e o dia foi simplesmente incrível! Muito obrigado por terem confiado em mim as memórias do vosso grande dia! Um beijinho grande!
    Joana F. Enviado a 08/10/2023

Melhor fotógrafo que já vimos!

Aconselhamos vivamente a contratarem os serviços do Ricardo. Todo o casamento não seria o mesmo sem ele. Melhor fotógrafo que já conhecemos. Desde a sua excelente qualidade de trabalho à empatia criada com os noivos e os convidados. Não deixa ninguém indiferente!

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Muito obrigada pelas vossas palavras Joana, mais uma vez. Adorei fazer parte do vosso dia! Continuem a ser felizes como já são, mas daqui a uns tempinhos, a tres
    Beijinho Grande
    Raquel L. Enviado a 27/06/2023

Casamento 26/06/2023

Já conhecíamos um pouco o trabalho do Ricardo, mas sem dúvida que mesmo assim ficamos surprendidos em como tudo correu ainda melhor do que o esperado.
    Ele acedeu ao nosso pedido e nada foi forçado, apenas tiramos as fotografias que queríamos e quando queríamos. Tudo o resto foi natural e nem nos apercebiamos que estávamos a ser fotografados. Tudo isso ajudou a que o conseguíssemos aproveitar o nosso dia de forma mais intensa e especial!

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Fotografar o casamento de amigos é sempre muito especial! Continuem com essa energia e alegria que sempre tiveram! Um beijinho grande

Anne B. Enviado a 13/07/2023

O melhor fotógrafo

Super divertido, mete logo toda a gente à vontade! Não há aquela “estranheza” de ser fotografado! Fotos incríveis! Obrigada Ricardo por teres refletido tão bem o nosso casamento!

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Muito obrigado por me acolherem nas vossas famílias como se fosse mais um membro! que dia incriveeeeeeeel que foi!! Até eu cheguei ao fim todo partidinho da festa ahahah
    Um beijinho e um abraço
    Maria M. Enviado a 03/06/2023

A nossa primeira escolha

A nossa primeira, e única escolha.
    O Ricardo é um profissional de excelência, o gosto pelo que faz, faz com que o resultado do seu trabalho seja uma arte.
    A boa disposição, o seu bom humor, e o seu à vontade, são sem dúvida uma mais valia para ficarmos à vontade com as câmaras, somos descontraídos, e não queríamos ser pressionados a tirar fotos, o Ricardo é incansável, e fotografou o nosso casamento como um documentário, não esquecendo das fotos e momentos a dois, que foram tão importantes e especiais para nós.
    Não temos palavras para descrever o Ricardo, tanto como profissional, como pessoa.
    Obrigada Ricardo, vamos levar-te connosco para a vida!

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Muito obrigado por me receberem tao bem no vosso grande dia! Foi um gosto enorme! Um beijinho grande.
  • Ines
    Inês O. Enviado a 02/08/2022

Fotografia sem pressão

O Ricardo é um profissional que se adapta aos noivos e as suas expectativas. Como um casal descontraído, não queríamos a pressão das fotos da praxe e o Ricardo conseguiu fazer um trabalho brilhante captando a nossa essência de formal natural. Adoramos trabalhar com ele e recomendamos a 100%

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Foi um prazer enorme poder registar o vosso grande dia (finalmente, não é? À terceira é de vez!) Que sejam tão felizes como têm sido até hoje! Um beijinho grande.
    Patricia G. Enviado a 08/07/2022

Equilibrio perfeito entre o familiar e o profissional

Não temos palavras para descrever a forma como o Ricardo foi especial no nosso dia e na preparação do mesmo. Sempre atento e com as dicas perfeitas!
    Ele o Filipe fizeram a melhor equipa que podíamos ter escolhido para partilhar e documentar o nosso dia.

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Foi um gosto enorme poder ajudar vos no que precisaram e registar o vosso grande dia da forma como vocês mereciam. Sejam felizes.
    Nuno R. Enviado a 06/11/2022

Fotos | Casamento 2022

Não há palavras suficientes para descrever o trabalho do nosso grande amigo Ricardo São Marcos!
    As fotografias do nosso dia são magníficas e lindíssimas, conseguiu captar a nossa essência e todos os momentos deste dia de uma forma tão natural que na maior parte das vezes nem sentimos a sua presença nem das suas objetivas a apontarem para nós!
    Sempre muito bem disposto, consegue estalebecer muito boa ligação (e muito rápido) com os noivos e com os convidados.
    Todos os convidados que ainda não conheciam o trabalho do Ricardo elogiaram bastante o nosso álbum de fotografias.
    O Ricardo é um profissional incrível, e o seu trabalho é de uma excelência incomparável!

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Vocês deixam me sem palavras sabem bem o quão eu adorei registar o vosso casamento Ps: fico na dúvida se quem escreveu isto foi a sara ou o nuno
    Ana G. Enviado a 13/09/2021

O melhor fotógrafo!

Para além de excelentes fotos, o Ricardo é um bem disposto. Todas as sessões que fizemos e o dia do casamento, foi excelente!

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Como vocês já sabem, o vosso casamento tinha um gostinho especial. E registá-lo foi um enorme prazer. Foi dos dias mais bonitos de 2021, meus lindos. Um beijinho grande e um abraço ao David.
    Inês M. Enviado a 05/10/2021

Adorámos o trabalho do Ricardo!

Simpatizámos com o Ricardo desde a primeira reunião. Super disponível e flexível, conseguiu ir ao encontro de tudo o que pretendíamos, tanto na sessão de solteiros como no dia do casamento. A sua boa-disposição foi essencial para nos deixar mais à vontade, a nós e a todos os convidados, e isso é visível na fotos! Gostámos muito do resultado final, obrigada Ricardo e Cláudio! Foi um dia muito feliz, também graças a vocês.

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Muito, muito, muito obrigado por tudo Inês, mesmo! Vocês foram incríveis e sem isso, nada teria sido possível. Um beijinho grande e um abraço ao Tiago!
    Diana D. Enviado a 13/01/2022

Profissionalismo e simpatia = fotografias maravilhosas

Já conhecia o Ricardo, mas quando vimos o portefólio identificámo-nos logo com o tipo de trabalho e adorámos as fotografias. Então não pensámos muito e nunca duvidámos da nossa escolha. E tínhamos razão para isso, no dia, e o resultado final, foram ainda melhores do que o esperado. Não podíamos ter ficado mais satisfeitos! O Ricardo e o Paulo, que foi nosso segundo fotógrafo, são muito simpáticos, disponíveis e colocam as pessoas super à vontade. Aliás, o feedback dos convidados e família, é que para além das fotos maravilhosas, eles foram incríveis durante o dia. A sessão de namoro foi ótima para criar logo uma empatia e um à vontade, que foi fundamental para o grande dia. O resultado foi como disse fenomenal, o álbum ficou mesmo bonito e a entrega do trabalho foi rápida. Adorámos mesmo, os nossos amigos e família também adoraram, e ficámos com recordações para a vida. Ficámos mesmo satisfeitos e felizes por vos ter escolhido para o nosso dia, e agradecemos a vossa simpatia, disponibilidade e profissionalismo. Recomendamos a todos os noivos que escolham o Ricardo para o vosso dia, não se vão arrepender.
    PS: Venha daí o trash the dress.

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Fiquei sem palavras ao ler este bonito texto que escreveram. Gratidão é só o que me vem à cabeça. Fui recebido como se de um membro da família me tratasse e só tenho a agradecer. O resultado... Só foi possível pela nossa química. Foi um dia lindo! (Ainda apor cima o meu aniversário, quem diria, não é?) Venha daí a sessão.
    Ana F. Enviado a 09/08/2021

Simpatia e profissionalismo

O ricardo é muito simpático e profissional.
    Nós e todos os convidados ficamos muito satisfeitos com o resultado.
    Voltávamos a escolher os serviços dele.

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Muito obrigado pela oportunidade! Foi um gosto enorme eternizar o vosso grande dia! Um beijinho grande.
    Susana I. Enviado a 31/08/2020

A nossa primeira escolha

O Ricardo foi a primeira escolha de fornecedor que tivemos para o nosso casamento. Ao longo do tempo, para além de fotógrafo foi confidente, companheiro e um amigo. Se no nosso dia tudo correu bem, muito se deve aos nossos fornecedores e o Ricardo foi sem dúvida uma das nossas melhores escolhas. Recomendamos a todos os casais e iremos, de certeza, contar com ele para outros eventos da nossa vida. O nosso muito, muito obrigado!

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Num ano tão atípico como foi 2020 surgiram vocês pelo caminho. E ainda bem! Além de clientes ficam amigos. É um prazer enorme continuar a registar os momentos mais felizes da vossa famílias. Um beijinho grande.
  • Vítor
    Vítor M. Enviado a 31/08/2020

A primeira escolha foi a mais acertada possível

O Ricardo foi a primeira escolha de fornecedor que tivemos para o nosso casamento. Ao longo do tempo, para além de fotógrafo, foi confidente, companheiro e um amigo. Se no nosso dia tudo correu bem, muito se deve aos nossos fornecedores e o Ricardo foi sem dúvida uma das nossas melhores escolhas. Recomendamos a todos os casais e iremos, de certeza, contar com ele para os eventos da nossa vida. O nosso muito, muito obrigado.
    Ana F. Enviado a 24/01/2020

Fotografias genuínas

Já conhecíamos o Ricardo antes de o contratar, mas ele superou as nossas expetativas.
    Adorámos a capacidade de captar os momentos de forma espontânea e como parte da festa. E o resultado final foi incrível! Não não cansamos de rever as nossas fotos!
    Obrigado por tudo!

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Um dos dias mais especiais de 2019! Uma amizade que perdura desde 2011! Foi uma honra poder registar este vosso dia. Sabem o quão gosto de vocês! Um beijinho grande às duas.
  • Claudio
    Cláudio Enviado a 03/11/2018

Ricardo "caçador de momentos"

Não tem como agradecer ao Ricardo pelo seu trabalho, em comunhão com o seu side-kick Nuno Lopes! O Ricardo mostrou um instinto matador no que à captura de momentos diz respeito. Mostrou-nos que a câmara fotográfica faz parte da sua anatomia e eternizou o nosso casamento de uma forma brilhante e natural. Um fotógrafo que sente e vibra com os momentos que lhe são providos pela objectiva a todo o instante. Apesar de ainda não ter o meu álbum de casamento feito (foi há menos de 1 mês), as fotos que entretanto tive acesso aguçaram muito a minha curiosidade pela sua qualidade. Preço indubitavelmente acessível para quem teve de se deslocar do continente para a ilha da Madeira para fazer o seu trabalho.
    Aposta ganha! Recomendo vivamente!

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Claudio, meu caro amigo! Mais uma vez obrigado por toda a hospitalidade com que fomos recebidos na mágica ilha da Madeira e pelos roteiros com que nos conduziram a conhecer a tua terra natal. Voltarei certamente e talvez mais cedo do que espero pois fiz lá amigos (que já eram vossos). Um grande abraço e tudo de bom para a vossa vida. Vocês merecem!
  • Ana T
    Ana T. Enviado a 25/10/2018

Fotografia 10 estrelas

Prestaram um serviço excelente, se é que assim se pode chamar porque para nós e para os convidados não eram fotógrafos, eram amigos de câmara na mão. Muito profissionais na preparação tanto da sessão de solteiros, como no casamento e na sessão após o casamento. Não podíamos ter pedido melhor! Muito criativos e originais sem dúvida, verdadeiros artistas!

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Olá Filipa! Que belos dias passados na ilha da Madeira na vossa companhia! Esperamos que esteja tudo bem com vocês e com a vossa família (sim, agora já é apenas uma família). Espero que nos encontremos em breve para "matar saudades" das belas ponchas. Beijinho!
    Marta Enviado a 30/09/2018

A nossa melhor escolha

O Ricardo é um excelente profissional que se tornou quase parte da família no dia do casamento. Super acessível e bem disposto, sempre pronto a ajudar e com enorme talento. Não queríamos fotos com poses e afins, queríamos tudo natural e ele conseguiu captar todos os momentos e detalhes sem que nós nos apercebêssemos que ele lá estava, o que era muito importante para nós. Estávamos com medo da sessão de solteiros pois nunca tínhamos feito algo assim e somos um pouco avessos às câmaras, no entanto, sentimos-nos super bem e conseguimos descontrair sendo que o resultado final nos deixou muito felizes. Esta sessão permitiu que no casamento estivéssemos completamente à vontade com o Ricardo e com a máquina. Correu tudo muito bem e sem dúvida que voltaríamos a contratar o Ricardo. Estamos ansiosos por ver o álbum! Obrigada por tudo, Ricardo!

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Muito obrigado por tudo! Foi um prazer poder registar este que foi (até ao momento) o melhor dia das vossas vidas. Mal posso esperar por nos voltarmos a cruzar. Um beijinho grande e um grande abraço ao Nuno!
    Leonor P. Enviado a 23/10/2018

Um dia inesquecível com o melhor fotógrafo de sempre

O fotografo era algo em relação ao qual estávamos muito nervosos. Não temos muito jeito para tirar fotos e na verdade sentimo-nos sempre ligeiramente ridículos a sorrir para a câmara. Ponderamos até nem ter fotógrafo, assim evitávamos o constrangimento. Até aparecer o Ricardo. Desde o primeiro contacto percebemos que era A escolha. Muito simpático, bem disposto, disponível, que nos pôs muito à vontade, queríamos tê-lo no nosso casamento. Porque sabíamos que independentemente de tudo íamos gostar da sua companhia no casamento, como parte integrante. Não houve um momento sequer em que não nos sentíssemos à vontade, estávamos a ser nos próprios com um amigo que por acaso tinha a tão "odiada" máquina fotográfica. Tão descontraídos nem nos apercebemos se teríamos muitas ou poucas fotos de casamento, só que as que tivéssemos seriam excelentes. As nossas fotos estão maravilhosas, naturais, retratam uma história de amor tal como foi vivida, com intensidade. Ainda hoje, três meses depois do casamento, falamos com o Ricardo, chateamos a pedir novas coisas, que são sempre recebidas com um sorriso e enorme profissionalismo. Muito obrigada Ricardo! Portanto noivinhas, tenham juízo, este fotógrafo é 5 estrelas.

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Muito obrigado meus queridos. Foi com enorme gosto que registei o vosso dia. Ganhei certamente mais dois amigos, duas pessoas incríveis que se amam de uma forma que nunca antes tinha visto.
  • Sylvie
    Sylvie C. Enviado a 29/10/2018

Os melhores fotógrafos

O Nuno e o Ricardo foram a escolha perfeita! No momento de descrever o trabalho destes dois, faltam as palavras! A paixão, a dedicação e o prazer não só pela fotografia, mas também por todos os detalhes do casamento foram notórios logo desde o primeiro contacto e foi exatamente isso que fizeram no nosso. Mais que dois fotógrafos foram dois amigos que estiveram presentes na nossa cerimónia e vão continuar a estar na nossa vida e isso deixa-nos de coração cheio! Também os convidados ficaram maravilhados com todo o profissionalismo, discrição, alegria e boa disposição contagiantes. Essa descrição foi também assinalada pelo padre que no fim da cerimónia deu os parabéns à equipa de fotógrafos considerando-os como os mais discretos que tinha conhecido. Apesar de não termos dado por eles, eles estavam lá para registar todos os momentos fantásticos como só eles sabem fazer. Recomendamos a 1000%.

Resposta de Ricardo São Marcos Fotografia:

Muito boa tarde caros amigos. Gostaria de vos agradecer as palavras a nós endereçadas e relembrar que o vosso grande dia foi apenas o inicio de uma boa amizade! Já sabem que poderão contar connosco para o que der e vier! Um beijinho!