Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cátia
Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira

Tradições de Casamento! Sabiam que... ?

Cátia, a 22 de Novembro de 2020 às 12:21 Publicado em Fórum Casamentos.pt 1 48

Alô, gente linda!

Devo confessar que aprendi muitas coisas com esta nossa comunidade linda, nomeadamente sobre tradições de casamento.

Ora, senti-me tão "naba" com certas coisas, que decidi fazer uma pesquisa sobre tradições de casamento, e não é que descobri coisas que nunca tinha imaginado?!

Se tiverem curiosidade, continuem a ler e maravilhem-se com estas descobertas eheh

Tradições de Casamento! Sabiam que... ? 1


1 - Vestido de noiva branco

Sabiam que antigamente não era costume usar o tradicional vestido de noiva branco? Pois é... Esta tradição começou apenas em 1840 através da Rainha Victória de Inglaterra! Naquela altura, como a maior parte dos casamentos eram arranjados, o mais importante era destacar toda a beleza e luxo que as famílias tinham, porque o valor do casamento era apenas medir as posses. Quanto mais luxuoso, mais bem vista era a família. Como tal, os vestidos eram extremamente pesados, com muitos adornos, muitas joias e cores muito escuras, normalmente vermelhos ou pretos.

Ora, sendo este o costume na altura, como se passou para o típico vestido branco? Diz-se então que a Rainha Victória casou por amor, o que era bastante incomum nessa altura. Como a rainha sabia que o seu vestido iria ser divulgado em todo o mundo, decidiu usar um vestido com rendas Honiton artesanais, para apoiar o comércio local da Vila de Beer, e mostrar assim que ia ser uma Rainha que iria apoiar sempre o seu povo. Incrível, não é?


Tradições de Casamento! Sabiam que... ? 2


2 - Nome das amigas solteiras na barra do vestido de noiva

Ora, aqui está mais uma tradição que eu desconhecia, mas que não me parece que vá fazer! Smiley laugh

Sabiam que existe uma tradição de casamento, em que se coloca na barra do vestido o nome das nossas amigas solteiras? Parece que o objetivo é desejar boa sorte para que as amigas encontrem o amor da vida delas e também elas subam ao altar e sejam felizes para sempre!


Tradições de Casamento! Sabiam que... ? 3


Tradições de Casamento! Sabiam que... ? 4


3 - Véu

O véu, aparentemente, tem várias tradições, que variam conforme a cultura.

Grécia Antiga: era um sinal de nobreza, servia para proteger a noiva dos males naturais como o sol, vento e os insetos! Durante a cerimónia, protegia a noiva dos maus espíritos e de maus olhados. Nessa altura, eram vermelhos e brilhantes e o tecido era super grosso, o que dificultava a visão da noiva e das pessoas para a noiva. Como tal, era necessário que o pai da noiva a levasse ao altar! O que remete à tradição do pai acompanhar a noiva ao altar!

Bem, já não tencionava levar véu, então com esta explicação, menos ainda! Como tenciono casar no inverno, lá se vai o sol e os mosquitos ehehe E quanto aos maus olhados, nada que SAL GROSSO não resolva ehehe

4 - Bouquet da noiva

Parece que a razão do bouquet era nada mais, nada menos que: o perfume! Pois é, antigamente não havia água canalizada e, como tal, era muito difícil tomar banho! Smiley laugh o bouquet de flores servia para mascarar o pivete! Eheheh

Depois, dependendo das flores escolhidas, iria representar também um novo começo, trazendo fertilidade, fidelidade e felicidade.

5 - Alianças

Sabiam que o círculo representa a eternidade e o anel representa amor eterno? Pois é, junta-se um anel circular e temos as alianças!

A aliança é usada no quarto dedo da mão esquerda exatamente porque se acreditava que nesse dedo passava uma veia que estava diretamente ligado ao coração!

6 - Madrinhas de casamento

Será que alguém sabe como começou esta tradição?! Eu confesso que nunca me passaria pela cabeça que foi assim...

Pois é, reza a lenda que antigamente, as madrinhas de casamento se vestiam EXATAMENTE igual às noivas! Igual, igual. Porquê? Nessa altura, durante o casamento, era muito frequente as noivas serem raptadas por clãs inimigos! E então, a madrinha vestia-se de igual, para ser mais difícil raptarem a noiva verdadeira! Smiley laugh

7 - Posição dos noivos no altar

Quase toda a gente sabe que a noiva se posiciona do lado esquerdo do noivo. Mas porquê?! Também por questões de sequestro... Se alguém tentasse roubar a noiva, o noivo iria defendê-la com a sua espada, que iria retirar com o braço direito. Estou a pensar dizer ao noivinho para levar uma espada ehehe mas acredito que a resposta dele ia ser "mas quem é que te quer roubar?! Nem dada te querem" ehehe

8 - Noivos não se verem no dia do casamento

Esta tradição vem também da altura dos casamentos arranjados! Acreditavam que o casal podia mudar de ideas antes de chegar ao altar... (Então não, imagina que afinal em vez de um príncipe saía o gajo do IT?!)

Atualmente, é mais por uma questão de emoção! Há quem diga que ficarem sem se ver um dia, aumenta a emoção de se verem no altar! E não é que é mesmo?!

9 - Something old, something new, something borrowed, something blue

Aqui está a tradição que me fez iniciar esta pesquisa! Ao fim de ver noivinhas a questionar-se sobre isto e não saber a mínima ideia do que estavam a falar, decidi pesquisar e perceber o que mais não saberia eu?

Parece que esta tradição é muito comum. É suposto as noivas no dia do casamento levarem algo novo, algo velho, algo usado e algo azul.

Parece que dá boa sorte à noiva e ao casamento!

10- Lua de mel

Esta é talvez das tradições mais antigas. Remete a 2000 anos A.C. Nessa altura, o pai da noiva oferecia ao futuro genro uma medida chamada hidromel, que era feita através de açúcares fermentados do mel. Era uma bebida alcoolica que devia ser consumida durante 30 dias seguidos. Como nessa altura os dias eram contados através do calendário lunar, ficou conhecida como lua de mel.

Como é que daí passamos para ir passear? Não faço ideia eheheh


Contem-me gente linda? Sabiam destas tradições? Houve alguma que ficaram "wtf a sério?" ?!

Espero que tenham gostado deste debate e tenham achado tão interessante como eu.

Beijinhos a tod@s e um ótimo fim de semana... EM CASA! Eheheh


48 respostas

Última atividade por Andreia, a 15 de Maio de 2023 às 23:44
  • Andreia
    Noiva Ativa Julho 2023 Vila Nova de Gaia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    So a de o noivo nao ver a noiva a se preparar para o dia C👰‍♂️👰‍♂️
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, Carolina! Realmente há tanta tradição que nem sabemos que existe ou nunca paramos para pensar porque é assim e não de outra forma. Das tradições que existem, talvez essa seja a mais conhecida (apesar de eu só a ter conhecido quando entrei para esta app).
    São tradições, pelo que se não queres fazer determinada coisa, não precisas 😂 algumas da coisas jogam mais no campo da superstição! Beijinhos
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Ativa Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não sabia nada das origens destas tradições! Desconhecia totalmente o nome das solteiras no vestido, nem que eu tinha que está à esquerda! Ainda bem que já vou fazer bem Smiley heart

    O mais conhecido tinha presente, o "Something old, something new, something borrowed, something blue" que ainda não sei com vou por em prática.

    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! Fico contente que tenhas gostado 😊 sim, acho que é o dilema de muitas novinhas, decidir essas quatro coisas ehehe beijinhos!
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei! E lembrei-me que tenho que pensar no: "algo novo, algo velho, algo usado e algo azul" 😆
    • Responder
  • Carla
    Noiva Constante Agosto 2022 Amadora
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada Cátía pelas informações. Gostei de algumas e desconhecia outras Smiley smile

    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Agosto 2021 Sintra
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu só sei mais uma que posso partilhar, eu que vou casar de preto, descobri que no nosso país não é assim tão estranho! As noivas do Minho sempre se casaram com o seu traje regional que é preto e sempre foi a sua tradição! Por isso, não estou assim tão à frente! Smiley laugh

    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, Marta! Obrigada querida 😊 tive exatamente a mesma reacção que tu, inicialmente. Por isso decidi fazer este debate 😂
    • Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cátia! Que belas curiosidades! Não tinha ideia de nada hahaha

    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aii não digas uma coisa dessas

    🤣🤣🤣🤣
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    🤣🤣🤣


    Realmente, e se assim fosse acredito que a grande maioria das noivas não poderia casar de branco 😉
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, também eu! Certamente que a qualidade pureza só veio a seguir à qualidade riqueza ehehe beijinhos
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cátia.
    Adorei o debate.
    Aprendi bastante.Por exemplo, não sabia que as noivas só começaram a casar de branco depois da rainha Vitória 😱
    Sempre ouvi dizer que casar de branco significava "pureza"
    🤣🤦😅😱
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, Joana! Tradição é isso mesmo, algo que se costuma fazer. Não é nenhuma obrigatoriedade, podes optar por seguir ou não 🙂 beijinhos
    • Responder
  • J
    Noiva Principiante Março 2021 Covilhã
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sabia de nenhuma tradição! Omg demasiadas coisas para lidar. Uma pessoa já passa por tanto na organização do casamento, que não pode ligar a isso. O casamento ideal é casar com a pessoa que se ama, ter os amigos e família presentes e que seja um dia divertido. Todas essas tradições só geram mais stress. 😉
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, Carina! Realmente, são coisas que nunca paramos para pensar, mas são super engraçadas de saber 😊 em relação a estar 3 dias sem ver o noivo, não ia conseguir! Vai ser uma altura de muito stress e ansiedade e preciso que ele me ponha no lugar e me diga para parar de ser doida eheheh beijinhos 😘
    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Setembro 2021 Loures
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tradições que nunca imaginava, muito giras mesmo, e da vontade de ir pesquisar ainda mais.
    Gostei muito do tópico das amigas solteiras e o do something new. Não fazia ideia.
    Em relação a não ver o noivo irei fazer durante 3 dias porque já me tinham dito que aumentava a emoção e a saudade e desta forma iremos fazer.Para ser mais intenso.Muito bom artigo ❤️🥰
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, Diana! Obrigada eu pelo teu comentário, querida. Ainda bem que gostaste 😊 beijinhos
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Opa li isso num livro que a minha mãe tinha sobre casamentos e essas duas ficaram na memória 😁 nunca tinha pensado nisso mas é uma ideia a ponderar colocar o nome delas era bastante engraçado
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cátia,

    Achei o debate super interessante e divertido.

    Obrigada pela partilha 😘

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cátia que curiosidades giras 😁, não conhecia a maior parte das tradições.
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, Isa! Realmente, nunca tinha ouvido falar de tal coisa Smiley smile

    Muito obrigada! Beijinho

    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, Joana! Realmente, dá para rir... Mas naquele tempo não me parece que achassem tanta piada ahahah beijinhos

    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também achei querida Telma! Smiley smile beijinhos

    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá! Muito obrigada querida! Beijinho

    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, Ritinha! És como eu! Smiley smile Beijinho

    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, Milhinha! Realmente, esta comunidade é de uma grande ajuda para todos! Beijinhos Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cátia, bom dia!

    Que debate tão interessante eheh. Conhecia a dos nomes das amigas solteiras na barra porque é muito comum no Brasil, aqui em Portugal nem tanto Smiley smile

    Obrigada pelo debate Smiley heart

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai Cátia, o que ri com este teu debate 🤣

    Desde o não tomarem banho, ao raptarem a noiva... Lindo 😂

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que curiosidades tão engraçadas querida Cátia 😍😘

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cátia Smiley smile que curiosidades giras Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cátia, adorei o teu debate. Gosto muito de compreender o porquê das coisas. Não conhecia algumas tradições, nomeadamente o do nome das solteiras.

    Obrigada pela partilha.

    Beijinho.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração