COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

M
Noiva Ativa Agosto 2018 Setúbal (Concelho)

Registo civil - Mudança de apelido

Marta, a 5 de Abril de 2018 às 09:02 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 22
Guardado Guardar
Responder
Hello bridesss, estou com uma mega dúvida!!

Ja abrimos o processo civil e definimos as coisinhas todas, decidimos na altura que iríamos manter os apelidos de solteiro.

Entretanto surgiu-nos a questão... se quisermos adoptar o apelido um do outro, ainda o poderemos fazer?

A cerimónia só será em agosto e será apenas casamento civil... Têm alguma ideia sobre isto!? Já pesquisei mas nada é muito concreto...

Esta coisa do apelido também vos faz pensar assim tanto?
Beijinhos

22 respostas

• Tânia
    Super Noiva Abril 2018 Cascais
    Tânia ·
    • Denunciar
    Sim, fui hoje mesmo pedir essa informação à conservatória. E já após de estarmos casados, a senhora disse que podemos adoptar o nome um do outro ao longo da nossa vida de casados, quando nos apetecer. Ou seja, não há data limite...O contrário é que não pode ser. Daí termos mantido o nome de solteiro e ainda estamos a decidir qual o nome a adoptar e onde fica...se em último ou não. Beijinhos espero ter ajudado.
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    Sim podes a qualquer momento até ao dia mudar de ideias!!😍😍
    Não me causa dúvidas já! No dia da abertura do processo fiz-lhe a surpresa de dizer que queria, pois sempre disse que não! E ele fez a surpresa de também querer o meu antes do dele... Ficaremos ambos Saraiva Pinto. 😍😍😘😘
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2018 Sintra
    Filipa ·
    • Denunciar
    Aconteceu-me o mesmo e a conservatória de Sintra disse que podia pedir a alteração por mail 😊😊😊😊
    • Responder
  • Soraia
    Noiva Novata Setembro 2018 Alenquer
    Soraia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida! Se entretanto tiver alguma novidade também partilho aqui!
    Beijinhos grandes
    • Responder
  • M
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Querida Soraia!! Obrigada pela partilha!

Enviamos um e-mail para eles ha dois dias a colocar todas as questões e ainda não responderam.
    Mas quando fomos lá abrir o processo não nos deram a entender que confirmariam posteriormente. Aliás, foi como se ficasse tudo tratado naquele momento. (Daí a minha questão sobre alterar os apelidos)

Quando obtiver resposta da parte deles partilho!! Um grande beijinho
    • Responder
  • Soraia
    Noiva Novata Setembro 2018 Alenquer
    Soraia ·
    • Denunciar
    Olá Marta! Também vamos casar na Quinta da Bichinha, um mês depois de vocês. Por acaso, quando fomos abrir o processos colocamos essa questão, apesar de termos escolhido adotar os apelidos um do outro, e foi-nos dito que poderíamos alterar se mudássemos de ideias.

Tenho só uma questão que talvez me possas ajudar. Depois de abrirem o processo, a conservatória de Alenquer entrou em contacto convosco para confirmar o vosso casamento? É que pediram-nos os nossos e-mails mas até agora ninguém nos disse nada.

Boa continuação de preparativos!

Beijinhos
    • Responder
  • Filipa
    Filipa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Nos abrimos na conservatória de Sintra 😋
    • Responder
  • M
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Digo sim querida! Já enviei um e-mail mas hei de contactar...
    Vocês abriram processo onde? Nós abrimos o nosso em Alenquer.

Beijinhos Smiley smile
    • Responder
  • Filipa
    Filipa ·
    • Denunciar
    Quando souberes de alguma coisa diz porque eu estou na mesma situação 😋
    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    Ola, nos so dissemos que queríamos o apelido um do outro na igreja depois da cerimónia... só nessa altura é que preenchemos um papel com essas informações. Beijinhos
    • Responder
  • Ana Marta
    Noiva Experiente Agosto 2018 Alcoutim
    Ana Marta ·
    • Denunciar

Olá Marta..Nós também vamos casar pelo registo e queremos ficar com o nome um do outro e a mim disseram-me que pudiamos adoptar o nome..

• Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar

Olá querida Marta. Acredito que sim, ainda falta muito tempo mas vai lá o quanto antes Smiley smile Beijinhos

• Responder
  • Silvia
    Noiva Curiosa Maio 2018 Amadora
    Silvia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Sem duvida porque ai o conservador ja tera que levar os papeis preenchidos e tratados.. logo ja tera que decidir se quer ou nao o nome do noivo.... pois se fosse no registo e redigido na hora na quinta eles nao tem como !!!

• Responder
  • M
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    A nós deram-nos um para preenchermos mas com informações gerais (nome, contactos, profissão) e depois a senhora perguntou-nos aquelas questões base (se era em comunhão de bens, se tínhamos testemunhas e se adoptávamos apelidos)...
    Ficou marcado para que no dia a cerimónia se realizasse mas não sei se realmente a informação que demos é “definitiva” porque não assinamos nada... Talvez ligue mesmo para lá...

muito obrigada querida!
    • Responder
  • M
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Nos vamos casar numa quinta em Alenquer mas será a conservatória de lá a celebrar o casamento no dia...
    Talvez ligue para lá só para ficar mais tranquila.

muito obrigada!!!!!
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Sandra ·
    • Denunciar

Olá querida, nós quando abrimos o processo deram-nos um impresso que temos que preencher com os dados dos padrinhos e com a informação se queremos mudar os apelidos ou não e como ficarão os nossos nomes após o casamento. Temos que lhes enviar este impresso até 15 dias antes do casamento. Não sei se isto é igual em todas as conservatórias, se calhar o melhor é ligares à conservatória onde abriste o processo e perguntar

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados