Soraia
Noiva Ativa Março 2021 Cartaxo

Sugestão do Fotografo - Angariar Dinheiro

Soraia, a 11 de Julho de 2019 às 15:14 Publicado em Fórum Festa

Olá Noivinhas

Vou colocar aqui uma questão controversa e que vai gerar mutas opiniões que até aceitaram esta sugestão e outras que não verão com bons olhos.

O fotografo é meu amigo e vai cobrar um valor muito simbólico pelas fotos e sugeriu-me que como me vai dar as fotografias numa pena, que eu poderia fazer negócio com elas ou seja, ser eu a imprimir num laboratório e cobrar menos que um fotografo tradicional cobraria mas o suficiente para me ajudar a pagar alguma despesa do casamento.

Sugeriu por exemplo cobrar 1,80€ ou 2€ por cada.

Confesso que o primeiro impacto fiquei um pouco reticente mas depois pensei que até podia ser uma forma de ir buscar algum dinheiro, sem ser pedido como acontece no jogo da liga e que as pessoas ficariam contentes por ter fotos mais baratas que o normal preço das fotografias de um casamento.

Vendo bem em qualquer casamento à 2 anos as fotos também se pagavam, e para pagar a um fotografo que dê todas as fotografias por uma plataforma não sai assim tão barato.

O que acham desta ideia?

Obrigado

Partilhe em:

33 respostas

• Suely
    Destacada Setembro 2019 Rio Maior
    Suely ·
    Olá Soraia, entendo e respeito a tua forma de pensar, mas não sou apologista das vendas de fotos no casamento portanto eu não faria 😉
  • Soraia
    Soraia ·
    Ver mensagem citada
    Obrigado Carina
    😘😘
  • Carina
    Noiva Ativa Junho 2020 Maia
    Carina ·

Olá soraia, eu fui a um casamento a 2 anos onde após o casamento tivemos acesso as fotos por pen e podiamos escolher que eles mandavam revelar. É sempre uma ajuda para as despesas do casamento que nao são poucas, mas se achas que os teus convidados vão aderir vai enfrente 👌
    Nós por aqui o pacote inclui as fotos(ilimitadas) de lembrança como é casamento e batizado. 😘😘
  • M
    Noiva Curiosa Novembro 2019 Madeira
    Marília ·

Olá Soraia,

Eu não concordo mas também não concordo com vendas de gravatas, raspadinhas, etc. Na minha opinião convidados são convidados, não têm de pagar nada, não têm de dar nada, não têm de comprar nada. Como disse a noivinha Joana, se eles quiserem que tu reveles alguma foto porque não sabem ou não podem, podes cobrar o custo da revelação.

Beijinhos

• Joana
    Noiva Constante Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    Ver mensagem citada

E' uma questao de, assim que tenhas a pen em maos, de perguntar se alguem quer ou nao, e quem quiser, imprimes e entregas

Agora, pela minha experiencia, diria para te preparares, porque pode haver pessoas que te vao perguntar porque e' que nao lhes podes enviar as fotos por email, se as tens em formato digital. (sim, eu sou daquelas pessoas que ve problemas a acontecer em tudo )

• Soraia
    Soraia ·
    Ver mensagem citada

Cada um sabe os convidados que tem, agora não se pode negar que uma foto tirada de forma "desprevenida" nunca fica tão natural como uma foto de um telemóvel com zoom por exemplo.

Mas isso é a minha opinião.

• Joana
    Noiva Constante Novembro 2019 Portimão
    Joana ·

Nao concordo muito com a venda de fotos, mas isso e' uma questao pessoal, e tambem varia de casamento para casamento (leia-se, o tipo de convidados que tenhas). Eu nunca o faria, porque conheco as pessoas que vao, e mesmo que o fizesse, ninguem compraria nada.

Nos contratamos um fotografo que nao fizesse isso, e na era dos telemoveis, acho que pagar por fotos torna-se cada vez mais redundante, porque os convidados vao tirar 1001 fotos, e vao ter eles as suas proprias fotos. E as que nao tiverem alguem ira certamente partilhar em alguma rede social.

Sinceramente, as fotos tiradas profissionalmente no dia, so' vao interessar realmente aos noivos e aos pais dos noivos (e em alguns casos, avo's). Falando como convidada, eu nao compraria uma foto tirada por um fotografo, para depois ficar num envelope no fundo de uma gaveta.

• Raquel
    Destacada Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·

Olá Soraia!

Acho que depende de cada pessoa.. tens que ver bem os convidados que tens

• Soraia
    Soraia ·
    Ver mensagem citada
    Os que tu pagas o valor total dizem que de forma a sair mais benéfico para os convidados nós pagamos o valor total porque as fotografias aos convidados era onde ia fazer o lucro, porque o dinheiro sem a venda das fotos é tipo para pagar o custo do trabalho. Basicamente foi isto
  • Cristina
    Noiva Experiente Setembro 2019 Madeira
    Cristina ·
    Ver mensagem citada
    Mas o fotografo disse te essas palavras?!? Que os noivos tinham de pagar o negócio dele?!?
  • Soraia
    Soraia ·
    Ver mensagem citada
    Cristina, ora aí está.
    Cada um tem de mandar no seu casamento, é certo que eu preferia comprar o vestido dos meus sonhos por 8000€ e ter um fotografo que até poster oferecesse aos convidados nas cada um tem de fazer o casamento à sua medida. Os meus convidados podem ficar ofendidos por ter de pagar fotos mas se optar por um fotografo que cobra dinheiro de fotos pago por exemplo 600€ por um que dá as fotos todas eu pago 1200€ porque supostamente os "noivos têem de pagar o negócio que ele faria com as fotos".
  • Cristina
    Cristina ·
    Ver mensagem citada
    Eu sou da Madeira, aqui nunca ninguém cobrou fotos aos convidados. Aqui, quanto noivos, eles ao pagar ao fotografo, após de tratadas as fotos e tudo o que o pacote eventualmente incluíam estar concluído, ele entrega tudo aos noivos e depois os noivos faziam o que queriam com as fotos. Muitos dos noivos revelavam as fotos (em casa ou num estúdio profissional) e depois entregavam aos pais e família mais chegada. Mas só se quisessem nem isso era tipo "obrigatório" (por falta de melhores palavras).
    Mas é claro que de região para região as coisas são diferentes.

Mas Soraia, também sou dá opinião de que o casamento é teu e do teu noivo e são vocês quem devem decidir fazer as coisas como bem entenderem. Até porque no fim de todo, os convidados só compram se quiserem. É quem ficar ofendido (de todos os teus convidados) que beba mais um copinho que passa-lhe logo toda a ofensa! 😝🍻🥂🥃
  • Soraia
    Soraia ·
    Ver mensagem citada
    E também só compra fotos quem quer, até à cinco anos todos os fotógrafos dos casamento cobravam dinheiro de fotografias.
    Mas fica a opinião.
  • Cristina
    Cristina ·
    Eu nunca foi a um casamento em que tivéssemos de pagar rigorosamente nada. Apenas existia o corte da gravata do noivo, mas isso é uma tradição e só dava dinheiro quem quisesse... O resto ninguém pagava nada. Isto tudo para dizer que, na minha humilde opi ião, eu sou contra o pagamento das fotos. Acho que mais vale não dar do que cobrar.
  • Ana
    Destacada Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    Para mim a venda de fotos durante o casamento é um mega não. Acho horrível e quebra a festa completamente. Compreendo que todos têm que ganhar a vida e por isso escolhi um fotógrafo que não o faz.

Também não sou a favor de venda de ligas/boxers/etc.

uanto a vender fotos posteriormente, pessoalmente não o faria. Preferia imprimir e dar eu ou enviar online. Aliás, até podemos dar como prenda de Natal. Poupamos uns trocos em prendas mais caras e as pessoa ação adorar com toda a certeza. 😊
  • Soraia
    Soraia ·
    Ver mensagem citada
    Pois, eu há dois anos fui a um casamento em que cada foto foi 4.50€ achei mesmo caro, acho que a nossa ideia é o melhor de dois mundos, porque um fotógrafo que nso venda as fotos nas disponibilize tudo é muito puxado mas também acho um abuso pagar aquele balúrdio pelas fotos.
    Desta forma não nos sai tão caro e o preço é acessível a todos.
    😘😘

Responda a este debate

Artigos relacionados