Virginia
Destacada Maio 2019 Tavira

Entrar em forma para o dia c

Virginia, a 22 de Agosto de 2019 às 11:22 Publicado em Fórum Antes do casamento

Bom dia gente bonita

Como quem é vivo sempre aparece, cá estou eu outra vez para dar o ar da minha graça.

Já há alguns meses tenho pensado em fazer este debate, mas a verdade é que este é um assunto bastante delicado, já que toda a gente é diferente e tudo varia. Mas hoje falo um pouco sobre perder peso para o dia C.

tenor.gif?itemid=9645618

(reparem na seleção do GIF, não estivesse a Tina Fey a comer bolo como eu como, mas a usar uma sweat com o meu nome - ataque pessoal! hahahaha)

Em primeiro lugar quero deixar claro algumas coisas:

- eu não sou nenhuma profissional da saúde, nutrição ou fitness;

- cada metabolismo funciona de forma diferente;

- devemos todas amar os nossos corpos e as nossas imperfeições;

- e só devemos mudar o que nos incomoda a nós, não aos outros.

Dito isso, conto-vos a minha jornada (para quem já não leu em algum debate por ai): eu e o meu marido decidimos casar em outubro, o que nos deixou com 7 meses para planear tudo. Nessa altura, estava eu bastante acima do peso e igualmente infeliz com o meu corpo, mas tinha o pensamento "ele gosta de mim assim".

Em novembro, encontrei o meu vestido: lindo, rendado, perfeito. Mas pequeno. A loja estava a fechar e aquele era o último disponível, e era precisamente 2 tamanhos abaixo do meu. Tinha de fazer alguma coisa, e lá mexi-me.

O que resultou pra mim pode não resultar para todas, antes de qualquer mudança aconselho uma consulta com um médico e/ou nutricionista, mas foi basicamente isso:

Comecei a treinar. Aos poucos, 3 vezes por semana, para apanhar o ritmo. Depois 4 vezes, 5, 6. Para me manter dedicada e focada, passei a ter treinos com uma personal trainer, que, digo-vos: custa algum dinheiro? Custa. Os treinos são intensivos? São. Pensamos que vamos morrer à meio? Pensamos. Mas dá-nos também o bichinho para tentar mais, para ter mais força, mais resistência, mais energia. Acabamos por desafiar-nos a nós próprias e sabe bem quebrar os nossos próprios limites.

Nisso aprendi que cardio não é tudo. É preciso levantar peso, fazer agachamentos, tonificar o corpo, para que a gordura se transforme em músculo. Não se esqueçam que 1kg de músculo tem muito menos volume que 1kg de gordura. Aprendi que os números na balança não são tudo: há semanas em que perco 1kg, mas porque ganhei massa muscular, o que faz com que, na realidade, tenha perdido gordura. Foco-me na percentagem de gordura corporal e nas medidas, é onde vejo mais resultados.

Depois de conseguir dedicar-me ao exercício, aliei-me à uma nutricionista. Passei a ingerir 2300kcal diárias - antes comia cerca de 800, pensava que "quanto menos comer, mais peso perco". ERRADO. Nem todas as calorias são iguais, e ao comer mais, estamos a evitar que o corpo busque músculo como energia e ao invés disso queime gordura.

A minha dieta também muda a cada 2 semanas, para que não fique aborrecida e tenha menos tendência a "fugir" da dieta. Atualmente, a minha dieta consiste em:

Pequeno almoço: 60grs de pão integral com 2 fatias de fiambre de aves ou queijo fresco magro, sem manteiga, chá ou café sem açúcar/com adoçante;

Lanche: 1 peça de fruta;

Almoço: 150grs de proteína magra (peixe, frango ou marisco), 3 colheres sopa de carboidratos (massa integral, arroz integral, milho, grão, quinoa ou 1 batata doce pequena), meio prato de vegetais/salada;

Lanche: 1 queijo A Vaca que Ri magro e 2 bolachas de arroz/milho sem sal;

Lanche 2: 1 iogurte 0% MG 0% Açúcar sem lactose;

Jantar: 150grs de proteína magra e meio prato de vegetais/salada;

Lanche SOS: 2 gelatinas sem açúcar.

Como vêem, como 7 refeições por dia, e consiste em baixo consumo de carboidratos, açúcares, gorduras e lactose. Carne vermelha também tenho de evitar, mas tanto a carne vermelha quando à lactose é por motivos de intolerância.

Com este plano, aliado à 4 treinos semanais, tenho uma perda média de 5kgs por mês, o que é em média o aconselhado para perda de peso saudável. Em 7 meses, perdi 13kgs e o vestido lá entrou lindamente.

Isso tudo para dizer que, se querem perder peso para o dia C, é possível, e conseguem. Consultem sempre uma nutricionista e confiem no processo, eles são profissionais e sabem o que fazem. Mas o mais importante: podem ter a melhor dieta, o melhor plano de treino e o melhor cozinheiro em casa, se não fizerem o trabalho, não existe uma fórmula mágica. É preciso suar, ver os bolos na montra e pedir só um café, dizer não às batatas fritas e sumos. Pode custar na hora, mas no final sabe tão bem!

Deixo-vos algumas fotos (never seen before!) do meu antes e depois, nomeadamente na prova do vestido.

AntesEntrar em forma para o dia c 1Entrar em forma para o dia c 2DepoisEntrar em forma para o dia c 3Entrar em forma para o dia c 4

Beijinhos e sejam felizes!

Partilhe em:

39 respostas

• Carolina
    Noiva Constante Junho 2023 São Miguel
    Carolina ·

UAU muitos parabéns! é preciso ter muito foco.

• Márcia
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·

Parabéns! Ficou-te que nem uma luva *-*

Esse vestido é maravilhoso sem duvida !

• Cátia
    Noiva Ativa Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·
    Ver mensagem citada

Obrigada Virgínia. Beijinhos!!

• Virginia
    Virginia ·
    Ver mensagem citada
    Claro que consegues 😉 marca uma consulta com uma nutricionista e vai ajudar
  • Cátia
    Noiva Ativa Junho 2020 Vila Nova de Gaia
    Cátia ·

Olá Virgínia! Parabéns e obrigada por partilhares a tua experiência! Eu também queria perder peso.. Ainda tenho 7 meses... Queria perder 14Kg... Vamos lá ver o que consigo Beijinhos

• Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·

Fantástica Virginia estavas linda esse esforço compensou e bem

agora é manter para continuares a ser ainda mais linda e maravilhosa

• Hlei
    Destacada Junho 2020 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    Uaaau que diferença 😍
  • Milhinha
    Noiva Master Maio 2020 Madeira
    Milhinha ·
    Ver mensagem citada
    Okidoki. Vou ver no mapa e aviso-te 😍🥰😘
  • Virginia
    Virginia ·
    Ver mensagem citada

Se quiseres passar por Olhão combinamos um café

• Milhinha
    Milhinha ·
    Ver mensagem citada
    Tenho uma ida à A Sagres planeada em Outubro. Serve? Eu prometo portar-me bem até lá 😍
  • Ana V.
    Destacada Outubro 2019 Figueira da Foz
    Ana V. ·

Muitos parabéns, Virginia!! É preciso muita força de vontade e esforço mas é muito bom ver os resultados e os teus são notáveis!! 🤗😘

• Cristiana
    Noiva Experiente Setembro 2019 Maia
    Cristiana ·

Parabens querida.. quando temos um objetivo temos de o perseguir.. sem duvida que irá inspirar outras meninas a fazer o mesmo! A 15 dias do casamento vou treinar as 7hr da manha... mas sabe tao bem ouvir de elogios de todos a dizer que emagreci!

• Virginia
    Virginia ·
    Ver mensagem citada
    Anda passar uns dias comigo no Algarve que a gente faz uns treinos HIIT e apanhas o gosto 😜😘
  • Malplena
    Noiva Master Julho 2022 Coimbra (Concelho)
    Malplena ·

WOW, parabéns por este testemunho Virgínia! Estás mesmo muito elegante e notam-se mudanças enormes.

• Milhinha
    Milhinha ·
    Virgínia!!!! (Espero que o meu grito histérico se ouça aí no Algarve!) adorei o teu debate! Obrigada pela inspiração! Estou a 9meses do casamento e desinspirada com a dieta que muitas vezes rompo por estar farta de comer sempre a mesma coisa e do ginásio que tenho sempre faltado. Tenho que dar um rumo mais saudável à minha vida! Bjs
  • Catarina
    Destacada Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    Parabéns Virgínia por teres tido força para conseguires perder peso e por partilhares aqui com a comunidade. Irá ajudar muitas meninas certamente 😊.

Responda a este debate

Artigos relacionados