Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Tânia
Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)

Reserva de lugares cerimónia civil – sim ou não?

Tânia, a 16 de Abril de 2019 às 13:06 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 26

Bom dia noivinhas,

A fazer mais uma das minhas pesquisas no pinterest, deparei-me com algumas fotos em que algumas pessoas marcaram os lugares para os convidados se sentarem durante a cerimónia civil.

Não sei se é muito usual, mas como é algo que me preocupa uma vez que a minha família irá chegar à quinta um pouco mais tarde que o resto dos convidados (como o casamento vai ser ao final da tarde, não marcamos ponto de encontro na casa dos nossos pais mas logo na quinta para não atrasar muito) tenho medo que as pessoas comecem a sentar-se e não reservem aquele cantinho lá à frente para a minha mãe e os meus irmãos bem como os devidos lugares à frente para a mãe e os irmãos do noivo…

…vocês também têm essa preocupação? Alguém que tenha decidido marcar os lugares do espaço de cerimónia? Como correu? Ou não me deverei preocupar com isso e deixar entregue ao bom senso de cada convidado?

Deixo-vos algumas imagens de seating plans que encontrei e que gostei… entretanto vi um que gostaria mesmo de fazer para o meu pai e para o irmão do noivo (que já faleceram) mas que também tenho receio que as pessoas ao verem a(s) cadeira(s) diferente(s) fiquem mais emocionadas pelo motivo errado...

Seating plan 1Reserva de lugares cerimónia civil – sim ou não? 1

Seating plan 2Reserva de lugares cerimónia civil – sim ou não? 2

Seating plan 3Reserva de lugares cerimónia civil – sim ou não? 3

Homenagem (pai)Reserva de lugares cerimónia civil – sim ou não? 4


26 respostas

Última atividade por Claudia, a 17 de Abril de 2020 às 17:59
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vou fazer. Vou deixar que as pessoas se sentem onde quiserem. Se bem que existem alguns protocolos que dizem que a família do noivo se senta do lado direito e as da noiva no lado esquerdo.
    • Responder
  • S+M
    Super Noiva Abril 2019 Lisboa (Concelho)
    S+M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós fizemos assim querida. (Não ligues à qualidade da imagem porque eu recortei de outra fotografia)
    Marcamos só as filas da frente e deixamos o resto dos convidados sentarem se à vontade. Quanto à memória daqueles que já não estão connosco pusemos na mesa da cerimónia pois as cadeiras já eram poucas para os convidados.

    Reserva de lugares cerimónia civil – sim ou não? 5

    Reserva de lugares cerimónia civil – sim ou não? 6
    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós também vamos ter "lugares reservados" porque muita vezes as pessoas não têm o bom senso de deixar os primeiros lugares livres. Gosto que faças a homenagem, ET muito bonito!
    Um beijinho 😘
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Confesso que não voltei a pensar nisso mas gostava de pedir à conservadora para no início da cerimónia pedir um minuto de silêncio em homenagem ao meu pai e ao irmão do noivo... quanto a velas, possivelmente também irei pedir para colocarem no altar... não é nada de mais, mas para nós terá muito significado.
    • Responder
  • Susana
    Noiva Curiosa Agosto 2019 Aveiro (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tânia! Vou responder só em relação a homenagem dos que já não estão entre nós.. também infelizmente não tenho o meu pai para me levar ao altar 😟 acho que li num comentário que não gostas, mas eu vou colocar uma medalha no meu ramo.. também vou tentar colocar uma ou duas velas na igreja. Também tinha pensado em fazer uma largada de balões no final da missa, mas ainda não sei... Beijinhos
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro, também penso o mesmo mas pelo sim pelo não acabei por fazer para as nossas mães e padrinhos de casamento.

    Os outros convidados podem sentar-se onde quiserem Smiley smile


    Quanto à homenagem, não pensamos muito sobre isso - é um assunto um bocado delicado onde não queremos que as pessoas se sintam tristes!

    Reserva de lugares cerimónia civil – sim ou não? 7



    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Outubro 2019 Penela
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou casar pela Igreja. Mas sendo na Igreja ou no Civil é uma cerimónia. Espero que haja o bom senso de deixarem os primeiros lugares para os familiares diretos dos noivos. Gostei da foto da homenagem.
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Após a reserva ainda não tive nenhuma reunião com a quinta (o que aumenta ainda mais a minha ansiedade) pelo que não sei como é que costumam fazer nessas situações.

    Sei que a minha tem serviço de protocolo incluído mas sinceramente não sei se fazem esse encaminhamento dos convidados e os alertam sobre a primeira fila ou não... pelo sim pelo não, irei fazer (também só são uns cinco ou seis) e depois logo se vê se eles metem ou não vale a pena.

    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois, estive a ver várias formas de homenagear aqueles que já partiram, e julgo que tanto uma cadeira vazia ou pedir à conservadora para fazer um minuto de silêncio no início iria ser demasiado emotivo para todos e queria mesmo evitar isso...pelo menos da minha parte, já me chega ficar assim sempre que penso que não vai ser o meu pai a levar-me ao altar! Smiley sad Será horrível se tanto eu como os convidados mais próximos desatarem numa choradeira nesse dia por esse motivo... já vi também medalhinhas para colocar no ramo e assim, mas sinceramente não gosto!!

    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E vai chegar ainda mais. E depois vês aqui coisas que vais perceber que era giro ter e vais ficar com mais coisas 😂
    Muita coisa da para sermos nós.
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada! Tenho andado a fazer vários layouts diferentes mas em princípio irei fazer apenas para a primeira fila. Não quero que os outros convidados se sintam constrangidos por ter marcado lugar para se sentarem até na cerimónia...

    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Imagino Smiley smile comecei a tratar de tudo para o casamento à relativamente pouco tempo e a cada dia que passa surge sempre mais alguma coisa que falta ou que gostaria de fazer e que estou a ver se compensa comprar ou se eu mesma consigo fazer...

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Tânia, eu faria como na primeira imagem Smiley kiss

    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós não vamos marcar na cerimónia.. Espero que haja bom-senso Smiley smile

    • Responder
  • Vera
    Noiva VIP Outubro 2020 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós também já pensamos nisso. Até porque o espaço aonde vamos casar tem poucos lugares sentados e, claro, queremos os familiares mais chegados nesses lugares e à frente. Não sabemos ainda se vamos só fazer um pequeno apontamento ou se vamos mesmo marcar o lugar com o nome da pessoa...mas sem dúvida os lugares vão ser reservados Smiley smile

    • Responder
  • Ana Silva
    Super Noiva Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! Já tinha pensado nisso, também vou casar pelo civil e quero deixar os lugares da frente para a família mais chegada e leitores. Na reunião que vou ter na quinta agora no domingo vou falar nisso. Posso pôr uma etiqueta ou então ter alguém que, no dia, vá recordando os convidados que têm de deixar a parte da frente livre.

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Outubro 2019 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu colocaria uma etiqueta como a primeira imagem a dizer reservado. Vou falar com o responsável da quinta sobre isso tbm.. 😉
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Manda a etiqueta que a primeira fila é para a família mais próxima. Mas pelo sim pelo não podes fazer um pequeno apontamento a dizer “Reservado”. Também pensamos em honrar os que partiram mas fá-lo-emos de uma forma mais discreta. Uma vela desenhada que só nós possamos ver, precisamente para não entristecer aqueles que perderam entes queridos mais recentemente. Bjs
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Agosto 2019 Vila Franca de Xira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda não me tinha ocorrido mas sem dúvida que vou fazê-lo 🤗
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É um pormenor muito bonito, para a família próxima acho muito giro
    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não tinha pensado ainda nisso.

    Mas a fila da frente acho por bem reservar Smiley winking As restantes não acho necessário.

    • Responder
  • E
    Super Noiva Outubro 2019 Leiria (Concelho)
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não vou marcar, só na fila da frente!

    Já que vou marcar no almoço, na cerimónia podem ficar mais à vontade!

    Mas fica muito giro!

    • Responder
  • Ana Serrao
    Noiva Master Dezembro 2019 Madeira
    Ana Serrao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tânia
    Eu vou reservar as filas da frente para os pais e padrinhos e filhos. O resto senta onde quiser 😊😉😘
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tânia, eu não vou marcar os lugares individualmente mas vou reservar os primeiros banco para os pais, padrinhos e leitores, uma vez que a nossa cerimónia é religiosa. Fora esses lugares cada um senta-se onde quer.
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Tânia, eu vou reservar as filas da frente porque há sempre quem sente sem lembrar nos pais e padrinhos. O resto senta onde quiser Smiley laugh

    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É um pormenor giro e se calhar para a família mais chegada seja engraçado Smiley smile

    Eu não vou fazer. É mais uma coisa para dar trabalho e já tenho que chegue.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração