Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

R
Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)

Vida de casa em casal 💑👫

Rita, a 27 de Dezembro de 2019 às 09:39 Publicado em Fórum Vida de casal 0 29

Olá meninas e meninos 🚶‍♀️ 🚶‍♂️

Por este lado estamos prestes a dar este grande passo que é ir viver junto! E como sei que há muita gente experiente nessa área por aqui, criei este debate para vos perguntar:

- Se fosse hoje, mudariam alguma coisa antes de se juntar? Atrasavam o processo, adiantavam ou acham que foi no tempo certo?

- O que acham de o casal se juntar antes do casamento?

- Se pudessem dar de 1 a 3 conselhos para quem vai começar essa fase da vida, quais seriam?


Obrigada pela vossa colaboração!

Beijinhos e continuação de bons preparativos 😘😘

29 respostas

Última atividade por Filipa, a 13 de Janeiro de 2020 às 16:52
  • Filipa
    Noiva VIP Julho 2019 Guimarães
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita Smiley smile Então respondendo às tua perguntas:

    - Não mudaria nada. As coisas acontecem quando têm de acontecer. Nós juntamos os trapos após 7 meses de namoro. Eu não queria, achava muito cedo e ele também estava com receio . Mas naquela altura não havia outra solução porque ele tinha de deixar a casa onde estava e não conseguia encontrar outro sitio. Então eu acredito que nada é por acaso e acabamos por nos juntar nessa altura (correu tudo bem e já passaram quase 6 anos).

    -Acho muito importante o casal se juntar antes do casamento (Só ai se conhecem verdadeiramente, casamos o ano passado).

    - Conselhos. Sejam muito paciêntes um com o outro. Estabeleçam regras em casa para ninguém ficar sobrecarregado. É normal no inicio quereres fazer tudo para agradar mas o trabalho tem de ser mútuo. Miminhos sim mas os dois têm de colaborar em casa.

    Espero te ter dado umas luzes Smiley smile Beijinhos e tudo a correr bem Smiley heart

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Ana, pelos teus conselhos e pela resposta. Feliz 2020 Smiley kiss

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não mudava nada na nossa mudança (menos de 1 ano de namoro e enquanto estudávamos).
    Acho quase essencial que os casais experimentem viver juntos antes de casar. Conheçam os maus hábitos, tiques e rotinas um do outro. Partilhem tarifas, despesas e dias maus tanto como dias bons.
    Conselhos: tenham muita paciência pois é outro ser humano a viver com vocês. Aprendam a ser auto críticos e sejam honestos com o vosso parceiro e vocês próprios. Não vale calar e encher o saco para depois estoirar! Tudo corre bem. 🙂
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela tua opinião, Vanessa. Beijinhos e feliz 2020 😘
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela tua mensagem, Catarina. Beijinhos e feliz 2020 😘
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho óptimo quem puder juntar-se antes do casamento, uma vida a dois numa casa não têm nada a ver com um namoro em que cada um
    vive na sua casa! O desafio começa exatamente quando se vai viver juntos, e temos de aprender a viver com os hábitos da outra pessoa que na maioria das vezes não são os mesmo que os nossos! Aprender a dividir tarefas, gerir as despesas, perder um pouco a nossa privacidade deixa de ser “o meu quarto” e sim “o nosso quarto” é tudo uma mudança e por vezes nesta mudança que alguns casais chegam à conclusão que afinal não era aquilo que queriam!

    Tendo em conta o grande investimento que é fazer uma festa de casamento acho que não perdem nada viverem juntos antes!
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Parabéns por darem esse passo tão importante. Apartir do momento em que partilhamos o mesno espaço, começa aí o verdadeiro teste.
    Como funcionam os dois feitios em conjunto, começas a perceber realmente como a pessoa é e , para ser sincera , super aconselho viverem juntos antes do casamento.
    Só assim é que percebem se os dois funcionam bem ao partilharem uma vida a dois. Eu comecei a viver com o namorido praticamente desde o início 🤣 E não mudava, não fazia sentido ser de outra maneira para nós. Quanto a conselhos, não há nada como explorar em que tarefas cada um gosta ou não se importa de fazer para não ser sempre o mesmo a fazer tudo o que pode gerar algumas discussões 😁😘
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Raquel! Muito grata pela tua resposta e todos os teus conselhos ficaram registados e espero estar a altura de os seguir! Smiley kiss Smiley love

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá minha querida,


    Viver junto é algo maravilhoso mas mente quem diz que é fácil. Afinal de contas são duas pessoas diferentes, com opiniões diferentes, gostos diferentes... a partilhar o mesmo espaço e algum do muito tempo da sua vida! Mas no final o que importa é que compensa muito!
    Respondendo às tuas questões.
    Na minha opinião juntei-me com o noivinho no tempo certo! Ainda vivemos algum tempo cada um na sua casa e quando nos decidimos juntar debatemos muito sobre o assunto e sobre se estavamos preparados para tal.
    2. Eu acho importantíssimo que o casal se junte antes do casamento! Viver junto não é o mesmo que namorar, dormir uma vez ou outra na casa um do outro ou passarem férias juntos... é nesta altura que conheces os verdadeiros defeitos, as verdadeiras qualidades e o que podes esperar do teu companheiro para o resto da vida!
    3. Comuniquem sempre um com o outro acima de tudo! Não guardem para dizer o que sentem (seja bom ou mau) para o dia seguinte! Preservem o espaço um do outro e dêem-se ao privilégio de puderem ter o vosso tempo pessoal sem a presença do outro (e não, não estou a falar do tempo em que estão separados a trabalhar. Falo de tempo de qualidade e de lazer). Por fim, não deixem o amor cair na rotina. Façam qualquer coisa diferente uma vez por mês... passear, viajar, um fim de semana romântico, com amigos, uma surpresa...
    Beijocas
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida, obrigada pelo teu conselho. Feliz 2020 Smiley kiss

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida, namoro com o noivo há 12 anos e vivemos juntos há 5. Não mudaria e acho que foi mesmo na altura certa. Quanto a conselhos, o que eu dou sempre é "apesar das dificuldades, birras, meias fora do sítio, etc... Se perceberes que, apesar de tudo, és mais feliz ao lado dessa pessoa, isso é o mais importante". As vezes limitamo-nos a procurar e apontar os defeitos....
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso. É sempre um desafio mas onde existe amor tudo se resolve 😊❤️
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Catarina. Obrigada pela tua partilha Smiley kiss

    Penso que o casal só se conhece verdadeiramente quando começam a ter essa convivência de morar junto. Apesar de eu e o noivinho já fazermos uma vida muito próxima à de casa conjunta, acabamos por "certos pormenores" deixar passar que se calhar estando na nossa casa não deixaríamos.

    É sempre um desafio, mas que estamos aqui prontos a cumprir e a ultrapassar!

    Beijinhos Smiley love

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Virgínia. Muito obrigada pela tua partilha e pelo teu conselho!

    Penso que o dinheiro deve ser uma das causas de maior conflito de um casal e logo desde início se deve definir de que forma será gerida essa parte e se ambos partilham da mesma opinião.

    Por acaso nós já falamos sobre isso e pensamos da mesma forma: Cada um continua a ganhar (ordenado) para a sua conta "de solteiro". Agora no início do ano vamos abrir uma conta conjunta onde vamos depositar X por mês para um pé de meia, esse valor só será mexido quando ambos decidirmos. Para as despesas de casa vão ser divididas entre os dois, da melhor maneira possível. Decidimos desta forma e espero que seja a forma que resulte!

    Beijinhos querida Smiley kiss

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita. Eu sempre achei que iria casar e depois morar com o marido mas a vida trocou-nos as voltas ahah 😂. Há 3 anos e pouco viemos para o Canadá e claro que tivemos que morar juntos. Já tinha passado algumas temporadas com ele mas não mais do que alguns meses. Agora vejo que foi importante e que conseguimos entender melhor como cada um vive. Acho que foi a altura certa e sinceramente acho importante as pessoas viverem juntas antes de casar porque conseguem perceber muitas coisas que não são possíveis quando cada um está na sua casa.
    Em relação aos conselhos. As meninas já deram bons conselhos. Eu confesso que nem sempre resolvemos os nossos problemas antes de irmos dormir mas que é muito importante, isso é. Concordo com o conselho da Virgínia. Cada um ter a sua independência financeira e não só é extremamente importante. Beijinhos
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita, por aqui já vivíamos juntos antes do casamento, e não o faria de outra forma. A verdade é que quando dividimos um espaço com outra pessoa, temos de nos adaptar a muita coisa e o processo pode ser menos positivo. Não me fazia sentido casar logo e depois poder vir a ter surpresas. E refiro-me não apenas a situações do tipo "ele é desorganizado", "ela não foi ao supermercado" e afins, mas também cedência de privacidade, gestão de finanças, compatibilidade de horários, etc.

    O meu conselho é um pouco controverso, mas aqui vai: pra mim não existe "um casal tem uma só carteira". Devem os dois contribuir por igual nas despesas da casa, ajudar um ao outro quando têm dificuldades, mas sou grande apologista de cada um ter o seu dinheiro de parte caso aconteça alguma coisa. Em suma: nunca dependam financeiramente um do outro, mais cedo ou mais tarde será motivo de conflito e mais vale evitar.

    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Igualmente querida!
    Que corra tudo bem 🍀
    Como disse a Vânia, nunca se deitem chateados, mesmo que estejam aborrecidos um com o outro, troquem um beijo e um sorriso e saberão que no dia seguinte será mais fácil conversar e resolver o que ficou por resolver 😊
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada pela tua mensagem, Tatiana. Fica no meu coração e com certeza irei seguir esses conselhos Smiley kiss

    Muitas felicidades para vós Smiley heart

    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida! Por aqui era quase um requisito ir viver junto antes do casamento, por forma a perceber a nossa dinâmica como casal. Já namorávamos há mais ou menos três anos quando me mudei de vez para ao pé dele, mas já passava grande parte dos fins de semana e épocas de exames, pois a casa dele reanimar sossego e eu gostava de estudar com ele. Quando acabamos a faculdade então eu mudei-me de vez. Não mudaria nada! Foi algo gradual então não houve nenhum choque.
    E conselhos: flexibilidade e compreensão! São pessoas diferentes com hábitos diferentes, terão de encontrar um ponto de equilíbrio e uma rotina que funcione para os dois. Conversem muito, sobre tudo! Partilhem tudo o que sentem! E assim não tem como não correr bem 😊
    Parabéns pela nova etapa 😘 Ano novo, vida nova!
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita,

    Olha nós sempre tivemos na nossa mente que só vamos viver juntos depois do casamento. Por isso vou-me colar a este debate para ver o que dizem as outras noivinhas! Beijinho

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelos conselhos Sabrina, muitas felicidades Smiley kiss

    • Responder
  • Sabrina
    Super Noiva Outubro 2020 Ansião
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    - Se fosse hoje, mudariam alguma coisa antes de se juntar? Atrasavam o processo, adiantavam ou acham que foi no tempo certo?

    Vivemos juntos há 4 anos, namoramos há 5...ao nível de tempo pareceu cedo porque namorávamos apenas há 1 ano, mas correu tudo tão bem que não mudava nada!


    - O que acham de o casal se juntar antes do casamento?

    Para mim e para o noivo, não podia ser de outra maneira...Acho que é importante o casal compreender como se dá, se funciona a vida em comum antes de dar um passo tão importante!!!


    - Se pudessem dar de 1 a 3 conselhos para quem vai começar essa fase da vida, quais seriam?


    1. A flexibilidade é muito importante, podemos estar habituados a vida toda a fazer de uma maneira, mas não nos podemos esquecer que o nosso companheiro foi educado de outra.

    2. O amor vence sempre.

    3. Nunca fazer tudo pelo noivo, vivemos a dois, trabalhamos os dois, a vida custa a todos!!!! aahahaha

    2.

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom, Rita! Muitas felicidades para vocês e obrigada pelos conselhos Smiley kiss Smiley heart

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelos conselhos, vou guardá-los no coração Smiley heart

    Muitos parabéns pelo vosso casamento e muitas felicidades Smiley kiss

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita ! Eu e o meu agora marido vivemos juntos há 5 anos, inicialmente em casa da minha mãe e passado um ano de estarmos a viver juntos mudámo-nos de armas e bagagens para Londres (tal como a Vânia faz dia 29 deste mês que vivemos juntos sozinhos e oficialmente).


    Não mudaria nada do processo, aconteceu na altura certa e tem sido muito intenso vivermos juntos. Além de partilharmos a nossa casa, o nosso espaço, partilhamos o mesmo trabalho, conclusão, quase estamos 24 sobre 24 horas juntos o que por vezes não é fácil. Isto tudo a juntar ao facto de vivermos longe de tudo e todos e quando nos chateamos não há aquela coisa de poder voltar para casa da minha mãe por uma noite ou assim, por isso torna as coisas mais intensas.
    Quanto a conselhos chave para quem inicia esta caminhada com o namorado ou marido que posso dar são: 1. Comunicação, é a base de qualquer casal, o comunicar os problemas e desejos do outro 2. O dar espaço ao outro, no nosso caso é muito essencial. Eu dou espaço ao Bruno e ele a mim para estar 1/2 horas no meu canto a fazer o que gosto se ter de estar com ele por exemplo. Como lhe chamo é o meu momento zen. 3. Respeitar a opinião de cada um. Sei que somos todos diferentes mas por exemplo, agora estamos a pensar em mudar umas coisas lá em casa e claro que eu gosto de umas coisas e o Bruno de outras, mas o importante é encontrarmos um ponto de equilíbrio entre o que ele quer e eu quero para aquele que é o nosso espaço.
    Beijinho
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, nós vivemos juntos há 2 anos. Muitos casais dizem que se ressentem com esta mudança, já que pouco há a camuflar após viver-se juntos. Nós já nos conhecíamos há 9 anos, pelo que não nos ressentimos de nada, aliás, só nos fortaleceu. Não adiaria esta passo, foi no momento certo.

    Os conselhos que deixo é haver muita comunicação, respeito, compreensão e flexibilidade, pois todos temos as nossas manias e deve haver a máxima de compreensão, respeito para as aceitar, flexibilidade para alterar algumas coisas e comunicação para o entendimento.

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim sem duvida... vivemos tudo de maneira diferente. Quando nos zangamos não podemos ir a correr para a casa da mãe, temos mesmo que ser adultos e resolver o problema. Além disso como estamos aqui sozinhos somos muito mais unidos e ao mesmo tempo muito mais descontraídos.
    Quanto ao meu ponto número 2, claro que depende muito dos casais, connosco é o que resulta melhor e daí ter dado esse conselho, mas lá está depende do casal 😉😘
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Realmente no teu caso ainda é tudo mais intenso porque vivem os dois aí "sozinhos" e são o apoio incondicional um do outro, portanto acredito que seja uma experiência ainda mais intensa.

    Obrigada pelos teus conselhos, Vânia. Vou guardá-los no coração! Smiley kiss

    Se bem que a parte do ir dormir chateado, apesar de eu concordar, na prática nem sempre é fácil porque conversar num momento de cabeça quente às vezes é pior e no dia seguinte, apesar do problema ainda estar lá, pode ser mais fácil conversar porque já não há tanto o perigo de se dizer coisas que não se quer... Pelo menos já deu para "dormir sobre o assunto" e refletir.

    Mas claro que todos os casais são diferentes e cada um deve lidar da melhor forma possível!

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita, eu e o agora maridão estamos junto há quase 3 anos (vão fazer dia 29 deste mês) e casámos em setembro deste ano.
    Sinceramente não mudava nada em todo o processo, porém nós começámos a viver juntos por força do destino uma vez que vim para o Luxemburgo para perto dele e não havia outra hipótese a não ser vivermos juntos.
    Quanto a conselhos deixo-te dois:1- comunicação é a chave de qualquer relacionamento por isso não guardem nada para vocês, se não gostam, se gostam, se estão triste ou aborrecidos simplesmente digam e conversem2- evitem irem dormir chateados ou zangados... no dia seguinte o problema vai continuar lá e pode ser pior.Nós seguimos sempre estas duas “regras” lá em casa por acharmos serem essenciais num relacionamento mas cada casal é diferente e como tal como lidar comas coisas de forma diferente.😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração