COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Flávia
Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)

Stress Nupcial >> Como desfazer a pressão

Flávia, a 6 de Maio de 2019 às 16:47

Publicado em Fórum Organizar um casamento 26

Hoje li um debate sobre stress e depressão na organização do casamento. E sou sincera, assustou-me bastante porque percebi que grande parte das noivas sentem imensa pressão, e por conseguinte stressam demais. É mau - faz rugas, mau humor e começamos a viver numa bolha de energia negativa que começa...

Hoje li um debate sobre stress e depressão na organização do casamento.

E sou sincera, assustou-me bastante porque percebi que grande parte das noivas sentem imensa pressão, e por conseguinte stressam demais. É mau - faz rugas, mau humor e começamos a viver numa bolha de energia negativa que começa a ser tóxica para todos os que nos rodeiam e não é isso que se quer.

Assustou-me porque este evento deveria ser motivo de paz e alegria e não de stress, ansiedade, mau humor etc.

O meu noivo querido costuma chamar-me Maria Stressadinha, e eu a ele Manuel Apressadinho, eu porque sou exigente e demasiado organizada, e não mudo nada daquilo que tenho ideia em fazer; ele porque tem paciência zero no que toca a esperar algo dos outros, mas é um relaxado quando é ele a ter de fazer alguma coisa eheh

Além de já ter praticado Yoga durante algum tempo (que ajuda), sou uma pessoa que sempre conseguiu ter algum controlo emocional, e melhor que isso, confiança em mim própria, o que faz com que consiga exercitar a minha "mente" de forma a não me deixar "intoxicar". Por isso seguem algumas dicas que eu costumo cumprir (vocês podem não se identificar mas pode ser que ajude)


1ª - Discussões entre o casal - só se for sobre o filme que vão ver esta noite
Estabeleçam algumas condições que farão com que não se chateiem e que previnam certas discussões. Vocês já se conhecem há algum tempo, é fácil prever determinadas situações.

O meu exemplo:

- Cada um tem direito a dois vetos sobre o casamento. Ou seja vetar, qualquer coisa que outro não queira no casamento. Eu vetei o facto de ele beber antes do corte do bolo. Depois do corte do bolo, pode beber até cair, pode andar para lá a fazer a dança do helicóptero (como eu lhe costumo dizer) que eu eu vou rir muito e acompanhá-lo, antes do corte do bolo comporte-se, se faza favor! Ele vetou o cor de rosa na decoração e convites - nada de cor-de-rosa, por mim ok. Ainda falta um veto a cada um ehehe

- Nunca, em circunstância alguma dizer, ou dar se quer a entender que já está arrependido em querer casar. Proibido!!! A expressão, "Já nem me apetece/quero casar" foi rasurada do nosso vocabulário.

- Famílias: mostramos tudo à nossa família, aceitamos opiniões de ambas, mas última decisão é sempre dos dois. Nunca tomamos partidos de nenhum dos lados, nunca dizer de ante mão "Há sim concordo" a resposta deverá ser sempre "Vou falar com o noivo(a) sobre essa ideia"

- Ambos têm de dar opinião. A expressão "Tu é que sabes" ou "Como quiseres", "Tanto faz", não é decisão, ou "Sim" ou "Não", se não houver um sim direto dos dois, não é opção.


2º - Atitudes depreciativas que nos deitam abaixo - Nunca mais!

Aquele comentário maldoso: "Ai Credo, escolheste esse vestido de noiva? Não te fica nada bem."
Aquela atitude que nos parece mal: "Ai desculpa hoje não te posso ajudar porque tive um imprevisto" e depois vês a foto na rede social que afinal passou a tarde ao sol na piscina sem fazer nada.

Vou ser má convosco noivas. O problemas não está nos outros, está em vós.
As pessoas são o que são! E aqui está o truque - TEMOS DE ACEITAR ESTE FACTO! Não vale a pena chorarmos ou ficarmos tristes com determinadas atitudes, temos de engolir um bocado em seco e simplesmente aceitar, para nosso bem, porque as pessoas não vão mudar, muito menos por nós. Temos de perceber que o mundo é assim e pronto não há nada a fazer, e dessa forma construirmos uma barra protectora sem nos apercebermos. É quase como um perdoar instantâneo, um aceitar básico. O céu é azul, e mesmo que eu o queria mudar para rosa porque ficaria muito melhor na decoração, epaaah não vai dar e ponto final! E o mesmo acontece com as pessoas. Ficar magoadas com coisas que estão destinadas a acontecer, só nos faz mal.

Nós aceitamos as pessoas e as atitudes delas, independentemente do que for, o que faz com que as pessoas percebam que não nos afetam, que nem vale pena tentar quebrar porque não quebra, e que a paz e a energia boa é tanta, que mesmo que tentem acabar com ela, não dá.

Por incrível que pareça foi o noivo querido que me ensinou isto - "Preocupo-me com quem se preocupa comigo. Por isso é que és a pessoas mais importante da minha vida." E é assim que temos feito sempre. E damo-nos bem com toda agente por isso.


3º - Manter a calma - Pirar da cabeça com elegância

Esta é a mais difícil de todas. (A verdade é que são todas difíceis) No yoga ensinam-nos a respirar, e o truque para "acalmar corpo e mente" é respirar 3 vezes, mas um respirar forte e com som, que obriga os ombros e peito a mexer, daquelas que inspiramos pelo nariz com forçaaaaa, e expiramos pela boca a fazer barulho (não é preciso gritar meninas eheh)

Por isso quando estiverem prestes a perder as estribeiras, lembrem-se aqui da amiga Flávas, fechem os olhos respirem bem fundoooooo, 3 vezes e percam as estribeiras mas com calma e elegância!!!!!


4º - A escravatura já acabou há alguns séculos atrás

Não sejam escravas do vosso dia! A escravatura existe e vocês praticam-na com vós mesmas. Eu só faço, quando me apetece fazer, quando estou cansada e exausta, paro e descanso. Não sou escrava do trabalho. E o facto de saber tirar tempo para mim, ajuda a que tenha vontade para tudo o resto.

O facto de perderem a vontade de fazer certas coisas para o vosso casamento é porque se fartam! E se estão fartas é preciso parar e ir fazer outra coisa, ver TV, ir à piscina, passear o cão, navegar na net.

OMG - Faltam dois dias para o casamento e ainda não fizeste nada e já te sentes exausta? Então descansa. E dizes no final aos convidados que vais oferecer o valor das lembranças a umas instituição! Nem houve trabalho a fazê-las, e alguém irá ficar muito feliz com a tua oferta. Os convidados não gostaram da ideia? Olha boa, assim já sabem o que não fazer quando forem eles a casar, mas visto que o casamento é teu, paciência, tu decides. Pelo menos casaste linda, sem olheiras, bem com todos e super em paz Smiley laugh


5º - A opinião dos outros - é dos outros, principalmente se for uma opinião destrutiva

Disseram-me uma vez "Casar à tarde, acho que isso não jeito nenhum, acho que fazes muito mal e eu não concordo nada com isso. Acho que deviam mudar o horário assim que possam" minha resposta "Tens razão, no teu casamento casas de manhã! No meu é assim que será. ", retorquiram "Mas eu já casei e foi de manhã" minha resposta "Ainda bem. Agora caso eu e caso à tarde, lamento! Mas sei que mesmo assim, vais estar presente", a pessoa sorriu torto e percebeu que eu estava nem aí para a opinião dela.

Se a pessoa tivesse dito "Tens a certeza que queres casar à tarde? Talvez seja melhor de manhã porque aproveitas melhor o dia, e tens mais tempo para aproveitar... bla bla" talvez a minha resposta tivesse sido diferente, e possivelmente eu tivesse ponderado. O que quer dizer que se te dão opinião que só destruam a opinião que já formaste com o teu noivo, sem ter qualquer argumento a acompanhar, então deixa a opinião da outra pessoa para ela mesma, porque ela não te quer ajudar, quer sim que tu faças as coisas para o agrado dela e não para o teu!


E MAIS IMPORTANTE

O DIA É VOSSO. O TUDO O QUE VEM ANTES É PARA OS OUTROS MAS TAMBÉM PARA VÓS.

As pessoas que gostam de vocês se vos virem bem também estarão bem. Independentemente de como for o casamento. Não façam com que o vosso casamento vos traga um sabor amargo, e que o sonho do planeamento do mesmo seja um pesadelo. Pensem fora da caixa, procurem soluções, sejam criativos e tirem tempo para vocês.

O amor está sempre em primeiro lugar.

Principalmente o amor prórpio!



26 respostas

  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    Olá Flávia. Um ótimo debate, é certo que a maioria de nós passa por muitas destas situações, é normal discutir com o noivo durante os preparativos quem nunca ? Ainda assim, temos de saber controlar os nossos nervos, pois com dizes faz rugas 😐
    • Responder
  • Natacha
    Super Noiva Agosto 2018 Lisboa (Concelho)
    Natacha ·
    • Denunciar
    Ola flavia. Este foi um dos melhores debates que ja li. Muito organizado e foca imensos pormenores que todas nos passamos durantr a jornada dos preparativos. Gosto muito ainda do facto de demonstrares grande cumplicidade e comunicação com o noivo e de o valorizares sempre e perante toda a gente. O vosso dia vai correr bem com certeza se mantiverem essa postura.👍
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Junho 2019 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    Muito bom debate. Gostei muito de ler. Obrigada pela partilha. Beijinhos 😘
    • Responder
  • Vera
    Noiva VIP Outubro 2020 Lisboa (Concelho)
    Vera Online ·
    • Denunciar
    Adorei o debate! Muito obrigada! Acho que precisava de ler algumas coisas (mais propriamente a ultima parte ahah). Não podia concordar mais 😊
    • Responder
  • Flor
    Noiva Ativa Maio 2019 Porto (Concelho)
    Flor ·
    • Denunciar
    Adorei o teu debate Flavia e concordo a 100%!!beijinho
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    Adorei o debate 😊 coisas mesmo que sabemos mas que por uma razão ou outra acabamos por “esquecer” só para estar “tudo bem” mas não está. Obrigada Flávia por nos lembrares que primeiros estamos nós 😊😉
    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Setembro 2020 Vila Nova de Famalicão
    Tânia ·
    • Denunciar

    Que ótimo debate Smiley winking

    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    Ótimo debate Flávia Smiley kiss


    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    Parabéns pelo debate. Abordaste pontos bem pertinentes e de uma forma muito interessante. Acho que vais conseguir ajudar muitas noivinhas a "abrir os olhos" Smiley smile
    • Responder
  • J
    Super Noiva Agosto 2019 Anadia
    Joana ·
    • Denunciar
    Excelente debate!!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×