Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

J
Noiva Novata Junho 2020 Coimbra (Concelho)

Sinal de reserva - Nova data

Joana Rocha, a 17 de Abril de 2020 às 17:43 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 19

Olá a todos.

Estamos na situação de ter de adiar o nosso casamento. Fomos informados pela quinta que caso optemos por realizar o casamento no próximo verão teremos de pagar mais 4 euros por pessoa, fora que iremos perder o valor do sinal já dado. Isto é legal?

Caso optemos pelas datas dadas apenas teremos de adiantar mais um sinal. Mas as datas apresentadas são quase todas durante o inverno.


19 respostas

Última atividade por Isabel, a 20 de Abril de 2020 às 10:10
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana, como disseram e bem as restantes noivinhas, acho melhor informares-te com um advogado ou com a DECO sobre o assunto. Lê também às cláusulas do teu contrato sobre o sinal dado na quinta.

    Beijinhos e boa sorte!

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana. Acho que te deves informar junto de um advogado/DECO sobre essa situação. Pode ser normal pedirem mais dinheiro mas nunca o sinal ser perdido, dado que casas na mesma quinta e não estás a terminar o contrato. Isso é completamente ridículo. Toda a gente entende a situação e claramente a vossa quinta está a pressionar para que vocês optem por uma data este ano nos meses baixos para eles rentabilizarem os meses em que já não iriam ter grandes eventos este ano.

    Casamentos de inverno podem ser maravilhosos. Eu própria casei em Novembro do ano passado e o nosso dia foi magnifico.

    Vejam as vossas opções e que o é melhor para vocês mas não coloquem datas de lado só porque é inverno. Um casamento de inverno é tão bonito como os outros todos. Sobre o adiantamento de algum dinheiro, desde que nada já dado se perca, faz sentido nesta altura. Mas sobre a outra situação, vejam muito bem porque parece-me ilegal.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, de facto acho pouco ético. Não sei até que ponto é legal, pelo que aconselho-te a informares-te com a Deco e leres bem o contrato para perceberes se esta situação está prevista.

    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana
    Não sei será legal, compreendo que algumas quinta peçam um novo sinal mas que ambos os sinais abatam no total. A nossa não pediu mais nenhum sinal, vão manter connosco os mesmos valores pois está situação ninguém esperava e ninguém tem culpa portanto tivemos sorte foram todos compreensivos. Tenta perceber se isso é liga e tenta negociar com eles de modo a nao perderem nenhum valor
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida.. Infelizmente acho que podem fazer porque nos contratos nada fala sobre as pandemias... Deveria haver bom senso.... É lamentável que se aproveitem dos noivos 😔
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    What??? Epah, certamente haverá muita gente a apoderar-se desta situação :/ talvez o melhor seja procurares um advogado que te esclareça. É uma situação peculiar em que todos temos que nos apoiar :/
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2021 Aveiro (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Percebo isso, cada caso é um caso, esperamos que isto passe rápido 🙏


    • Responder
  • J
    Noiva Novata Junho 2020 Coimbra (Concelho)
    Joana Rocha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada a todas pelas vossas opiniões.

    Aqui o problema maior é que para além de cobrarem mais por menu ainda perco o valor do sinal já dado. Bem como as datas disponibilizadas para realizar o casamento, sem agravamento do valor por pessoa e sem perder o valor do sinal, se cingirem praticamente aos meses entre Dezembro e Fevereiro.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Compreendo, mas há que lembrar que em termos legais estamos perante um motivo de força maior. Os sinais estão regulamentados pela lei... Podemos não saber, mas há motivos em que um sinal se perde da nossa parte ou pode até ter de nos ser devolvido em dobro. Não é simplesmente eles exigirem um novo para sobreviver, mesmo que o dinheiro não se perca. Muitos noivos estão a passar também por dificuldades económicas neste momento.
    Informem-se bem sobre tudo isso. Eu tive um fornecedor que não tinha disponibilidade na nova data e não queria devolver o sinal, quando lhe enviei um email com a fundamentação legal de tudo isto, acabou por devolver. Lezadas são as duas partes, eles não podem só exigir, tal como nós.
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana!

    É normal que as quintas queiram a fazer casamentos ainda este ano, caso seja possível e que será incomportável passar todos os noivos de 2020 para 2021, quer financeiramente, quer por incapacidade de resposta.

    Acho que agora, acima de tudo, é conversar e chegar a um entendimento que satisfaça ambas as partes. Vocês não têm culpa do Covid, claro, mas a quinta também não. Smiley kiss

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana.
    Penso que estejam a aumentar o valor por pessoa por, normalmente, os preçários mudarem de ano para ano. Isso aconteceu comigo no ano passado. Na primeira vez que pedi orçamento à Quinta, apresentou-me um menu 10€ mais barato do que o menu que me apresentou 3/4 meses depois.
    Penso que seja esse o caso. Agora pedirem um segundo sinal penso que seja para conseguirem se aguentar com as contas deste ano. Ou seja, muitas quintas vão ter menos dinheiro a entrar este ano porque muitos casais estão a adiar para o ano. Penso que seja por essa razão.
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2021 Aveiro (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Só dei um exemplo e sei de fonte segura que há noivos a fazer tal coisa.
    As quintas estão a pedir um novo sinal mas não perdes o que já deste!! Simplesmente é um adiantamento para a quinta conseguir sobreviver estes meses sem casamentos :/
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Joana eu percebo tudo isso... Como já disse, se eu própria tiver de alterar a minha data novamente, para o ano, terei de me sujeitar às datas disponíveis... Se quiser o verão terei de me sujeitar a um dia de semana ou escolher o inverno, tal como este ano fiz. Alterei a minha data no dia 26 de Março e resolvi não esperar mais (data original a 13 de Junho) exatamente por ainda existir este sábado em Setembro que resolvi assegurar. Nunca me passaria pela cabeça exigir a uma quinta que altere datas de outros novos do ano que vem só para eu escolher a minha data. A questão do sinal outra vez não concordo e não me faz sentido, e infelizmente acho sim que há pessoas a agir de má fé no meio de tudo isto. Espero não ter razão.
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Junho 2021 Viseu (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Caso em Agosto e estamos neste momento a tentar marcar uma data para 2021 como plano b. A nossa quinta também nos está a pedir novo sinal e aumento das ementas.. Sendo que casamos este ano em Agosto (época alta), não entendo o porquê de nos aumentarem a ementa pois se alterararmos o casamento é mesmo porque não podemos casar este ano.
    O meu noivo é marinheiro e se não for este em Agosto deste ano só podemos mesmo no próximo.. Já explicános isto à quinta, vamos lá ver. Neste momento só queremos um plano B.. Nem entendo porque temos de dar novo sinal 😔
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2021 Aveiro (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mariana desculpa meter-me, mas lido com milhares de pessoas por ano e sei como funcionam as quintas...
    uma coisa é adiares para este ano, quase todas as quintas também dão possibilidade de alteração de reserva para este ano, para meses altos como por exemplo Setembro, aliás uma amiga minha adiou o casamento dela da semana que vem para Setembro e a Quinta não cobrou mais nada por pessoa
    Mas pensa comigo... à noivos que estão a exigir, não digo que é o caso, mas estão a EXIGIR, alterarem o casamento para o verão de 2021, sendo que já há noivos de 2021 com datas marcadas e os noivos que pretendem alterar estão a exigir que adiem os casamentos já marcados ... isso é que eu não acho normal.. volto a salientar que não digo que é o caso, mas estando as quintas a perderem milhares de euros este ano , e se estão a dar opção de casarem sem qualquer custo adicional ate Abril do ano que vem , eu não acho mal as quintas pedirem mais se as pessoas se querem casar no verão... Mas é a minha opinião , vale o que vale ... beijinho
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Master Agosto 2021 Coimbra (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana!
    Se não é indiscrição e visto também ser da zona de Coimbra qual é a quinta?
    Eu vou casar este ano, em agosto, e a quinta quando tudo isto começou enviou-nos um e-mail (noivos deste ano) que caso quiséssemos alterar a data o sinal já dado dava para outra data que quiséssemos escolher.Para mim, não faz qualquer sentido estarem a pedir mais dinheiro. E é certo que os preços podem mudar de ano para ano (para mais ou menos) mas não é regra. E estando o país na situação que está temos todos que ser flexíveis. Noivos e quintas! Mas enfim.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não acho nada disso normal... Principalmente pedirem-te um segundo sinal. Eu adiei para 26 de Setembro deste ano e nada se alterou. Tenho pena de dizer isto, mas infelizmente só temos noção do profissionalismo e carácter dos fornecedores quando acontece uma situação destas.
    Espero que corra pelo melhor. Beijinhos
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2021 Aveiro (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alo Joana
    Sinceramente eu concordo com a Quinta.
    Uma vez que alguns dos noivos não são nada flexíveis com o pessoal das quintas ... pelo que sei as quintas só aumentam se os noivos quiserem realizar o casamento no verão, se optarem por se casar em época baixa tenho a certeza que não irão aumentar. E daí falas com a tua quinta 😊 mas tens que perceber que todos os anos as tabelas são atualizadas e embora não tenham culpa a quinta também não pode perder ainda mais dinheiro Com casamentos de 2020 no verão... Ponderem em casar por exemplo em época mais baixa Se não for descrição, qual é a quinta? 😊Vai correr tudo bem Força e um beijinho
    • Responder
  • Elodie
    Noiva VIP Agosto 2021 Peniche
    Elodie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Joana, tenho muita pena que te encontres nessa situação, do que sei muitos restaurantes e quintas de ano para ano podem alterar os seus preçários sim, mas tendo em conta a situação atual que te leva a alterar a data eles podiam ter o bom senso e não o fazer nem a ti nem a noivas que estão na tua situação! é triste mas informa-te sobre isso.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração