Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Kelly
Noiva Ativa Julho 2015 São João da Madeira

Vestidos Noiva Usados - Quebrar o mito

Kelly, a 11 de Setembro de 2018 às 12:15 Publicado em Fórum Moda nupcial 0 22
Olá noivinhas, quando casei tive duas cerimónias e usei 2 vestidos. Como não pretendia ultrapassar o meu budget inicial, comecei a procurar por vestidos usados e foi muito difícil. Mas lá encontrei um que me interessou e me serviu, pois meço pouco mais de 1,75cm.
Na altura fiquei muito desanimada por só encontrar online e lojas físicas em Lisboa e arredores e nada na zona do Porto. Acabei por comprar, um dos meus vestidos através do OLX a uma menina de LX, numa das viagens para entrega de convites.

Lamentavelmente naquele ano encontravam-se poucas opções, e, deparei-me com imensos preconceitos com o conceito de usar um vestido usado por outras pessoas. O que noutros pais da Europa é muito bem aceite. Por isso, decidi escrever isto neste fórum, porque mesmo 3 anos após a minha experiência, em conversa com futuras noivas deparei-me com o mesmo preconceito. O que me motivou a procurar um vestido em segunda mão, não foi falta de dinheiro, embora valorize onde gasto o meu, mas sim o conceito geral da rentabilização de recursos. E porque não usar um vestido que inicialmente estaria acima do meu budget, mas que comprando usado e por menos de metade do preço, se torna possível? Se fazemos isso com casas, com carros, com bolsas e com sofás e camas em que nós vamos deitar nelas!?!?

A minha experiência:
O que a minha modista vez com aquele vestido foi espetacular. Comprei um vestido, que custava originalmente cerca de 2.000€, por menos de metade do preço, e que gostava a 85% e fiz alterações nele para ficar satisfeita a 100%. Já o tinha experimentado na loja e amava o tecido, mas não amava a 100%. Para realizar intervenções de alterações na loja era outro tanto que sinceramente não me interessava pagar. Ponderei mandar fazer de raíz, mas a procura de tecido igual desiludiu-me. Pelo que em conversa com a minha modista, ela sugeriu fazermos alterações num já existente. E foi o que eu fiz.
Na época passava no TLC um programa de vestidos de noiva em que se alteravam os vestidos de noiva das mães “Something borrowed, Something New” , e isso deixou-me empolgada.
O resultado final foi mesmo muito bom. Pelo que recomendo.
Assim pude manter o budget, e o que poupei no vestido dediquei à animação e fotografia.

Pois na minha opinião, devemos sentir-nos lindas, mas se despendemos demasiado num vestido como ficam os restantes aspectos, como cabelo e make? É que o que fica para a posteridade são as fotografias. (Daí um bom fotógrafo!), mas se a make e o cabelo não aguentam até ao final do dia... terrível!
No meu caso preferi apostar 400€, que poupei no vestido, na make e cabeleireiro. Isso sim, foi investimento. Agora gastar 2000€ ou 3000€ num vestido que vamos usar umas horas e nunca mais... para mim... era impensável, um autêntico desperdício de dinheiro.
Esta é a minha opinião e foi a minha experiência. Aceito qualquer outra, porque uma festa de casamento é única e cada ser é diferente e como tal valoriza aspectos diferentes.

Da minha pesquisa, depreendi que as mulheres das cidades, maiores, são menos preconceituosas a este respeito. Pois vejamos, as lojas físicas que existem de artigos de noiva e festa situam-se na grande Lisboa. Em 2016 abriu um estúdio na Trofa com um conceito fantástico, mas que morreu cedo, lá está pelo preconceito.

Qual a vossa opinião?

Tudo de bom para todas e todos vós!

22 respostas

Última atividade por Ana, a 21 de Fevereiro de 2022 às 21:21
  • A
    Noiva Curiosa Julho 2023 Valongo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente
    Por acaso apaixonei-me por um vestido online e só o encontrei novo na loja, mas se soubesse de alguém que o vendesse por metade também aproveitava.
    Gastar balúrdios no vestido nunca fez sentido para mim e talvez seja por isso que quando amei um vestido que até estava bem dentro do orçamento, aproveitei e não olhei para mais nenhum. Agora a minha mãe anda a dizer me que deveria comprar um segundo vestido para o copo d'agua. Enfim, se o fizer, muito provavelmente vou dar uma olhada nos vestidos usados. Gostava ainda de te perguntar sobre essa modista que falas, porque talvez precise de uma modista e prefiro uma que venha recomendada de alguém. Podes me dar o contacto? Ficava muito agradecida.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Novata Novembro 2015 Viseu (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Kelly!


    Eu casei e o meu vestido foi desenhado e efectuado por estilista exclusivo. Nem sequer me ocorreu a possibilidade de comprar em segunda mão.Recentemente fui ao casamento de uns amigos, a noiva é brasileira e estava chocada por nós comprarmos os vestidos; no Brasil o mais comum é alugar...Não sei se no nosso país é assim tão fácil encontrar vestidos em segunda mão: depois de ponderar decidi que iria vender o meu vestido, mas não encontro lojas que os comercializem...Conhece algum espaço comercial para este segmento?
    😉😚🍀
    • Responder
  • Lúcia
    Noiva Master Junho 2019 Torres Novas
    Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda não encontrei o meu vestido ideal, sinceramente na minha opinião tenho medo de o comprar a outra pessoa ou mandar vir da NET simplesmente por ter medo de ter algum defeito escondido assim prefiro comprar em loja e que seja novo. Não quero gastar muito dinheiro no vestido pois também prefiro gastar noutras coisas para o dia, e tem muita coisa que acho um absurdo gastar mas lá está é a minha opinião. 💖😘
    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Maio 2019 Maia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que cada um sabe de si e das suas escolhas. Cada um gasta o que pode. Infelizmente há e haverá sempre preconceito, seja qual for o tema.

    Acho que no fim de tudo, o importante é sentirmo-nos lindas, seguras e 100% satisfeitas com a nossa compra.

    Se só podemos gastar 30, pq gastar 100 ou 200 só pq A e B vai achar mal ou pq tradicionalmente se faz assim?

    Sou completamente a favor da rentabilização, no meu caso não apliquei porque não senti necessidade mas se fosse preciso assim faria Smiley smile

    • Responder
  • Sonia
    Noiva Constante Junho 2020 Santarém (Concelho)
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ainda não experimentei nenhum vestido e não sei o que me fica bem.. Tenho algo em mente mas ainda não consegui encontrar aquilo que imagino.. acompanho o TLC e o "Say yes to the dress", já vi muitos sites de muitos estilistas e de lojas de noiva e nada se compára com aquilo que tenho em mente..

    Talvez terei de optar por uma solução parecida de comprar um mais barato e mandar alterar..

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também uso muito o lema de menos é mais. No meu caso, fugi dos princesas, rendas e, acima de tudo, tule, detestei mesmo ver! Pois, queria algo sensual e elegante e tudo suava a princesinha.

    É verdade, principalmente com o suor, lágrimas, tantos cumprimentos, etc! A maquilhadora usa bons produtos, nada de Kiko e afins que sim, são produtos corriqueiros.

    A cabeleireira é fantástica, confio imenso nela! Inclusive, já ganhou imensos concursos nacionais e internacionais pela Loreal, por isso, acho que melhor entregue (por aqui), impossível! Não sairá tão caro porque quero algo simples, lá está, menos é mais.

    Beijinhos

    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pessoalmente (e talvez por viver em Londres) acho que às vezes não é tanto a questão de preconceito. Eu por exemplo experimentei mais de 30/40 vestidos antes de me decidir pelo meu. Coisas que via em fotos e gostava e depois quando os experimentava era uma desilusão.
    Talvez também por estar fora não conheço modistas e queria a facilidade de poder marcar coisas com antecedência e não me preocupar com cancelamentos de última hora.

    No entanto não fosse eu tão picuinhas não teria problema em comprar um vestido usado, e se houvesse mais mercado consideraria até vender o meu mas para receber 100 ou 200€ prefiro investir algum e mandar alterar o vestido depois do casamento para ficar como recordação usável.
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Kelly, pessoalmente não esteve de todo nas minhas opções, pois sempre quis um vestido só meu e pretendo guardá-lo.

    Mas acho uma ótima ideia para as noivas que não pensam assim e querem mesmo aproveitar para poupar algum dinheiro Smiley smile

    • Responder
  • Diana
    Super Noiva Maio 2019 Esposende
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Kelly, também nunca me ocorreu ver vestidos em segunda mão, ocorreu alugar, mas nem cheguei a ver! optei por ir ver um vestido novo e fui a uma loja apenas e saí de lá realizada e muito feliz com a escolha! não critico nem tão pouco censuro quem opta por usar um vestido em 2, 3, 4 mão ou que mande vir da china ou whatever, as noivinhas só têm é de sentir bem com o vestido que escolheram e mais nada! beijinho*


    p.s. não creio que tenha coragem de me desfazer do vestido no fim! talvez eu tenha uma filhota e quem sabe se não opta por usar o meu vestido Smiley laugh

    • Responder
  • S
    Noiva Experiente Setembro 2018 Barreiro
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já casei uma vez e nunca me desfiz do vestido.. agora vou voltar a casar e senti que estava na altura de vender o meu vestido...está impecável comprado na pro noivas a alguns aninhos agora pus a venda por 200€com véu e luvas mas apesar de muitas visualizações lá está o preconceito de usar algo já usado...eu não comprei em 2mao porque nao encontrei nenhum que me dissesse algo apesar dos preços apelativos..mas enfim quem sabe eu o consiga vender.por isso sigam o vosso coração.. ninguém precisa de saber se é em segunda mão.. beijinho grande 💋
    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Braga (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O vestido com o qual irei casar muito em breve não é de 2a, mas de 3a mão. Foi da minha mãe, que emprestou também a uma tia e agora passou para mim. Com pequenos ajustes na costureira nem chegou a 40€. Se há vestidos mais bonitos do que o meu? Há. Se o meu vestido é de tirar a respiração? Não, não é, não enche o olho a ninguém e está longe de ser moderno, sexy, ou o que se queira chamar. Mas é um vestido que conta uma linda história, o vestido que a minha mãe usou quando se uniu ao meu pai para formarem a família que amo de coração, o vestido que marcou o início de um casamento longo, próspero e feliz. Só isso, para mim, vale mais do que qualquer outra coisa. Não há dinheiro que pague e sinto-me muito afortunada por poder marcar o início da construção da minha família com um vestido de marcada simbologia. (E, sim, felizmente, tinha a possibilidade de ter um vestido novo, de designer conhecido -tanto os meus sogros como a minha madrinha quiseram oferecer-mo -, mas, pelas razões já enunciadas, não quis.)
    Com isto quero dizer que às vezes temos de ignorar o ruído de fundo e ser fiel às nossas ideologias e vontades, mesmo que haja quem não goste ou aprove.
    Um beijinho Smiley winking
    • Responder
  • Kelly
    Noiva Ativa Julho 2015 São João da Madeira
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Lady in Red, claro que tudo é muito pessoal. Por exemplo, eu sou muito mais pragmática e racional e sabia muito bem o que queria e não me deixei levar por modas. Em todas as lojas que fui abundavam rendas e transparências e eu não queria nada daquilo. Queria algo simplesmente elegante. Porque na minha opinião “menos é mais” e entendia que deveria ser eu a sobressair e não um vestido que me assoberbasse. Mas cada um sabe de si 😉.
    Se me permite uma opinião, que vale o que vale, aposte numa boa Maquilhadora e numa boa cabeleireira, não basta serem boas têm de usar produtos de qualidade porque isso faz toda a diferença no final do dia.
    como já referi, tive duas cerimónias, em ambas tive a mesma Maquilhadora mas não a mesma cabeleireira. Na primeira tive a festa e pulei até fizer chega e o penteado não se desfez. Na segunda cerimónia quando cheguei à Capela já estava o penteado a desfazer-se, estava um dia terrivelmente quente, tive mais tempo e oportunidade para ter fotos fantásticas em sítios fantásticos e quando olho para as fotos desse dia apetece-me fugir. A make esteve impecável mas o cabelo estava totalmente desalinhado.
    • Responder
  • Kelly
    Noiva Ativa Julho 2015 São João da Madeira
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom Catarina, que adorou a procura. Fico verdadeiramente feliz por si. Eu odiei, porque como já sabia muito bem o que queria, detestei que me tentassem impingir estilos e tecidos que referia expressamente não querer. Fui muito racional na procura e não me deixei influênciar por modas nem por ninguém. Agora aquele friozinho na barriga senti quando o meu ficou pronto. E quando me vesti no dia.
    • Responder
  • Kelly
    Noiva Ativa Julho 2015 São João da Madeira
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana, procure em sites espanhóis como por exemplo o Wallapop. Em Espanha, assim como em UK é muito comum. Boa sorte.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É uma hipótese que nunca ponderei porque toda a vida sonhei com toda a procura do vestido. Adorei essa experiência e não a trocava por nada.

    de qualquer forma acho a ideia super plausível. É ótima para poupar dinheiro e rentabilizar recursos como bem dizes.

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Kelly. Para mim, nunca foi uma hipótese comprar um vestido usado, simplesmente porque não queria e não sentia essa necessidade. Mandar fazer sim, foi um possibilidade. Comprei um vestido da pronovias, ou seja, com um preço que quase todas as pessoas acham irrisório. Gastarei até pouco no cabelo e maquilhagem e o mediano na fotografia (indo de encontro ao que falaste).

    Tudo isto é um assunto muito pessoal e, na verdade, cada um sabe o que faz ao seu dinheiro ou ao dos seus. Mas, por acaso, já senti que existem noivinhas a criticar quem compra vestidos em lojas caras simplesmente para elevarem o ego quanto a não terem um vestido tão caro. E quem fala de vestidos, fala de pessoas a pagarem 100€ por pessoa e outras 30, etc etc.

    Isto é um assunto que tinha muitas mangas por onde pegar, não fosse um assunto mais explorado por mulheres Smiley laugh Beijinhos

    • Responder
  • Susana
    Noiva Experiente Setembro 2019 Póvoa de Varzim
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vejo mal nenhum, se realmente for o vestido que nos faz feliz naquele momento
    • Responder
  • Gisela
    Super Noiva Março 2019 Porto (Concelho)
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Comprei o meu usado, estou contigo 😙
    E pretendo vender o meu no fim.
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que um vestido de noiva é uma coisa muito pessoal, dessa forma não compraria um vestido em segunda mão
    • Responder
  • Neuza
    Noiva Experiente Outubro 2019 Marinha Grande
    Neuza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha opinião nao acho mal nenhum em rentabilizar um vestido ja usado apesar de essa nao ser de todo a minha primeira opcao, no meu caso so irei procurar um vestido já usado em ultima instância.
    • Responder
  • S & P
    Noiva VIP Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    S & P ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei muito do teu debate e acho uma pena ainda haver essa mentalidade. Confesso que ainda procurei vestidos no OLX mas não gostei de nenhum modelo que estavam a vender e por isso acabei por comprar o meu numa loja de noivas por cerca de 1000€. Continuo a achar um exagero de preço mas honestamente não gosto do estilo de vestidos que se vendem nas lojas mais baratas (agora a Preety Bunnies já tem mais modelos que talvez me pudessem agradar mas há 1 ano atrás, só tinha tudo muito virado para o princesa) e também não há grandes opções de vestidos em segunda mão...
    Acho que é tudo um pouco um ciclo vicioso, em Portugal toda a gente gosta de guardar o seu vestido, mesmo que nunca mais o use, e por isso não há muita oferta de segunda mão... porque quase ninguém o quer vender.
    Noutros países como o UK a maioria das Noivas já compra o vestido a pensar em vendê-lo e por isso torna-se um mercado muito mais dinâmico em termos de segunda mão.
    • Responder
  • Ana Rodrigues
    Noiva Master Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já ponderei em comprar um vestido em segunda mão, ja que o vestido que eu quero não é muito fácil de achar! Decerto que por agora ainda não encontrei nada que me agrade mas não vejo mal nenhum em optar por reutilizar um vestido e também por poupar!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração