Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana Filipa
Noiva VIP Outubro 2016 Lisboa (Concelho)

Superstições

Ana Filipa, a 12 de Maio de 2016 às 13:08 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 20

Ultimamente, devido ao mau tempo, muitas noivas têm falado da tradição/supertição de ir dar ovos a Santa Clara. Com isto na cabeça decidi pesquisar e criar uma lista das inúmeras supertições que existem um pouco por todo mundo. Sintam-se livres para acrescentar as que conhecem e não estão na lista.

Por muito que não sejamos supersticiosos existe sempre um "e se", apesar de ser bastante desafiante conseguir seguir todas estas tradições Smiley tongue

1. Guardar um cubo de açúcar nas luvas (Oh bolas começo bem, eu não vou levar luvas) - de acordo com a cultura grega, o açúcar vai adoçar a sua união.

2. Encontrar uma aranha no vestido - os ingleses acreditam que encontrar uma aranha no vestido de noivasignifica boa sorte. Bolas, depois a matar a aranha ainda fica o vestido sujo!

3. Na tradição Inglesa, Quarta-feira é considerado o "melhor dia" para se casar (ok nesta parte já poupavamos uns trocos), embora segunda-feira é para a riqueza e terça-feira é para a saúde.

4. O noivo leva a noiva através do ponto inicial para protegê-la bravamente dos maus espíritos que espreitam abaixo.

5. Sábado é o mais azarado do dia do casamento, de acordo com folclore inglês. Engraçado - é o dia mais popular da semana para se casar! Ou seja, as nivinhas de sábado estão tramada, eu incluida.

6. Os antigos romanos analisavam as entranhas de um porco para determinar o tempo mais sortudo se casar. (será que ainda vou a tempo de uma matança de porco??)

7. Chuva no dia do seu casamento é realmente considerado boa sorte, de acordo com a tradição hindu! (eu continuo a achar que é para nós não ficarmos tristes por o dia estar feio).

8. Para boa sorte, as mulheres egípcias beliscam a noiva no dia do casamento. Ouch! tenho cerca de 100 mulheres convidadas...

9. As noivas do Médio Oriente pintam as mãos e pés com henna para se protegerem do mau olhado. Adoro os desenhos que eles fazem.

10. Ervilhas são jogados nos recém-casados Checos em vez de arroz. Acho que podemos começar a fazer arroz de ervilhas!

11. Uma noiva sueca coloca uma moeda de prata do pai e uma moeda de ouro da mãe em cada sapato para garantir que ela nunca vai ficar sem dinheiro. Deve ser um pouco doloroso...

12. Uma noiva finlandesa, tradicionalmente, vai de porta em porta para recolher presentes dentro de uma fronha, acompanhada por um homem casado mais velho que representa casamento longo. meninas que ainda não têm casa mobilada, pode ser uma boa ideia.

13. As mulheres marroquinas tomam um banho de leite para se purificar antes da cerimônia de casamento. Dizem que é bastante hidrantante

14. Na Holanda, um pinheiro é plantado fora de casa dos noivos como um símbolo de fertilidade e boa sorte.

15. Os aneis de noivado e as aliançãs são usadas no dedo anelar da mão esquerda, porque se pensava que uma veia desse dedo ia diretamente para o coração.

18. Os diamantes definidos em ouro ou prata tornou-se popular como anéis de noivado entre venezianos ricos em direção ao final do século XV.

19. Na linguagem simbólica das jóias, uma safira em um anel de casamento significa a felicidade conjugal.

20. Um anel de noivado de pérolas é dito ser má sorte porque sua forma ecoa a de uma lágrima.

21. Um dos primeiros anéis de noivado da história foi dado a princesa Mary, filha de Henry VIII. Ela tinha dois anos de idade na época.

22. Aquamarine representa a harmonia conjugal e é dito para garantir um longo e feliz casamento.

23. A rainha Victoria começou a tendência vestido de casamento branco do mundo ocidental em 1840 - antes disso, noivas simplesmente usavam o seu melhor vestido.

24. Na Ásia, usam mantos bordados com aves simboliza a fidelidade para dee um casamento.

25. O gredos e romanos pensavam que o véu protegia a noiva de espíritos malignos. Noivas têm usado véus desde então.

26. No Japão, branco sempre foi a cor escolhida para os vestidos de noiva

27. Na Coreia, noivas usam tons brilhantes de vermelho e amarelo.

28. "algo velho" no dia do casamento simboliza a continuidade com o passado.

29. Na Dinamarca, as noivas e noivos tradicionalmente trocam de roupa para confundir os maus espíritos!

30. O "algo azul" simboliza a pureza, fidelidade e amor.

31. No Egito, a família da noiva, tradicionalmente, faz toda a comida para a semana semana após o casamento, assim que o casal pode ... relaxar.

32. Na África do Sul, os pais de ambos os noivos realizam tradicionalmente "o fogo" acendem o fogo na casa deles e levam para casa dos noivos para acender um novo fogo na lareira dos noivos.

33. A tradição de um bolo de casamento vem da Roma antiga, onde os foliões partiam um pedaço de pão sobre a cabeça de uma noiva por causa da fertilidade.

34. O costume de bolos em camadas surgiu de um jogo onde a noiva e o noivo tentaram beijar-se sobre um bolo cada vez maior, sem derrubá-lo.

35. A lenda diz que as mulheres solteiras vão sonhar com seus futuros maridos se elas dormirem com uma fatia de bolo dos noivos sob as almofadas...

36. Conto da carochinha: Se a irmã mais nova casar-se em primeiro lugar, a irmã mais velha deve dançar descalça no casamento ou o risco de nunca mais arranjar marido.

35. Em muitas culturas ao redor do mundo - incluindo celta, Hindu e casamentos egípcios - as mãos da noiva e do noivo estão literalmente amarradas para demonstrar o compromisso do casal, o seu novo vínculo como um casal (dando-nos a frase popular "dar o nó").

36. A deusa Juno (romanas) é do casamento, a lareira, e no parto, daí a popularidade dos casamentos em junho.

37. A noiva está à esquerda do noivo durante uma cerimônia cristã, porque em tempos idos o noivo precisava de sua mão direita livre para lutar contra outros pretendentes.

38. A tradição católica de "publicar os proclamas" para anunciar um casamento surgiu como uma forma de garantir que a noiva e o noivo tinham qualquer relacionamento familiar.

39. Segundo o folclore inglês, uma faca significa relações terminadas, por isso dá azar receber como prendas um conjunto de facas. Se têm isto na lista de presentes é melhor eliminar.

40. Andar com a noiva ao colo surgiu na europa medieval, pois acreditava-se que as noivas estavam bastante vulneráveis aos maus espíritos, sobretudo pelos pés. Para evitar que os maus espíritos entrem em casa o noivo entra em casa com a noiva ao colo.

41. Usar o nome de casada antes do casamento, pode ser tentador, mas se o fizer o casamento pode nem acontecer, por isso as noivinhas que vão usar monogramas com o nome de casada na decoração, devem evitar. Eu não vou adopatr o nome por isso estou safa.

42. Uma noiva que se cruze com uma freira ou monge a camiho do casamentosignifica que irá viver da caridade dos outros.

43. O toque dos dinos na cultura irlandensa permite afugentar os maus espíritos. (bolas o casamento atrais mesmo muitos maus espiritos)

44. Na Itália, muitos recém-casados quebram um copo de vidro, pois segundo a tradição, em quantas peças o vidro se quebrar quantos anos o casal vai ser feliz no casamento.

45. Enterrar o BOURBON no folclore inglês, é para evitar que a chova no grande dia, deve-se enterrar uma garrafa de bourbon de cabeça para baixo no local do casamento um mês antes e desenterrá-lo após a cerimônia para desfrutar.

46. A noiva deve oferecer a Santa Clara, uma dúzia de ovos... existe variante nos números a serem doados, ora é o número de horas que não queremos que chova (23 ovos, para ter 1h de chuvinha a abençoar) ou o número de ovos conforme o dia.

47. A noiva deve atirar um ovo ao telhado e colocar do lado de fora de uma janela, uma barra de sabão, para que Santa Clara limpe o céu

48. E por último, a noiva deve encher até um bocadinho mais que a metade, um copo, com água, e assentá-lo num prato, com a boca para baixo, no dia anterior ao casamento.

49. Lançar a liga, antes do ramo era a liga, Idade Média, a liga era um item erótico. Diz-se que a família e os amigos tinham que esperar fora do quarto de dormir nupcial, até que houvessem evidências que o casamento havia sido consumado (sério!). Com o tempo, a liga passou a simbolizar boa sorte, e começou a leiloada sendo que a noiva no meio da confusão atirava-la no meio dos convidados. Hoje, a prática geralmente envolve o noivo jogando a liga a um grupo de homens solteiros; quem pega é acreditado para ser o próximo a se casar.

50. De Janeiro ou Maio, nem bom vento nem bom casamento. Segundo a tradição, os meses de Janeiro e de Maio são os meses em que ninguém deveria querer casar! Maio, segundo os romanos, é o mês dos espíritos malignos e Janeiro… É, para toda a gente, o mês em que a carteirinha dói, por conta das inúmeras prendas de Natal!

51. Nada de casamentos à Terça-feira ou em dia 13. Para os romanos – porque será que estes romanos tem sempre uma teoria para tudo? – a Terça-feira é o dia da semana que está directamente ligado com Marte, o deus da guerra. Assim quem casa à Terça-feira está a pedir… Tristezas e desgraças! Já o número 13 é associado à má sorte desde o início dos tempos e por isso é que não deve ser o escolhido para o vosso casamento!

52. Se alguem deixar cair a aliança do casamento com os nervos, pode muito bem ser o 1.º a falecer.

53. O Lançar arroz aos noivos, representa as coisas boas, a fertilidade, a prosperidade e a boa sorte que todos desejam aos noivos! Hoje, num rasgo de inovação e ousadia, o arroz tem vindo a ser substituído por bolinhas de sabão, confettis ou, as mais convencionais, pétalas de flores! (Supostamente folhas de oliveira têm um significado semelhante ao arroz)

54. A gravata do noivo deve estar direita. Se a gravata do noivo estiver torta, quererá dizer que o futuro esposo será infiel. Esta é uma das superstições que nasceu de algumas constatações reais: alguns homens infiéis encontravam-se com a amante antes do casamento e, por isso, apareciam com a gravata desalinhada!

55. Começar com o pé direito. Outra das superstições de casamento tem a ver com a entrada dos noivos na Igreja ou até na nova casa, que deve começar sempre com o pé direito. Desta forma, assegurar-se-á uma vida feliz e sem obstáculos.

56. Usar pérolas. As pérolas aparentemente representam lágrimas ao longo da vida de casados. Se quer afastar a tristeza e acredita nesta superstição, não as use. Se não quer arriscar, recomenda-se que leve uma joia que pertença ou que tenha pertencido a alguém que é ou foi feliz.

57. Duas irmãs não devem casar no mesmo dia. Porquê? Porque, segundo a superstição, a felicidade pode fugir apenas para uma delas!

Quantas superstições vão cumprir?
Acrescentem mais superstições, até mesmo as que sejam regionais.

20 respostas

Última atividade por Nbraga, a 14 de Maio de 2016 às 01:05
  • Nbraga
    Top das Noivas Julho 2016 Vila do Conde
    Nbraga ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Desconhecia muitas delas Smiley smile

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao sou supersticiosa mas a algumas bem engracadas
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não sou muito supersticiosa, mas há algumas que eu quero cumprir Smiley winking

    • Responder
  • Teresa
    Noiva Master Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois essa do banho foi a que li noutro dia também Smiley winking Sim, algumas são engraçadas e eu vuo seguir mais pela brincadeira! E sim, também achei muito engraçado ler essas coisas Smiley smile

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tantaaaaa coisa ! O que vale é que não acredito muito nisso Smiley catface
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Opa, eu fiquei focada na parte de que não se deve casar em Maio ahah

    Eu vou casar e aposto que vou ser muito feliz. Faça chuva ou sol!

    • Responder
  • Ana Filipa
    Noiva VIP Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sabes também fiquei confusa com isso, mas li que nos paises nórdicos era o mês das noivas porque a primavera surgia por essa altura, as flores a fecundidade e afins e encontrei estas coisas:

    "Muitos sabem que maio é considerado o mês das noivas, mas ninguém sabe o real o porquê. Existem hoje diversas hipóteses para explicar porque maio é considerado os mês das noivas, mas a maioria deles não possuem um argumentos fortes. Além da falta de comprovações.e descobrimos algumas possíveis e remotas explicações e trouxemos elas para vocês. (como se houvesse comprovações para todas as ouras, tirando a gravata torta Smiley tongue)

    Uma muito curiosa é datada da idade média. Maio era o mês onde as pessoas tomavam seu primeiro banho anual, afinal no hemisfério norte é o começo da primavera, além disso naquela época não tinha calefação muito mesmo chuveiro elétrico então era praticamente impossível tomar banho em temperaturas abaixo de zero. Esse era o momento ideal para o casório, afinal depois de um banho dava para amenizar o odor das noivas e dos noivos, elas caprichavam tomando banho com muitas flores e ainda levavam perto ao seu corpo um ramo bem perfumadas delas que acabou virando tradição e o chamamos de bouquet.

    Outra explicação é que maio é considerado o mês das flores no velho continente e um dos meses mais bonitos do ano por lá, o que casa com a teoria do banho.

    Para a igreja católica maio é considerado o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, como a influência da igreja católica era forte naquela época, essa passa a ser a hipótese mais aceita por todos, mesmo sem haver nenhuma passagem bíblica afirmando o facto. A comemoração do dia das mães para o primeiro domingo de maio também tem uma forte influência do cristianismo. A partir deste fato maio passou a ser considerado o melhor mês para a união de casais e até hoje é considerado pelos ocidentais como o mês das noivas." (os romanos são doidos, ora acham que maio é mau ora acham que é bom)

    Eu também não sou supersticiosa, vou fazer algumas mais pela tradição do que o "ter sorte", mas acho engraçado saber estas coisas de outras culturas e épocas.

    • Responder
  • Teresa
    Noiva Master Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom, eu não sou supersticiosa, mas ainda me ri um pouco com algumas! Devo dizer que felizmente foi inventada a lua de mel, se não a família da noiva fartava-se de cozinhar xD (o que mais gostei no meio desta lista foi mesmo as tuas sátiras a seguir a algumas! Ri-me bastante...) Ainda assim neste momento estou confusa, ora o mês de maio supostamente é o mês dos casamentos, mas afinal dá má sorte? ahahah (o que vale é que não sou supersticiosa...)

    • Responder
  • Rita
    Noiva Experiente Setembro 2016 Cinfães
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O que será que atrai tanto maus espíritos no dia do casamento??? Será a inveja dos outros? Ahah Smiley laugh
    • Responder
  • Rita
    Noiva Experiente Setembro 2016 Cinfães
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não há problema, forme-se de luz acesa
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Junho 2016 Elvas
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não conhecia a maior parte. Muito giro! A dos ovos ainda me sinto tentada, a chuva parece que está para ficar...

    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Setembro 2016 Óbidos
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei Smiley winking vou usar folhas de oliveira junto com o arroz e os confettisSmiley laugh

    opah eu adoro pérolas e vou usar nos brincos, fio e pulseira aí Smiley ups

    • Responder
  • Helena
    Noiva VIP Maio 2017 Braga (Concelho)
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muitas não conhecia. Mas quanto às pérolas, a minha mãe também insistiu comigo para não usar, assim como ouro. Se bem que eu vou usar ouro. Mas os livros de etiqueta também dizem que não é bom usar lolol na noite de núpcias também dizem que quem apagar a luz é o primeiro a morrer. É uma superstição muito trágica mas a minha avó está sempre a falar nisso eheheh
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Agosto 2016 Arouca
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desconhecia maior parte delas Smiley smile
    • Responder
  • Paula
    Noiva VIP Agosto 2017 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que giro!! Conhecia algumas mas a maior parte nao. Nao ligo muito a superstições, levo o que gostar!! Eheh
    • Responder
  • Vânia
    Noiva VIP Outubro 2016 Leiria (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não conhecia essa das pérolas mas desde que a li que desisti da ideia de levar brincos de perola, que era a minha intenção. Gosto mesmo muito mas não consigo desligar-me dessa superstição e, só por isso, vou procurar outro tipo de brincos Smiley smile
    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Agosto 2016 Castelo Branco (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem tens aqui imensas superstições, eu pessoalmente não conhecia mais de metade :/

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Constante Junho 2018 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei muito da da irmã mais nova. Por sorte, os meus irmãos mais velhos já são casados no dia do meu casamento :p
    • Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Agosto 2016 Lousada
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ih tanta coisa. Desconhecia algumas Smiley smile
    • Responder
  • Tânia
    Top das Noivas Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração