Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Solange
Noiva Curiosa Maio 2022 Abrantes

Sobras: por lei pertencem aos clientes?

Solange, a 2 de Março de 2020 às 22:06 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 22
Olá a todas. Caso em Outubro e estou neste momento a escolher o catering. Foi- nos dado orçamento pela Encontrus mas diz nas condições que todas as sobras pertencem a eles e que se assim o entenderem podem dar ao cliente. Não estou confortável com esta condição, foi-me dito que tem de dizer isso pelas normas portuguesas, no entanto outras empresas de catering não parecem dizer isso em lado nenhum.
Qual a vossa experiência? Alguém sabe de facto o que é legal ou não?
Obrigada.

22 respostas

Última atividade por Ritinha, a 3 de Março de 2020 às 15:46
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, há empresas que entregam aos noivos e outras que não, não existe nenhuma lei que regule isso. Depende da política de cada uma.

    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Solange,
    O fornecedor pode entregar as sobras mas não é obrigado por lei a fazê-lo.
    Alguns fornecedores não o fazem pois existe o receio de que ao entregar aos clientes as sobras posteriormente recebam queixas de intoxicação alimentar por exemplo de alimentos que foram mal acondicionados.O serviço que estás a contratar não é de venda e alimentos. Tenta falar com o teu fornecedor mas não tens como exigir que te entregue as sobras.
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Março 2021 Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E verdade. A lei de higiene e segurança alimentar diz que não se deve dar sobras. E isso que estou a explicar. Mas algumas quintas dão.
    • Responder
  • Solange
    Noiva Curiosa Maio 2022 Abrantes
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim eles dizem nos termos e condições que os noivos serão responsáveis por toda a comida que trouxerem. E isso é perfeitamente aceitável. A questão aqui é dizer no contracto que pertence à empresa e só se o entenderem é que dão, e a gerente da quinta dizer que é devido á lei portuguesa.
    • Responder
  • I
    Noiva VIP Novembro 2021 Barcelos
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Habitualmente os clientes levam recipientes para trazer as sobras mas as sobras pertencem ao cliente 😘
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Solange ! Eu tive de levar caixas próprias e as dobras foram todas para nós
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Março 2021 Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho ótimo darem a uma instituição 😊
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Março 2021 Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Segundo a lei de segurança alimentar nao se devia trazer dado que pode gerar casos de intoxicação alimentar. Mas muitas quintas permite., incluido a minha. O que eu acho que é bom dado que se evita desperdício alimentar
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    O nosso catering, relativamente à sobras informou que tudo o que fosse entradas, é comida que saísse da cozinha para fora, não poderiamos trazer embora, e eu concordo, pois se acontece alguma situação de intoxicação alimentar, a quinta seria responsável, então desta forma eles não deixam, agora tudo o que não tenha saído da cozinha e/ou dos frigoríficos, podemos trazer embora.
    Esta foi a nossa experiência.
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile então isso deve depender da quinta. Por exemplo, numa das reunioes o dono disse logo que evita ao máximo que as pessoas levem o marisco por questões de saúde. Uma vez obrigou noivos a assinarem um termo de responsabilidade. No nosso caso, temos a opção de trazer e a opção de não trazer. O serviço será diferente consoante as opções. Vamos optar por não ficar com as sobras (acredito que nos dê qualquer coisita, mas coisa pouca). Sendo que também vamos ter segundo dia na quinta
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Solange. Que eu saiba não existe uma lei para isso mas cada quinta e/ou empresa de catering tem as suas políticas. No meu caso, onde eu me casei, não foi possível trazer a comida. Apenas as sobras de sobremesas extra ou que tivéssemos levado. O ano passado tive uma amiga que casou num lugar diferente do meu e ela pude levar as sobras. Como vês, depende de sítio para sítio.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se existe lei ou não, não sei 😕😕 o nosso contrato diz que tudo o que sobrar do buffet nos compete trazer para casa e eles tratam do embalamento todo assim como dos recipientes para tal !
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha,


    De facto não sei se existe alguma lei que regulamente esse tipo de coisas. Ainda assim a quinta onde vou casar também me limitou as sobras de comida. Está escrito em contrato que apenas podemos trazer as sobras de doces e que todos os outros produtos alimentares são doados a uma instituição já de referência.


    Beijinhos

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então a melhor solucão é procurares outra empresa de catering. Eu também pedi orcamento a essa empresa mas não gostei dos menus (que me pareceram muito limitados) e as condições que eles impõem para mim não servem
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Se existe alguma legislação acerca do assunto ou não, não sei!
    No caso da nossa quinta (também responsável pelo catering) no contrato ficou definido que se pretendêssemos trazer connosco as sobras deveríamos apenas levar recipientes próprios e ficou definido também que a partir do momento de saída dos alimentos, toda a responsabilidade por possíveis problemas com intoxicações ou coisas estragadas seria nossa.
    Nunca conhecia nenhum serviço de catering que definisse isso. Não faz sentido nenhum eles servirem comida que vocês pagaram a outras pessoas! Apresenta o teu ponto de vista e se não te sentires confortável com as condições que eles impuserem contrata outro serviço de catering!
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por lei não sei querida mas a quinta afirmou que tudo o que sobrar do buffet é para nós, eles ate disseram para levarmos caixinhas

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Solange 😍
    Pessoalmente nunca tinha ouvido nada assim até chegar a quinta que contratei. A verdade é que na nossa quinta eles disseram que a nível sobras de sobremesas davam aos noivos mas a nível de sobras de comida propriamente em si que normalmente não costumavam dar pois ajudam uma instituição e dão isso! E sinceramente até concordo pois o dinheiro que pagamos é pelo serviço em si e por aquele dia, na verdade não pagamos x kg de carne para saber que temos direito a que sobras...
    Claro que é sempre um bonus eles darem, mas não acredito sequer que haja lei que os obrigue a fazer isso querida 😘
    • Responder
  • Solange
    Noiva Curiosa Maio 2022 Abrantes
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá. Sim todos os casamentos a que vou os noivos ficam sempre com as sobras. A gerente da quinta (não do catering) disse que as sobras seriam para nós mas o facto de irmos assinar um contrato com a empresa de catering em que diz que só nos dão as sobras se assim o entenderem não quero.
    • Responder
  • Solange
    Noiva Curiosa Maio 2022 Abrantes
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cátia! É essa mesmo a intenção, trazer as sobras para no dia seguinte juntar a família e amigos novamente, por isso não me sinto confortável ao aceitar essas condições.
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida. Todos os casamentos que fui os noivos ficaram com os restos. No meu apenas tenho de levar caixas lol
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Setembro 2020 Abrantes
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Solange. Essa situação até pode ser legal, apesar de achar estranho. No catering que vamos ter, as sobras serão nossas. Pessoalmente nunca conheci ninguém com essa situação. A todos os casamentos que fui os noivos ficaram sempre com aquilo que sobrou do catering.
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Solange. Sinceramente essa situacão também não me agrada. Nós pagamos o serviço e como tal as sobras deveriam ser nossas. No catering que escolhi as sobras vao ser servidas ao outro dia para familia e amigos mais intimos. É como que um segundo dia de festa. Assim não há tanto desperdicio. E a empresa sempre nos disse que as sobras eram da nossa responsabilidade. A não ser que nao as quisessemos.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração