Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Tipologia de Casamentos – há para todos os gostos!

Milhinha, a 23 de Outubro de 2019 às 22:37 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 44

Boa noite, princesas! Este é um debate que queria fazer há muito, mas ainda não tinha tido oportunidade. Vamos falar dos diferentes tipos de casamentos que existem!

Escrevo para aquelas noivinhas que acabam de chegar à nossa linda comunidade: parabéns pelo Noivado! Agora é hora de pôr mãos à obra e organizar o vosso Grande Dia C. Antes de começarem, deixo-vos estas primeiras tarefas essenciais:

1. Sentem-se a sós com o noivo e façam brainstorming: partilhem a ideia que cada um tem do casamento: o que sonharam em crianças, o que não gostariam que faltasse, o que pensam abdicar, quem pretendem convidar – é apenas para dar a conhecer as expectativas de cada um e garantir que o casamento é VOSSO e não só da noiva ou do noivo (ou da sogra).

2. Pensem no orçamento e nas poupanças: quanto pensam gastar no casamento, como dividirão as despesas (dividem a meias ou cada um paga a sua parte), quanto podem poupar por mês para gastar no vosso casamento.

3. Pensem quanto tempo / dinheiro precisam de poupar e, com base nisso, estabeleçam uma data provisória do casamento. Podem sempre escolher uma época ou data que vos seja especial, mas a duração do vosso noivado deve ser proporcional ao dinheiro que precisam de poupar.

4. Pensem no número mínimo de convidados imprescindíveis que gostariam de ter no vosso dia, para celebrar o vosso Amor e Felicidade.

Depois desta primeira fase, por favor leiam o resto do meu debate! No meu percurso de noiva (tenho 11 meses de noivado já), descobri que nenhum casamento é igual ao outro e que há diferentes tipos de casamentos que podemos escolher.

A) CASAMENTO TRADICIONAL: é aquele que todos nós conhecemos – um casamento grande, com familiares de 1º e 2º grau de ambos lados dos noivos, amigos próximos e de infância que não vemos há muito tempo. Pode ter facilmente aos 150-200 ou mais convidados! Este será o casamento mais fácil de organizar porque todos os fornecedores estão habituados a realizá-lo. A tradição é ir casar à terra da noiva, mas é comum também casarem na vossa área de residência. Podem contar com a ajuda dos vossos familiares e amigos para organizar tudo.

B) MINI WEDDING: é um casamento intimista, com familiares e amigos mais próximos. Habitualmente não ultrapassa as 50-75 pessoas. Poderão poupar bastante dinheiro por este motivo. No entanto, terão mais dificuldade em encontrar sítio para o copo de água: as quintas exigem mais do que 100 convidados para justificar o trabalho e nem todos os restaurantes têm capacidade para grupos tão grandes. Já pensaram em alugar um espaço e contratar catering? Já viram hotéis com rooftops? Tudo é possível! Dêem tempo para encontrarem os parceiros certos. Não cedam à pressão para ter casamentos com 100 pessoas só por obrigação!

Levado ao extremo, podemos ter os MICRO WEDDINGS com 10 a 20 convidados – poucos mas bons! Inspirem-se no exemplo da Filipa.

C) ELOPEMENT WEDDING: já ouviram a expressão “fugir para casar”? É isso mesmo que consiste este tipo de casamentos. Noivo e noiva, um padre/conservador/celebrante e os fotógrafos para registar o momento do enlace! Só vocês dois para depois mostrar ao mundo! Podem convidar todos para um almoço ou jantar depois, se quiserem! Podem casar de surpresa! Afinal o que importa é o sentimento que nutrem um pelo outro! Vejam o exemplo da Ana Marina.

Elopement + Destination WeddingTipologia de Casamentos – há para todos os gostos! 1

D) DESTINATION WEDDING: vamos pegar nos noivos, familiares e amigos e vamos todos de férias juntos! É nisso que consiste este tipo de casamentos. Podem escolher casar no Algarve ou na Madeira (como eu!), num château em França, num prado na Toscânia, nos Alpes Suíços, onde vocês quiserem! O céu é o limite! Poderá ser o tipo de casamento mais dispendioso, mas se organizarem tudo com antecedência e avisarem todos os vossos convidados (com recurso a Save The Date, etc), tudo se organiza! Antigamente era obrigatório uma wedding planner. Hoje em dia com a Internet e plataformas como o casamentos.pt não precisam de incorrer nesses gastos!

E) HOME WEDDING: já pensaram casar em casa, nos vossos jardins, ou junto à vossa piscina na casa de praia? É um casamento ultra-intimista em que convidam todos a entrar no vosso lar. Há também noivinhos a aluguar casas no booking ou AirBNB para o efeito – tenham sempre em atenção se vos permitem fazer festas. Convém contratar catering e empresa de limpezas. Vejam o exemplo da Filipa.

Home WeddingTipologia de Casamentos – há para todos os gostos! 2


Cada um destes tipos de casamento pode ser:

Religioso – realizado numa igreja ou capela. Têm de contactar o vigário da paróquia a que pertence a igreja ou capela e iniciar o Processo Religioso e Processo Civil.

Civil – poderão escolher casar no local do copo de água ou ao ar livre na presença de um Conservador (abrir o Processo Civil) ou casar na Conservatória e fazer uma cerimónia simbólica com um celebrante (contactar também os fornecedores).

Depois de lerem (ambos) este debate, como gostariam que fosse o vosso casamento?

Pessoalmente, se escolhêssemos hoje reduziríamos o número de convidados, mas não mudaríamos mais nada! Bjs



44 respostas

Última atividade por Milhinha, a 25 de Outubro de 2019 às 22:58
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Less is more! Um debate simples pode ser mais útil que os meus todos complicados 😂 E irás ajudar muitas noivinhas! Bjs
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida Milhinha! Cada caso é um caso, e nem são muitas burocracias, é apenas uma licença da polícia marítima 😂 não sei se dá um debate muito interessante, mas pode ser que consiga introduzir num outro 👍😘
    • Responder
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Supostamente eram 98 convidados mas o casal no dia nem sequer apareceu, só gente triste neste mundo! 😬😩
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente Taninha! Não acho que seja um casamento pequeno. Mas à luz dos nossos fornecedores será. O importante é ter um dia cheio de amor junto dos nossos mais queridos! Bjs
    • Responder
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Milhinha ❤️


    Mais um excelente debate! Que seria a comunidade sem ti! 🤩Nós tivemos um casamento com 96 convidados, chegaram bem, tivemos os mais importantes ao nosso lado, os que não quiseram ir também não fizeram falta nenhuma nem senti falta deles tão pouco! Tivemos um dia super feliz e único, tal como queríamos, foi simples mas elegante e tivemos a nossa cerimónia religiosa, optamos por fazer o civil e o religioso no mesmo dia!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah a nossa comunidade viveria bem sem mim! Já a minha vida tem outra cor por causa das magníficas pessoas que vou conhecendo graças a ela! Bjs dear! Obrigada por estares sempre aí!
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ou pode ser como o nosso: um mini wedding com 50 convidados e simbólico, já que o casamento na conservatória foi celebrado noutro dia.

    Independente do tipo de casamento, o que importa é que tenha muito amor e seja um dia espetacular!

    Obrigada por mais um ótimo debate minha querida, o que seria da nossa comunidade sem ti? Smiley love


    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa Catarina! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Belo debate Milhinha😁 nós seguimos todos esses passos logo no início. Em princípio, o nosso não terá mais do que 90 convidados e será religioso😁
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem duvida os casamentos tradicionais são os mais procurados. Bjs Mariana!
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Juro que não o escolhi só pelo design 😂😂😍😘

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate Milhinha, o nosso casamento será um casamento tradicional Smiley smile

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Parabens Ana Marina! É excelente assim! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E ainda por cima ao ar livre!!! Na praia! Para quando um debate sobre as burocracias necessárias para casar na praia? Há muitas noivinhas a querer fazê-lo! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, tens razão. 90% dos nossos convidados são de fora da Madeira. Bjs
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate. 😁
    Sim, sem duvida... De todas as singularidades e peculiaridades do nosso casamento, a que não abdicamos é a de casarmos sozinhos. Sem ninguem à nossa volta. Fugimos e casamos. Será um Elopement Weding concerteza. Aquele momento é nosso e so nosso. So nos faz sentido que seja assim. 😊
    Logo de seguida festejaremos todos juntos, mas tambem será um Mini Weding porque nao teremos mais do que 60 ou 70 pessoas para o copo d'agua.Nao sei se ha mais noivinhas que sonhem com um casamento assim, ou se serei a unica por estas bandas. 🙃Beijinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já viste? Tu querias um tradicional e ele um elopment! O que importa é chegarem a um consenso!
    Nós queríamos ambos um tradicional (o noivo Milhinha mais por causa da mãe) se fosse hoje escolheríamos ambos um Mini-Wedding. Mas ainda assim não abdicaríamos do Destination Wedding! Hahaha
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ter um noivo designer é excelente! O meu é mais informático, mas dá um jeitão para eu conseguir fazer o que quero! Excelente!! Bjs
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptimo debate 👏🏻! Sem dúvida que foi mini wedding e foi tudo o que sonhámos ❤️
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Milhinha. Apesar de termos convidado muitas pessoas que vivem aqui no Canadá só foram 8 pessoas, por isso não diria que foi um destination wedding Smiley smile . Beijinhos

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou convidar 180. De convidasse toda a gente chegaria aos 250!!! Mas não fazem falta. Sabemos que muitos vão faltar por ser tão longe (ninguém vai comprar viagens à última da hora!) bjs
    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Milhinha!
    Mais uma vez um ótimo debate 😍
    Por aqui acho não nos enquadramos a 100 por cento em nenhum dos estilos! Vai ser um casamento simples com a família e com amigos mais próximos (mesmo assim conseguimos chegar aos 150 convidados). Mas queremos algo que seja totalemente a nossa cara. Daí apostarmos nas manualidades, mais barato claro mas será totalmente personalizado! Quanto aos sonhos... eu sempre sonhei com o casamento se princesa o noivo nem queria casamento por ele éramos apenas nos os dois numa praia e está a tudo bem! MAs ele acabou por ceder ao meu sonho de menina então vamos ter um casamento religioso com direito a tudo 😍
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mais um excelente debate Milhinha! Nunca desiludes 😍

    Por cá, vamos ter cerca de 150 convidados, casar pela igreja e festejar numa quinta. Acabamos por ceder um pouco à "obrigação" de convidar a família toda como tradicionalmente se faz. O nosso casamento será muito pessoal e personalizado, e contará com muita coisa DIY, especialmente o estacionário, porque o noivo é designer. A nível de decoração, vamos ter uma decoradora e por isso não nos precisamos de preocupar 😘

    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate Milhinha! Obrigada! Smiley smile

    Então, o meu casamento acaba por não ser nenhum desses!

    É o casamento midi no que respeita ao número de convidados mais de 100 mas não mais de 120 à partida! Não cedeu a grandes obrigações de convidar x e y. Quisemos sempre primeiro respeitar a nossa carteira e como tal teria que ser intimista (no sentido de só quem é mesmo mais próximo) mas claro não um mini wedding. Mas quem vai estar é pessoas muito próximas. Da lista se fosse hoje só cortava uma pessoa/família mas que também ainda não me deu resposta! Acrescentar penso que não acrescentava ,mais ninguém! Então sentimos muito que foi a lista certa!

    Se convidassemos toda a familia por exemplo ultrapassaríamos os 150 convidados (não podia ser de modo algum!)

    É um casamento muito personalizado com gostos pessoais, particularidades e outras mais comuns e tradicionais. Nós os dois também já vivemos juntos, somos muito independentes e não cedemos a pressões familiares e não sou nada a noiva de convidar para parecer bem "aí mas não vou convidar y e ela vai saber vai ficar chateada" - não, comigo não há isso!!!

    Beijinho.

    Já agora e tu, quantos convidados vais ter, mais de 150?


    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente exemplo! Bjs
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O dos meus pais foi assim, debaixo da casa dos meus avós com um cozinheiro e os irmãos dos noivos serviam. E têm uma belo casamento de 31 anos Smiley smile
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo querida!!! Então com este tempo chuvoso e frio sabia bem ir para os trópicos 😄😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito “in” sem duvida! E que bem que sabiam uma férias dessas agora! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Thank you dear! Gostaria de o ter lido há um ano quando comecei nestas andanças... bjs
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, ora aí está um belo debate que pode ajudar muitas noivas!! 😍
    O nosso casamento foi sem duvida o tradicional e não mudava nada 🥰 mas quisesse algo diferente acho que faria um Destination Wedding, só família mais íntima e fazíamos um 2 em 1, casamento e férias em família, seria a combinação perfeita 😜😘
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá milhinha ! Ótimo debate dear 😊
    • Responder
  • Cristina
    Super Noiva Julho 2021 Marco de Canaveses
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem dúvidas que será! Beijinho
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração