Andreia
Noiva Ativa Agosto 2020 Abrantes

Casamento religioso ...

Andreia, a 10 de Janeiro de 2019 às 11:56 Publicado em Fórum Organizar um casamento
Bom dia minhas queridas, hoje queria falar com vocês sobre uma dúvida que me anda a dar voltas à cabeça ... Eu irei casar pela igreja só que o padre ainda nao tem agenda disponível para 2020 só que eu queria marcar já a Quinta pois tenho receio que depois já não esteja disponível ... acham que posso marcar mesmo sem ter o consentimento do padre? Estou a ficarfalar nervosa ...
Meninas queque casam pela igreja como fizeram ?
Obrigada e beijocas 😘
Partilhe em:

39 respostas

• Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    Olá Andreia! ☺️

Isso é bastante comum, pois grande parte das igrejas só abrem as agendas, dos anos seguintes, dois ou três meses antes do ano iniciar. Mas não costuma ser problema!
    O mais importante é saberes se há horas pré-definidas para as missas de casamento e, se sim, saberes quais são, para já saberes dentro das possibilidades que poderás escolher. Além disso, a reserva da quinta, em pouco (ou nada, mesmo) tem a ver com os horários da missa, e, quanto à data, só tens de te assegurar de que vais à Paróquia, logo, no primeiro dia em que abrirem a agenda do vosso ano, para marcarem, e não terás problemas em assegurar o dia! É o que todos os noivos fazem, quando as igrejas têm esse sistema de marcações. E, mais uma coisa: a vossa data não é muito procurada, ainda. Aposto que não terás "concorrência"! 😉
    Uma estratégia que vocês podem adoptar, é a de irem à Paróquia, ou falar com o padre, de vez em quando, mesmo antes de abrir a agenda, de modo a "relembrar" o padre de vocês e, dessa forma, mesmo que apareça outro casal interessado, ele já sabe que "vocês chegaram primeiro" e dá-vos prioridade na escolha da hora. 😉
    Acredita que não é nada de especial e nem é preocupante! Relaxa e marca quinta e fotógrafo, e tudo o que vos interessar! ☺️
    Também podem perguntar ao padre se é possível "pré-reservar" a data, dalguma forma (num papelinho, a lápis, o que quer que seja; há muitos padres que fazem isso). Se não for possível, não stressem! A sério, não vale a pena! 😉 Muitos noivos passam por isso e não têm qualquer problema! Relaxa e trata de tudo o resto, sem medo! ☺️
    No entanto, eu recomendo a que vão à Paróquia e falar com o padre, com tempo e antecipadamente, para perceberem o que terão de fazer e como terão de proceder e, até, começarem a tomar algumas decisões, para não deixarem para a última (como fazer as escolhas do tipo de cerimónia que querem, irem vendo Leituras, se for o caso, perceber que tipo de músicas podem ter, informarem-se sobre o CPM, esse tipo de coisas). E, lá está, assim também vão-se "introduzindo" na memória do padre. 😉

Bons preparativos!
  • Taninha
    Destacada Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    Ver mensagem citada
    De nada 🤗 estamos cá para nos ajudar umas às outras ❤
    😘😘
  • Sara
    Noiva VIP Novembro 2019 Coimbra (Concelho)
    Sara ·
    Ver mensagem citada
    Podes tratar de tudo dos convites e ver como fica o resultado final quando cá estiveres
    E dares ordem de impressão dos convites em novembro
    😀
  • Sara
    Sara ·
    Ver mensagem citada
    E mais fácil do que pensas princesa

Quando achares que deves encomendar os convites, encomendas!
    Das todas as informações e precisas e pedes até um modelo pra ver como fica. Desenhas tudo menos a informação da igreja.

Eles depois, quando tiveres a certeza do agendamento, e só enviares a certeza a gráfica e eles imprimem.

Da vez seguinte que voltares, já estará tudo pronto para poderes entregar...
    Pensa nisso. A meu ver é uma opção
    Beijinho
  • Inês
    Noiva Curiosa Junho 2020 Porto (Concelho)
    Inês ·
    Ver mensagem citada

Ola Sara!
    Sim, ja pensei nisso. Mas mesmo assim, que tenha a igreja confirmada em Novembro, tenho que ter tempo de por a informacao no convite. te-los impressos e ainda entregar a toda a gente. Considerando que nao vivo em Portugal, nao sera a coisa mais tranquila do mundo!

• Sara
    Sara ·
    Ver mensagem citada
    Podes fazer save the date até garantires a igreja
    Beijinhos
  • Sara
    Sara ·
    Acho que deves ir a igreja fazer outro tipo de perguntas antes da data. Se casam no dia que queres (há dias em que não se realizam casamentos, igrejas que não celebram matrimónio ao domingo, em outras datas preparadas para festividades como profissões de fé etc). Depois de garantires o dia, vê a questão da hora.
    Isto são coisas a que a paróquia te vai conseguir responder, mesmo que não tenham agenda pro dia.
    Beijinho
  • Cicy
    Noiva Experiente Julho 2019 Lisboa (Concelho)
    Cicy ·
    Marquei primeiro a Quinta (desde Abri do ano passado) e na igreja só em janeiro desse ano quando tinham a agenda de 2019
  • Inês
    Noiva Curiosa Junho 2020 Porto (Concelho)
    Inês ·

Ola Andreia!
    Nos casamos em Junho de 2020. Ja temos a quinta e o fotografo desde Outubro. Sabiamos que eram as coisas que poderiam ficar mais dificeis de marcar, se ficassemos a espera.
    Entretanto comecou o drama da igreja! Temos tres igrejas como opcao. Mas todas elas me dizem ser demasiado cedo para marcar a data. Nao vivo em Portugal, o que torna tudo mais complicado. Dizem me que so a partir de Novembro (para uma delas) ou Janeiro (para as outras duas). Mas nao da para esperar ate Novembro para fazer os convites, dai todo o drama! Ainda nao sei muito bem como vamos resolver isto...
    Mas sem duvida que assegurava primeiro a quinta

• Diana
    Super Noiva Maio 2019 Esposende
    Diana ·

Bom dia andreia eu marquei a quinta em outubro de 2017 e com o padre em agosto ou setembro (já nao me recordo) de 2018 e o nosso casamento é agora em Maio! no teu lugar, assegurava ja a quinta e depois falaria com o padre

um beijinho

• Andreia
    Noiva Ativa Agosto 2020 Abrantes
    Andreia ·
    Obrigada a todas, é tão bom saber que tenho sempre alguém com quem contar ❤ fiquei mais aliviada agora, beijocas grandes a todas!
  • Filipa
    Super Noiva Setembro 2020 Paços de Ferreira
    Filipa ·
    Olá querida
    No meu caso é igual e eu tenho TUDO marcado sem ter a igreja 🙈. O padre disse para lá ir em outubro falar com ele para marcarmos. É torcer para que corra bem 🙏🏻🙏🏻.
  • Joana
    Noiva Constante Agosto 2021 São João da Madeira
    Joana ·
    O meu caso é igual. O padre disse para eu marcar a quinta á vontade e não me preocupar. Logo em janeiro vamos fazer a inscrição de casamento na igreja. Normalmente
  • Vera
    Noiva Ativa Julho 2019 Gondomar
    Vera ·
    Olá querida. No nosso caso fizemos a reserva da quinta em Março de 2018 e em Setembro quando a nossa igreja abriu a agenda para 2019 fomos logo lá no primeiro dia e reservamos o nosso dia. Correu tudo bem. No nosso caso teve mesmo que ser assim porque em Setembro já não ia conseguir quinta para Julho de 2019. Beijinhos
  • Rita
    Noiva Master Junho 2019 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    O nosso caso foi assim. Ficámos noivos em fevereiro do ano passado e começamos logo a procurar quinta. Começamos a procurar a quinta sem data nenhuma. Depois de escolhida a quinta o senhor de lá disse que ainda tinha imensas vagas para 2019 e que estávamos à vontade para escolher a data. Fomos então falar com o padre. Escolhemos a data com ele de forma a ser possível o casamento (por exemplo: as primeiras datas que escolhemos calhavam em tempo de quaresma e o padre não achava bem casar nessa altura. Depois escolhemos uma data num domingo mas o padre foi a ver e calhava o Pentecostes.... Andámos ali um pouco às aranhas com a data para evitar a época alta ... mas não conseguimos evitar ) O padre ainda não tinha a agenda de 2019 mas apontou a data num papel. Fomos então marcar a data com a quinta e assinar contrato. Agora vamos ter que ir falar novamente com o padre para acertar tudo e começarmos a tratar da papelada.
  • Jú Silva
    Destacada Março 2020 Porto (Concelho)
    Jú Silva ·
    Vou casar em Março de 2020. Já reservei Quinta mas não reservei data na igreja. Mas vou reservar em breve. No entanto dependerá da tua data. A minha não deve haver problema é época baixa.

Responda a este debate

Artigos relacionados