Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mónica
Noiva Ativa Setembro 2022 Sintra

Viver junto antes de Casar?

Mónica, a 9 de Outubro de 2019 às 13:35

Publicado em Fórum Vida de casal 48

Olá Noivas! Muito se tem falado (pelo menos no meio social 😁) sobre os casais que "devem" viver juntos antes de se casarem. Para "saber o que lhes espera".Mas antigamente ( os ditos anos 90 e antes) o tradicional ou habitual era os casais só irem viver juntos depois do casamento. Queria saber a...
Olá Noivas!


Muito se tem falado (pelo menos no meio social 😁) sobre os casais que "devem" viver juntos antes de se casarem. Para "saber o que lhes espera".Mas antigamente ( os ditos anos 90 e antes) o tradicional ou habitual era os casais só irem viver juntos depois do casamento.
Queria saber a vossa opinião 😊
Acham que é melhor os casais viverem juntos antes de casarem ou o "tradicional" ainda está a valer?
Qual é a vossa história?

48 respostas

  • Karina
    Noiva Novata Maio 2020 Sátão
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que isso depende da opinião de cada um! Eu por exemplo moro com o meu noivo há cerca de 1 ano e meio e vamos casar no ano que vem! Sinceramente ainda há muito estigma social! Mas felizmente está a mudar! O que importa é que cada casal seja feliz e faça o que achar melhor! 😊 Beijinhos


    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Julho 2021 Almada
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Noivinhas!
    Nós estamos juntos há 8 anos e moramos juntos há quase 6 anos. Penso que, para nós, foi a melhor opção, uma vez que somos pessoas com personalidades muito diferentes e foi preciso muita adaptação de ambas as partes para nada descambar. Já tivemos momentos muito baixo e conseguimos superar. Não foi por acaso que o noivo demorou 4 anos a pedir-me em casamento 🙄🤭
    Agora a sério, acho que para nós foi o indicado, não quer dizer que seja assim para todos. Cada um sabe de si e acho que não existe uma regra para seguir. Apenas o nosso coração 😊O que importa é sermos felizes! Um grande beijinho 😘
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mónica, acho que é uma questão pessoal. Antigamente os casamentos duravam porque as pessoas estavam dispostas a trabalhar na relação, o que infelizmente não é tão popular nos casamentos atuais. Antes a opção "divórcio" era quase que tabu, por isso os casamentos duravam.

    Eu pessoalmente preferi viver junto antes de casar. Vi de perto muitas relações que acabaram pouco tempo depois de irem viver juntos, e eu não quis arriscar. Muita coisa muda quando dividimos casa com alguém, e nem sempre a maneira de viver de um é aturada pelo outro.

    • Responder
  • Ana Oliveira
    Super Noiva Setembro 2020 Vila Nova de Gaia
    Ana Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós ainda não vivemos juntos, quando o conheci ele já vivia sozinho, então passado alguns meses fui ficando ao fim de semana (vivemos em cidades diferentes) e agora como trabalho alguns dias na mesma cidade em que ele vive (e planeamos viver) vou ficando também nesses dias à semana. A ideia é ir fazendo uma transição suave até estarmos a viver juntos e o plano é ser bem antes do casamento, que será só em setembro de 2020.
    A minha mãe é muito tradicional e custou a aceitar o facto de eu ir ficando lá, mas acho que isso é fundamental para sabermos se funcionamos bem como casal
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nos dias de hoje acho óptimo experimentarem a vida a dois antes fazerem um investimento tão grande num casamento que é muito diferente da vida cada um na sua casa! Cada vez as pessoas hoje em dia tem menos paciência e cada vez cedem menos, e numa relação para que funcione vai ter sempre de ir havendo cedências de ambas as partes aprender a viver com outra pessoa que a maioria das vezes tem hábitos diferentes dos nossos não é fácil tem de haver toda uma adaptação do casal! Daí atualmente haver tantos casamentos que acabam em divórcios! Por isso quem tem essa possibilidade acho óptimo de viverem juntos antes de darem esse passo acho óptimo!


    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2019 Mafra
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vivemos juntos há alguns anos, não sei bem desde quando porque desde que o conheço que ele mora sozinho, então eu ia ficando fds, depois durante a semana, etc...
    Eu acho fundamental viver junto antes do casamento, porque assim sabe-se logo se a relação tem futuro ou não. Penso que algumas pessoas quando se casam e começam a viver juntos nessa altura podem ter algumas desilusões ou ter alguns conflitos. Nós felizmente já ultrapassámos essa fase há bastante tempo portanto depois do casamento não vão haver surpresas.
    Podíamos não ter casado mas quisemos oficializar o nosso compromisso em frente das pessoas que mais gostamos.Beijinhos
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2019 Mira
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica acho que hoje em dia muitas pessoas decidem viver juntas ( tipo nós ) sem sequer estar a pensar em casamento. Não vejo como errado nem como certo, são simplesmente escolhas.
    Por exemplo nós já vivemos à 6 anos juntos, mas só agora tivemos oportunidade de termos o casamento que sempre quisemos. Mas ainda conheço muito gente que ainda segue a regra de " casamento-apartamento "
    Beijinhos
    • Responder
  • Mónica
    Noiva Ativa Setembro 2022 Sintra
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mariana!


    Nós também somos team #sódepoisdocasamento
    Mas fiz este debate só para ver o que está acontecendo hoje em dia 😊
    Beijinho
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mónica, não tens que ligar ao que os outros dizem ou pensam! O que realmente tu ou voces acham deste assunto?!

    Por exemplo para nós só faz todo o sentido vivermos juntos depois de casados. Mas se pensassemos de outra forma, era de outra forma que o faríamos.

    Por isso te digo, vão pelo o que voces pensam, cada um faz o que quer!

    Beijinho

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mónica 😍

    Para te ser sincera, o que os outros dizem/pensam nunca me importou nada mesmo, daí que não tenha uma opinião formada de que se deve ou não morar juntos antes do casamento!
    No nosso caso, namoramos à 8 anos (fará 9 anos de namoro antes de nos casarmos) e planeamos apenas começar a morar juntos no dia seguinte ao casamento, simplesmente porque queremos comprar casa e não somos da opinião de andar a "dar" dinheiro aos outros (rendas de casas arrendadas) e por isso preferimos não morar juntos logo e poupar esse valor da "renda" para mais tarde. Embora que ao fim-de-semana e férias já "vivemos juntos" ou em casa dos meus pais ou dos meus sogros, sempre com as malas às costas 😂😍

    Ah, e quando o noivo o ano passado apanhou varicela, também vivemos juntos 1 semana 24h/24h por causa de estar em isolamento 😂😂😂

    • Responder
  • S
    Noiva Ativa Novembro 2021 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mónica,

    Antigamente os casais só viviam juntos depois de casar porque era o "correcto". O que se pensava / dizia de uma mulher que fosse morar com um homem sem serem casados Smiley surprise

    No entanto, hoje em dias as pessoas estão-se bem marimbando para as opiniões dos outros e se querem viver juntos, vivem juntos e ponto final. Penso que é um bom "test-drive" à convivência entre o casal, à compatibilidade. Uma coisa é os noivos passarem tempo juntos outra coisa é vivem na mesma casa, dormirem na mesma cama, usarem a mesma casa de banho...

    Há aspectos da outra cara metade que só se conhecem com a convivência diária, e viver juntos é no fundo superar essa prova de compatibilidade antes de se comprometerem com o "para sempre".

    • Responder
  • Débora
    Noiva Ativa Agosto 2020 Gondomar
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Monica!
    Eu e o noivo já vivemos juntos há 2 anos. Eu vivia sozinha (porque quis passar por essa experiência), ele também e a verdade é que ele foi ficando lá em casa e quando demos conta já não fazia sentido estarmos a “pagar” 2 casas quando estávamos sempre na minha 😊
    Sinceramente aconselho-te a viverem primeiro juntos.. não é fácil passarmos a viver com alguém (mesmo que gostemos muito desse alguém 😁😁) São rotinas novas, hábitos de cada um que temos de aprender a lidar, etc etc.. Esta é a minha opinião mas cada um deve fazer o que mais sentido para si 😊😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mónica. Confesso que sempre pensei ser mais “tradicional”. Ou seja, viver juntos só depois de casar mas a vida deu uma volta e mudou os “planos” que tinha pensado inicialmente. Há três anos saímos de Portugal para viver no Canadá e só oficializamos o nosso casamento agora em Julho deste ano. Acho que foi uma boa aprendizagem termos começado a viver juntos antes do casamento oficial. Agora tenho uma perspectiva diferente e aconselho as pessoas a viverem juntas pelo menos algum tempo antes de deicidirem dar o passo do casamento porque muitas coisas mudam quando se vive 24h com a mesma pessoa.

    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Setembro 2021 Almodôvar
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Namoramos há 10 anos, quer dizer vai fazer em Janeiro..
    Juntamo nos há 1 mês e o casamento só será em 2021..
    Cada um faz como achar melhor e mais certo. Beijinhos
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica, isso depende muito dos casais e ambas as opções existem e praticam-se. Nós por exemplo, por circunstâncias da vida acabámos por viver juntos antes de casar mas não significa que o nosso casamento vá resultar melhor ou pior que os casais que só vivem juntos depois do casamento. Na minha opinião tudo depende do casal e são eles que têm que lutar e trabalhar para que a relação funcione.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou te dar a minha opinião assim. Casamos à duas semanas. Temos 3 filhos e vivemos juntos à 6 anos 😂
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração