Lua de mel: será que podemos viajar com o Coronavírus?

Há meses, senão anos, que têm vindo a preparar a vossa viagem de sonho e agora surge a necessidade de talvez ter que a adiar. Numa situação como esta, devem ser ponderados, pensar bem e ter atenção a todos os pormenores. Deixamos-te alguns conselhos que certamente te vão ajudar a decidir. 

Quando vão viajar?

Se a vossa lua de mel estiver com data marcada para daqui a alguns meses, o melhor a fazer é manterem-se informados sobre o vosso destino, sem criar nenhuma obcessão, através de canais de informação. É dificil não ficar nervoso, mas a situação está a alterar-se tanto que não faz sentido preocuparem-se excessivamente. A vossa agência de viagens certamente está informada de tudo o que precisam saber para que a vossa de mel seja tal e qual como sonharam. 

Por outro lado, se a vossa lua de mel estiver planeada nas próximas semanas, o melhor é informarem-se pelos canais oficiais acerca das passagens de fronteira, que podem estar a ficar limitadas. Informem-se sempre através dos canais oficiais, não dando muito crédito a rumores que apenas vos vão confundir. 

Para onde vão viajar?

O destino da vossa lua de mel é o mais importante. Se já tinham planeado durante a pandemia atual ou num período de emergência, provavelmente terão que adiar a viagem ou alterar o vosso destino. O melhor a fazer é entrarem em contacto com a vossa agência de viagens para tentar perceber se a viagem se pode realizar. Mantenham-se sempre informados através de organizações internacionais oficiais, como a Organização Mundial de Saúde(OMS) ou nacionais como o Serviço Nacional de Saúde (SNS). É fundamental estar bem informado, pois as medidas restritas podem mudar nos próximos dias.

Informações sobre vôos e vistos

Organizações oficiais como a IATA (a associação internacional de companhias aéreas) mantem-vos informados na hora do status dos vossos voos. No site conseguem obter informações confiáveis ​​e rigorosas sobre possíveis incidentes em voos ou a documentação necessária para viajar para seu destino.

E se mudarmos a nossa viagem?

Se as informações oficiais vos obrigarem a repensar na vossa lua de mel, tenham paciência e confiem nos profissionais.

A primeira coisa a fazer é entrar em contacto com a vossa agência de viagens, se estiver operacional, para que ela possa recomendar a melhor solução: por um lado pode procurar um sítio alternativo, por outro pode adiar a viagem para uma data melhor. Confiem neles, porque eles lidam com dezenas de casos como o vosso diariamente e são os mais preparados para lidar com uma situação deste tipo. E tudo vai ser feito para o vosso melhor. Por exemplo, seguramente vos ajudarão a verificar as restrições em qualquer escala possível ou a entrar em contacto com as autoridades do país de destino, para gerenciar novamente um visto.

Sigam estas dicas, e mantenham a calma. É normal estarem um pouco nervosos diante das mudanças de algo que planearam com tanto cuidado e há tanto tempo, mas não se deixem dominar pela ansiedade. E se precisarem, falem com alguém para partilhar esses momentos. Lembrem-se de que na nossa Comunidade, vocês terão o espaço para partilhar as dúvidas e emoções com casais que estão a passar exatamente pelo mesmo, e a sentir exatamente o mesmo que vocês. Nunca estão sozinhos!