Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mónica
Noiva Ativa Setembro 2022 Sintra

Viver junto antes de Casar?

Mónica, a 9 de Outubro de 2019 às 13:35 Publicado em Fórum Vida de casal 0 48
Olá Noivas!


Muito se tem falado (pelo menos no meio social 😁) sobre os casais que "devem" viver juntos antes de se casarem. Para "saber o que lhes espera".Mas antigamente ( os ditos anos 90 e antes) o tradicional ou habitual era os casais só irem viver juntos depois do casamento.
Queria saber a vossa opinião 😊
Acham que é melhor os casais viverem juntos antes de casarem ou o "tradicional" ainda está a valer?
Qual é a vossa história?

48 respostas

Última atividade por Carolina, a 3 de Fevereiro de 2020 às 22:25
  • Carolina
    Super Noiva Junho 2022 Pico
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, no nosso caso nos ja vivemos juntos e agora é que vamos casar. No entanto, não foi algo planeado simplesmente aconteceu naturalmente mas apesar do tradicional ser casar primeiro, pessoalmente acho que é pior porque a maior parte dos relacionamentos dão errado devido a não se adptarem a vida a dois, acaba por ser um "choque", isto claro depende de pessoa para pessoa Smiley smile o que importa é serem felizes!
    • Responder
  • Maria
    Noiva Constante Agosto 2022 Paredes
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olaaa! Eu acho que é algo pessoal e que se deve fazer como sentimos.
    Eu e o noivo estamos juntos ha 13 ans, e vivemos juntos ha 12anos e temos um filho de quase 6 anos. Ele nunca tinha pensado seriamente em casamento mas hoje em dia temos à nossa casa e filho e ele finalmente fez o seu pedido.
    Para nos estes 12anos foram a prova que somos feitos um para o outro. Entre altos e baixos continuamos juntos e o nosso amor cada vez mais forte.Mas muito casal vive isto depois de estarem casados, e sem nunca terem vivido juntos. 😊💕
    • Responder
  • J
    Noiva Experiente Junho 2021 Cascais
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu prefiro ter a experiencia primeiro. Pois os casamentos de agora sao muito diferentes de antes. E se não der certo mais vale antes de casar, se der certo corre para o altar Smiley smile
    • Responder
  • Ana S
    Noivo Experiente Agosto 2021 Penacova
    Ana S ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui o tradicional ainda está a valer. Por questões de trabalho ainda não conseguimos juntar os trapinhos. De momento estou a viver com os meus pais por uma questão de poupar uns trocos para o casamento, mas já vivi fora 4anos, em quartos alugados, portanto não era exatamente sozinha mas era com pessoas que não conhecia. O noivo vive sozinho também já há algum tempo, portanto, tarefas do dia a dia, estamos inteiramente acostumados a fazer. Já fomos de ferias e já é costume passarmos os fins de semana juntos, portanto já temos umas luzes de como funcionamos juntos.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Neste momento iremos viver juntos na altura do casamento, mas apenas por uma questão laboral (o noivo está fora em trabalho, vai regressar um mes antes do casamento). No entanto, e como a nossa casa ainda não está pronta e como vamos ter de alugar, iremos logo a começar a ficar na nossa casa nova, até para preparar os quartos das casas dos nossos pais para o grande Dia.

    A juntar a isto, já vivemos 6 anos juntos, enquanto estivemos a estudar fora, já estamos mais que habituados a viver um com o outro Smiley xd

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Experiente Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica, no nosso caso nós vamos morar juntos só depois de casar "como antigamente". O casamento no nosso caso vai ser um marco na nossa vida porque vai simbolizar o deixarmos os nossos pais e passar a viver um com o outro criando se assim uma nova família. Para nós é esse o significado que tem o casamento, ou seja " o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.”


    Beijinhos 😘
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Maio 2027 São Miguel
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por experiência própria acho que devemos viver juntos antes de casar.
    Nao quer dizer que quem não o faça não vá resultar, mas como eu casei me antes de viver e depois percebi que a realidade é diferente até que proporcionou o divórcio tenho a noção que precisamos de viver juntos com a pessoa que amámos até porque quando passamos a viver juntos a vida torna se diferente querendo ou não
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Experiente Agosto 2019 Setúbal (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Namorava já há 10 anos com o meu marido e fomos viver juntos 1 ano antes de casar
    Eu considero bastante importante uma vez que só assim se consegue perceber as dinâmicas todas do casal e como cai correr a convivência a dois Smiley smile mas depende de cada um
    Outra coisa que considero importante é fazerem uma viagem juntos antes (se possivel claro) porque permite perceber como lidam os dois quando estão cansados (se forem daquelas férias de cidade, em que se passeia muito e se descansa pouco) num ambiente diferente e no qual é necessário fazer concessões para agradar várias partesEspero ter ajudado Smiley smile
    • Responder
  • Melany
    Noivo Novato Junho 2021 Madeira
    Melany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós namoramos há quase 3 anos e nunca vivemos juntos, Claramente gostaria de ter essa experiência antes de casar, mas nem sempre corre como queremos, sendo assim optaremos pelo tradicional Smiley laugh Acho que independentemente de termos ou não essa convivência a clave e o respeito e uma boa comunicação. Smiley heart

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Julho 2019 Montijo
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para mim é super importante. 3 anos de namoro cada um em sua casa e agora há praticamente 4 anos a viver juntos com 3 meses de casados. Acredito que ninguém conhece verdadeiramente ninguém, nem sabe se as coisas resultam mesmo, até partilhar o mesmo espaço, tarefas, chatices e vida em comum dia após dia. Mas cada casal é um casal. E cada cabeça sua sentença Smiley winking
    • Responder
  • Mariana
    Super Noiva Julho 2022 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vivemos juntos há cinco nos e vamos casar daqui a dois! E confesso que sempre achei que assim seria (viver junto e depois casar), há muitas coisas que temos de conhecer um no outro que só vivendo juntos ficamos a conhecer ! E honestamente isso fortalece a relação e ( no nosso caso ) nos fez desejar ainda mais casar !! 🥰
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós namoramos há 3 anos e nunca vivemos juntos eu vivo com os meus pais e ela vive com os pais dela. Depois de casadas vivemos juntas
    • Responder
  • Joanna
    Super Noiva Agosto 2020 Oliveira do Hospital
    Joanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mónica,

    Eu penso que cada casal é um casal.

    Nós estamos juntos há 9 anos e a viver na nossa casa a 1 ano e meio, porque estávamos longe um do outro (ele era militar, agora GNR, e estávamos sempre a ter que arranjar hotéis ou alojamentos para estarmos juntos, para não ser em casa dos pais)

    É verdade que decidimos viver juntos antes de casar, porque ainda não estávamos a pensar casar já e tivemos a oportunidade de comprar um bem antes.

    Mas não é obrigatório viver com a pessoa antes do casamento.


    No final é uma decisão de cada casal e tudo tem os seus pros e contras Smiley smile


    • Responder
  • J
    Noiva Experiente Junho 2021 Cascais
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A minha historia é simples, namorei um ano, estou junta á um ano, e vou casar para o ano quando fizermos 3 anos de relacionamento


    • Responder
  • Jessica
    Noiva Experiente Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica,
    A nossa história é a seguinte nós vamos nos casar e depois viver juntos (como antigamente 🤭).
    Hoje em dia é muito habitual ouvir se que deve se viver juntos para se conhecer a verdade é que não é preciso! O que é preciso é que se tenha uma relação íntima de confiança, fidelidade e que de aperfeiçoamento de comunicação durante o período de namoro e noivado. Depois do casamento, continua se a trabalhar e a se melhorar. Mas acredito que depois tudo vai ser bem mais especial, porque passa a ser tudo uma novidade 😊. Beijinhos 😘
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Agosto 2018 Faro (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mónica Smiley shame

    Sou da opinião que é uma questão pessoal. Nós optámos por ir viver juntos antes de casármos. E foi a melhor decisão! Pois o primeiro ano não foi facil! É uma fase de adaptação uma fase de descubrirmos muitas coisas na outra pessoa que desconheçiamos mesmo estando ja ha 2 anos juntos na altura (agora ja estamos juntos ha 7 anos e casados ha 2). Eu fiquei a conheçer realmente o Alexandre nesse ano. E depois de alguns altos e baixos pois ele sempre foi o filho da mamã que lhe fazia tudo e mais alguma coisa e eu era demasiado incompriensivel com ele na altura e perfeccionista nas tarefas de casa....e tambem reclamava por tudo por nada com ele até por um copo deixado em cima da mesa da sala durante a noite etc. MAS conseguimos nos adaptar muito bem e hoje em dia somos um TEAM infalivel Smiley love nas tarefas de casa e na união em casa. O Alexandre ajuda me imenso e eu ja não sou tão perfeccionista agora até sou eu que deixo as coisas por fazer mais do que ele ás vezes hahahaha.... Porisso acho melhor passar essa fase antes do casamento para realmente sabermos o que é viver em união com o dia a dia a nossa volta, tarefas de casa etc. É uma experiençia que pode falhar ou não....e mais vale falhar na altura de namoro do que ja estando casados. Só porisso acho melhor viverem juntos antes pois é completamente diferente do que viver em casas distintas e tar juntos quando temos tempo ou quando nos apeteceSmiley laugh .... Mas falo da minha experiência!

    • Responder
  • Filipa
    Noiva VIP Julho 2019 Guimarães
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mónica. Eu sou da opinião que o casal deve viver junto antes. Só se conhece verdadeiramente e se tem a certeza que pode ser para sempre, juntos a viver no mesmo teto. Eu namorei 7 meses e juntamo-nos. Ao fim de quase 5 anos resolvemos casar Smiley smile É um passo muito importante e não pode haver dúvidas. Beijinho tudo a correr bem Smiley heart

    • Responder
  • Sara
    Noiva Constante Junho 2022 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mónica Smiley smile

    Lá está, isso é como questão muito pessoal, mas não concordo com o que parte da sociedade de hoje diz "devem viver juntos antes de se casarem. Para saber o que lhes espera".
    Não concordo mesmo de todo. Pois esses ditos anos 90 levavam o "casamento" a sério, nos dias de hoje a palavra e o sentido "casamento" já está mais banalizado infelizmente.
    Eu por exemplo, namoro à 6 anos e só vamos iniciar a vida a dois no nosso futuro "cantinho" após o casamento, que será para o ano em Julho.
    Por isso, não dês ouvidos à sociedade, mas sim ao que o teu coração diz!
    Beijinho
    Smiley heart

    • Responder
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Idealmente gostaria de ter começado a viver junta depois do pedido de casamento e antes de casar mas na verdade já vivíamos juntos há um ano e meio quando o pedido de casamento surgiu 😊
    • Responder
  • Sabrina
    Super Noiva Outubro 2020 Ansião
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! Eu já partilho vida com o noivo há praticamente quatro anos...e confesso que seria complicado com a minha personalidade casar, sem ter esta experiência...
    No início foi complicado em pequenas coisas no dia a dia, quando existem hábitos de educação diferentes é complicado...mas tudo se resolve e felizmente ''encaixamos'' bem e acabamos por ceder em certas coisas, de maneira a que saibamos o que é ceder, mas também fazer com que o outro compreenda e se molde...é tudo uma questão de equilíbrio.

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É uma opção muito pessoal, mas não vejo lógica em esperar para viver junto só depois de casar! O importante é o amor cada casal tem os seus timings
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida ❤
    Moro com o meu noivo desde 2015 e acho que foi o melhor que fizemos, pois só depois de começar a viver 24 sobre 24h com ele é que tenho a certeza que conheci tudo dele. Agora sim faz sentido casar com ele.
    Beijinhos
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Curiosa Agosto 2022 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mónica,


    Viver juntos antes ou não do casamento, é uma questão e uma opção muito pessoal.

    Nunca pensei muito nisso, simplesmente a vida deu as suas voltas e penso que tudo se encaixou na perfeição.

    Namoro há 8 anos, e o ano passado em Dezembro eu e o meu namorado decidimos ir viver juntos, passado 2 semanas ele pediu-me em casamento e olha cá estamos Smiley xd

    No início estava com um pouco de receio pela nova partilha, mas tem sido uma agradável surpresa, estamos os dois num mundo novo há descoberta Smiley ring


    Beijinhos

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós fomos viver juntos um ano depois de começar a namorar. 6 anos depois casámos 🙂 acho que foi importante para conhecer as nossas rotinas e eliminar hábitos que nos punham em rota de colisão. Eu preguiçosa e ele perfeccionista.😄
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida, eu acho que o que muda nos dias de hoje é que somos todos ser mais independentes e isso pode, por vezes, dificultar a vida aos casais. Nós vivemos juntos há cinco anos e faria tudo como fiz Smiley smile
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica ! Nos tempos que correrem eu acho melhor viver juntos antes do casamento, até para nos habituarmos às rotinas um do outro e a saber partilhar o nosso espaço com outro.
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica, isso depende muito do casal. Acho bonito irem viver juntos só depois de casarem, deve ser algo mágico. No meu caso sempre fui apologista de viver juntos antes de casarmos, nós tínhamos uma relação à distância e só nos víamos ao fim de semana ou menos devido ao trabalho do noivo.
    Devo dizer que quando começamos a viver juntos foi um choque pra mim, foram muitas mudanças de uma vez. Mudei de cidade, mudei de trabalho, vivemos na casa dos meus sogros durante alguns anos e para ajudar o noivo tem que viajar muito a trabalho, às vezes ficava semanas sem o ver, chorei muito e senti-me muito sozinha. Acho que cada caso é um caso 🙂.
    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mônica! Sinceramente tudo vai depender de casal para casal. Nada melhor serem vocês a decidir isso. Eu e o meu noivo ( não somos grande exemplo) falamos em juntar com apenas 1 mês e meio de namoro, aos 2 encontramos casa e aos 3 já estávamos no mesmo teto até ao dia de hoje. Se me arrependo? Nadinha, conhecemo-nos muito melhor, houve mais inter-ajuda e acima de tudo conhecemos os hábitos de cada um, coisa que eu não arriscava fazer depois de casar.
    Hoje em dia já não há (há mas é raro) essas formalidades mas cada casal é cada casal. Na minha honesta opinião devem sempre se juntar algum tempo antes do casamento, porque tive casais há minha volta que se casaram e juntaram depois e se separaram porque nada do que diziam era o que se esperava de lado a lado. Mas exemplos são exemplos. Como há quem se juntou depois do casamento e até aos dias de hoje estão juntos.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Depende do que cada casal quer fazer, mas para nos nao viver juntos nao era opcao. E se dentro de casa nao nos dessemos bem? E se ele tem algum habito que eu considero um "deal breaker"? Na minha opiniao, so quando se vive com a outra pessoa e se divide despesas, e' que se sabe o que a casa gasta. Nos preferimos viver juntos antes de casar, porque nao faz sentido gastar um balurdio num casamento, para 2 ou 3 meses depois nos divorciarmos por diferencas irreconciliaveis porque nao fizemos o "test drive".

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Monica. So decidi casar depois de morarmos juntos. Eu tenho um trabalho que exige muito de mim, não consigo tomar conta de um adulto quando chego a casa estoirada ao final do dia. Depois vêm os filhos e eu continuo a tomar conta do meu trabalho, da minha casa e de todas as pessoas que lá vivem? Não consigo! Felizmente o meu noivo ajuda-me em tudo! Tem sido uma agradável surpresa! Bjs
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica. Penso que cada um interpretará isso à sua maneira. Na minha opinião acho que tem mesmo a ver com a minha personalidade entao acho que devemos acompanhar o tempo em que vivemos isso não querendo dizer que deixamos de ter respeito. Eu sou a favor de ter uma experiência antes de casar porque isso permite -nos ver se a convivência com a pessoa que partilha o nosso quotidiano é a melhor para nós e vice-versa. Nunca se conhece a fundo uma pessoa, todos nós temos o nosso jardim secreto e por isso acho importante viver antes de casar por forma a descobrirmo-nos um ao outro sem pressões...
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Viver juntos antes ou não é uma opção muito pessoal.
    Eu nunca pensei muito nisso, simplesmente a vida deu as voltas certas para vivermos logo juntos😂
    E não me arrependo. Bjs
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração