COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Flávia
Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)

Stress Nupcial >> Como desfazer a pressão

Flávia, a 6 de Maio de 2019 às 16:47 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 26
Guardado Guardar
Responder

Hoje li um debate sobre stress e depressão na organização do casamento.

E sou sincera, assustou-me bastante porque percebi que grande parte das noivas sentem imensa pressão, e por conseguinte stressam demais. É mau - faz rugas, mau humor e começamos a viver numa bolha de energia negativa que começa a ser tóxica para todos os que nos rodeiam e não é isso que se quer.

Assustou-me porque este evento deveria ser motivo de paz e alegria e não de stress, ansiedade, mau humor etc.

O meu noivo querido costuma chamar-me Maria Stressadinha, e eu a ele Manuel Apressadinho, eu porque sou exigente e demasiado organizada, e não mudo nada daquilo que tenho ideia em fazer; ele porque tem paciência zero no que toca a esperar algo dos outros, mas é um relaxado quando é ele a ter de fazer alguma coisa eheh

Além de já ter praticado Yoga durante algum tempo (que ajuda), sou uma pessoa que sempre conseguiu ter algum controlo emocional, e melhor que isso, confiança em mim própria, o que faz com que consiga exercitar a minha "mente" de forma a não me deixar "intoxicar". Por isso seguem algumas dicas que eu costumo cumprir (vocês podem não se identificar mas pode ser que ajude)

1ª - Discussões entre o casal - só se for sobre o filme que vão ver esta noite
Estabeleçam algumas condições que farão com que não se chateiem e que previnam certas discussões. Vocês já se conhecem há algum tempo, é fácil prever determinadas situações.

O meu exemplo:

- Cada um tem direito a dois vetos sobre o casamento. Ou seja vetar, qualquer coisa que outro não queira no casamento. Eu vetei o facto de ele beber antes do corte do bolo. Depois do corte do bolo, pode beber até cair, pode andar para lá a fazer a dança do helicóptero (como eu lhe costumo dizer) que eu eu vou rir muito e acompanhá-lo, antes do corte do bolo comporte-se, se faza favor! Ele vetou o cor de rosa na decoração e convites - nada de cor-de-rosa, por mim ok. Ainda falta um veto a cada um ehehe

- Nunca, em circunstância alguma dizer, ou dar se quer a entender que já está arrependido em querer casar. Proibido!!! A expressão, "Já nem me apetece/quero casar" foi rasurada do nosso vocabulário.

- Famílias: mostramos tudo à nossa família, aceitamos opiniões de ambas, mas última decisão é sempre dos dois. Nunca tomamos partidos de nenhum dos lados, nunca dizer de ante mão "Há sim concordo" a resposta deverá ser sempre "Vou falar com o noivo(a) sobre essa ideia"

- Ambos têm de dar opinião. A expressão "Tu é que sabes" ou "Como quiseres", "Tanto faz", não é decisão, ou "Sim" ou "Não", se não houver um sim direto dos dois, não é opção.

2º - Atitudes depreciativas que nos deitam abaixo - Nunca mais!

Aquele comentário maldoso: "Ai Credo, escolheste esse vestido de noiva? Não te fica nada bem."
Aquela atitude que nos parece mal: "Ai desculpa hoje não te posso ajudar porque tive um imprevisto" e depois vês a foto na rede social que afinal passou a tarde ao sol na piscina sem fazer nada.

Vou ser má convosco noivas. O problemas não está nos outros, está em vós.
As pessoas são o que são! E aqui está o truque - TEMOS DE ACEITAR ESTE FACTO! Não vale a pena chorarmos ou ficarmos tristes com determinadas atitudes, temos de engolir um bocado em seco e simplesmente aceitar, para nosso bem, porque as pessoas não vão mudar, muito menos por nós. Temos de perceber que o mundo é assim e pronto não há nada a fazer, e dessa forma construirmos uma barra protectora sem nos apercebermos. É quase como um perdoar instantâneo, um aceitar básico. O céu é azul, e mesmo que eu o queria mudar para rosa porque ficaria muito melhor na decoração, epaaah não vai dar e ponto final! E o mesmo acontece com as pessoas. Ficar magoadas com coisas que estão destinadas a acontecer, só nos faz mal.

Nós aceitamos as pessoas e as atitudes delas, independentemente do que for, o que faz com que as pessoas percebam que não nos afetam, que nem vale pena tentar quebrar porque não quebra, e que a paz e a energia boa é tanta, que mesmo que tentem acabar com ela, não dá.

Por incrível que pareça foi o noivo querido que me ensinou isto - "Preocupo-me com quem se preocupa comigo. Por isso é que és a pessoas mais importante da minha vida." E é assim que temos feito sempre. E damo-nos bem com toda agente por isso.

3º - Manter a calma - Pirar da cabeça com elegância

Esta é a mais difícil de todas. (A verdade é que são todas difíceis) No yoga ensinam-nos a respirar, e o truque para "acalmar corpo e mente" é respirar 3 vezes, mas um respirar forte e com som, que obriga os ombros e peito a mexer, daquelas que inspiramos pelo nariz com forçaaaaa, e expiramos pela boca a fazer barulho (não é preciso gritar meninas eheh)

Por isso quando estiverem prestes a perder as estribeiras, lembrem-se aqui da amiga Flávas, fechem os olhos respirem bem fundoooooo, 3 vezes e percam as estribeiras mas com calma e elegância!!!!!

4º - A escravatura já acabou há alguns séculos atrás

Não sejam escravas do vosso dia! A escravatura existe e vocês praticam-na com vós mesmas. Eu só faço, quando me apetece fazer, quando estou cansada e exausta, paro e descanso. Não sou escrava do trabalho. E o facto de saber tirar tempo para mim, ajuda a que tenha vontade para tudo o resto.

O facto de perderem a vontade de fazer certas coisas para o vosso casamento é porque se fartam! E se estão fartas é preciso parar e ir fazer outra coisa, ver TV, ir à piscina, passear o cão, navegar na net.

OMG - Faltam dois dias para o casamento e ainda não fizeste nada e já te sentes exausta? Então descansa. E dizes no final aos convidados que vais oferecer o valor das lembranças a umas instituição! Nem houve trabalho a fazê-las, e alguém irá ficar muito feliz com a tua oferta. Os convidados não gostaram da ideia? Olha boa, assim já sabem o que não fazer quando forem eles a casar, mas visto que o casamento é teu, paciência, tu decides. Pelo menos casaste linda, sem olheiras, bem com todos e super em paz Smiley laugh

5º - A opinião dos outros - é dos outros, principalmente se for uma opinião destrutiva

Disseram-me uma vez "Casar à tarde, acho que isso não jeito nenhum, acho que fazes muito mal e eu não concordo nada com isso. Acho que deviam mudar o horário assim que possam" minha resposta "Tens razão, no teu casamento casas de manhã! No meu é assim que será. ", retorquiram "Mas eu já casei e foi de manhã" minha resposta "Ainda bem. Agora caso eu e caso à tarde, lamento! Mas sei que mesmo assim, vais estar presente", a pessoa sorriu torto e percebeu que eu estava nem aí para a opinião dela.

Se a pessoa tivesse dito "Tens a certeza que queres casar à tarde? Talvez seja melhor de manhã porque aproveitas melhor o dia, e tens mais tempo para aproveitar... bla bla" talvez a minha resposta tivesse sido diferente, e possivelmente eu tivesse ponderado. O que quer dizer que se te dão opinião que só destruam a opinião que já formaste com o teu noivo, sem ter qualquer argumento a acompanhar, então deixa a opinião da outra pessoa para ela mesma, porque ela não te quer ajudar, quer sim que tu faças as coisas para o agrado dela e não para o teu!

E MAIS IMPORTANTE

O DIA É VOSSO. O TUDO O QUE VEM ANTES É PARA OS OUTROS MAS TAMBÉM PARA VÓS.

As pessoas que gostam de vocês se vos virem bem também estarão bem. Independentemente de como for o casamento. Não façam com que o vosso casamento vos traga um sabor amargo, e que o sonho do planeamento do mesmo seja um pesadelo. Pensem fora da caixa, procurem soluções, sejam criativos e tirem tempo para vocês.

O amor está sempre em primeiro lugar.

Principalmente o amor prórpio!

26 respostas

• Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

É isso mesmo Rita Smiley laugh

• Responder
  • Rita
    Noiva Curiosa Junho 2019 Castelo Branco (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    Obrigada pela partilha 😍 Muito útil e interessante!!! Respirar bem fundo e contar até dez. Tudo correrá bem!!! Boas energias e muitos sorrisos para atrair só coisas boas!! 🙏🏻
    • Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Nuncaaa pensar isso. Ninguém merece a nossa desistência eheh Desistir é para os fracos Smiley smile Força e "Fel" e tudo correrá bem Smiley smile

• Responder
  • Joana
    Noiva Constante Junho 2019 Porto (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar

Olá querida!

Excelente debate! De facto, nem sempre é fácil levar tudo com calma e em harmonia, mas os teus conselhos vão de facto ajudar Smiley smile

• Responder
  • Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar

Hoje estava a precisar de ler isto... preciso de Ioga loool ou de um saco de boxe

Hoje pela 1ª vez veio-me à mente a frase "apetece-me cancelar isto tudo..."

• Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar

Parabéns pelo debate Flávia!

Tens muito boas dicas!

Infelizmente é verdade.. queremos tanta perfeição no nosso dia que isso por vezes consome-nos principalmente quando percebemos que o resto do mundo não compreende ou não tem o mesmo entusiasmo em relação ao dia que nós..

É mesmo respirar fundo e aprender a lidar Smiley smile

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

É mesmo. É essencial que não percamos nestes meses de preparação o sentimento e o amor que nos fez em primeiro lugar querer casar Smiley smile

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Claro que sim, sempre. Há por aqui muitas noivas que nem do vestido gostam, só para agradar a terceiros. O casamento é nosso demais ninguém Smiley smile

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

A família é que nos ajuda mais mas ás vezes é também quem mais complica Smiley tongue

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Parabens pelo debate! Vale a pena desligar o complicómetro dos fornecedores, cores, temas, decorações, vestidos, convidados e apenas viver o Amor que nos une. Obrigada pelas dicas
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar

Eu também conversei com o noivo e decidimos que seria tudo decisão dois e que íamos sempre responder vamos conversar, vamos ver com o noivo(a) quando fizessem algum comentário.

• Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    O amor está sempre em primeiro lugar! Sem dúvida! Gostei muito das ideias e energias deste debate! Obrigada Flávas 😉😂 é mesmo assim que tem de ser! Manter a calma e não ligar ao que os outros dizem, o casamento é nosso e nós fazemos como idealizamos e achamos que faz sentido para nós
    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Outubro 2020 Lousã
    Joana ·
    • Denunciar

Obrigada pelo post... fui pedida em casamento à uma semana e já sou bombardeada com perguntas e exigências de convidados por parte da familia!!

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo Smiley smile quem gosta e se importa conosco só nos quer ver bem. O resto é conversa
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar

Parabéns pelo debate Flávia, adorei. Realmente aborda pontos que quase de certeza todas nós iremos passar ou já passamos. Mas tens toda a razão, não vale a pena chatearmos-nos nem perdermos a cabeça com pormenores. É uma época para nos aliarmos ainda mais com o noivo, para nos divertirmos e organizarmos um dia de sonho. É preciso aceitar as pedras no caminho da organização e olha, em vez de tentarmos ir em frente e nos magoarmos se calhar mais vale saltar e avançar. Smiley smile

• Responder
  • Flávia
    Flávia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigadaaaa Smiley smile Vai correr bem para todas nós, se não nos esqueceremos de cuidar da nossa saúde mental Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados